62 anos depois de goleada histórica, Palmeiras volta a enfrentar o Fortaleza em jogos eliminatórios

62 anos depois de goleada histórica, Palmeiras volta a enfrentar o Fortaleza em um jogo eliminatório.
Reprodução A Gazeta Esportiva

No único confronto entre as equipes em um mata-mata, o Palmeiras venceu o placar agregado por 11 a 3 e se sagrou campeão

Na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, Palmeiras e Fortaleza começam a disputa por uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil. O confronto coloca frente a frente os dois técnicos com os trabalhos mais longevos no país: Abel Ferreira há 2 anos e meio à frente do Verdão e Juan Vojvoda, no comando do Fortaleza há 2 anos.

O jogo marca também o primeiro encontro entre as equipes em um duelo eliminatório após 62 anos. A primeira e única vez que os times se enfrentaram num confronto desse caráter foi em dezembro de 1960, na final da Taça Brasil, competição que reuniu 17 clubes que foram campeões estaduais no ano anterior. O Palmeiras ingressou no torneio após vencer o Supercampeonato Paulista de 1959 sobre o Santos.

No primeiro jogo da final, o Verdão visitou o Fortaleza com o estádio Presidente Vargas lotado. Apesar das adversidades, o time comandado por Oswaldo Brandão não se intimidou e venceu o adversário por 3 a 1, com dois gols de Romeiro e um de Humberto Tozzi.

Na volta, 40 mil palmeirenses foram ao Pacaembu e presenciaram a goleada histórica por 8 a 2 e a conquista do primeiro título Brasileiro do clube. Chinesinho e Cruz marcaram dois gols cada; Zequinha, Julinho, Romeiro e Humberto Tozzi completaram o placar. Charuto fez os gols do adversário. Até os dias atuais, esse é o maior placar de uma decisão de um campeonato nacional.

Desta vez, em 2023, o primeiro jogo será de mando do Palmeiras, no Allianz Parque, e a volta, agendada para o dia 31 de maio, será no Castelão.

Retrospecto entre Palmeiras x Fortaleza

Na história, independentemente da competição, Palmeiras e Fortaleza já enfrentaram 19 vezes e a vantagem é palmeirense: oito vitórias contra seis do adversário, além de cinco empates. Em relação à quantidade de gols anotados, o Verdão soma 41 contra 19.

No retrospecto mais recente, quando o Fortaleza voltou a jogar a Série A, os times jogaram oito partidas: quatro triunfos do Palmeiras, três do Fortaleza e um empate.

Deixe uma resposta