62 anos depois de goleada histórica, Palmeiras volta a enfrentar o Fortaleza em jogos eliminatórios

62 anos depois de goleada histórica, Palmeiras volta a enfrentar o Fortaleza em um jogo eliminatório.
Reprodução A Gazeta Esportiva

No único confronto entre as equipes em um mata-mata, o Palmeiras venceu o placar agregado por 11 a 3 e se sagrou campeão

Na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, Palmeiras e Fortaleza começam a disputa por uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil. O confronto coloca frente a frente os dois técnicos com os trabalhos mais longevos no país: Abel Ferreira há 2 anos e meio à frente do Verdão e Juan Vojvoda, no comando do Fortaleza há 2 anos.

O jogo marca também o primeiro encontro entre as equipes em um duelo eliminatório após 62 anos. A primeira e única vez que os times se enfrentaram num confronto desse caráter foi em dezembro de 1960, na final da Taça Brasil, competição que reuniu 17 clubes que foram campeões estaduais no ano anterior. O Palmeiras ingressou no torneio após vencer o Supercampeonato Paulista de 1959 sobre o Santos.

No primeiro jogo da final, o Verdão visitou o Fortaleza com o estádio Presidente Vargas lotado. Apesar das adversidades, o time comandado por Oswaldo Brandão não se intimidou e venceu o adversário por 3 a 1, com dois gols de Romeiro e um de Humberto Tozzi.

Na volta, 40 mil palmeirenses foram ao Pacaembu e presenciaram a goleada histórica por 8 a 2 e a conquista do primeiro título Brasileiro do clube. Chinesinho e Cruz marcaram dois gols cada; Zequinha, Julinho, Romeiro e Humberto Tozzi completaram o placar. Charuto fez os gols do adversário. Até os dias atuais, esse é o maior placar de uma decisão de um campeonato nacional.

Desta vez, em 2023, o primeiro jogo será de mando do Palmeiras, no Allianz Parque, e a volta, agendada para o dia 31 de maio, será no Castelão.

Retrospecto entre Palmeiras x Fortaleza

Na história, independentemente da competição, Palmeiras e Fortaleza já enfrentaram 19 vezes e a vantagem é palmeirense: oito vitórias contra seis do adversário, além de cinco empates. Em relação à quantidade de gols anotados, o Verdão soma 41 contra 19.

No retrospecto mais recente, quando o Fortaleza voltou a jogar a Série A, os times jogaram oito partidas: quatro triunfos do Palmeiras, três do Fortaleza e um empate.

Na História: Oswaldo Brandão é o personagem do dia 28 de dezembro

Na História: Oswaldo Brandão é o personagem do dia 28 de dezembro.
Reprodução

Com Oswaldo Brandão no comando, o Palmeiras conquistava seu 1º título nacional há 62 anos; há 75, o ex-técnico levantava seu primeiro troféu no comando do clube

A torcida palmeirense celebrou em 2022 o 11º título Brasileiro da História do clube após grande campanha de Abel Ferreira e seus comandados, que foram derrotados apenas três vezes durante toda a competição e dominaram as principais estatísticas. Para chegar ao 11º, no entanto, é preciso dar o pontapé inicial; e, nesta quarta-feira, comemora-se 62 anos da primeira conquista nacional do clube.

Em 28 de dezembro de 1960, o Palmeiras de Oswaldo Brandão recebeu o Fortaleza para o segundo jogo da final da Taça Brasil e não tomou conhecimento: aplicou um sonoro 8 a 2 visto por 40 mil espectadores, no Pacaembu. Até o momento, esse é o maior placar de uma decisão nacional da História do futebol brasileiro. Chinesinho e Cruz marcaram dois gols cada, enquanto Zequinha, Romeiro, Humberto Tozzi e Julinho Botelho também foram às redes.

O Verdão chegou à decisão após eliminar o Fluminense na semifinal. A Taça Brasil de 1960 reuniu 17 campeões estaduais do ano anterior.  O Palmeiras ingressou diretamente nas semifinais por conta do regulamento imposto pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF) à época, no qual ficou decidido que as Seleções Estaduais que chegaram à final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1959 dariam ao clube de seu estado o direito de entrar automaticamente nessa fase da competição – a Seleção Paulista foi a campeã.

Com o título, o clube também se classificou para a Copa Libertadores de 1961, torneio em que terminou como vice-campeão.

O primeiro de Oswaldo Brandão

Além dos 62 anos do primeiro troféu como campeão nacional, o Palmeiras também celebra nesta data, os 75 anos do primeiro título de Oswaldo Brandão como técnico do clube – segundo treinador mais vencedor da história do Verdão, com 7 conquistas, atrás apenas de Vanderlei Luxemburgo (8), e o que mais vezes dirigiu o Palmeiras, com 574 partidas.

A conquista foi o Paulista de 1947, sobre o Santos, a 13ª taça estadual do Verdão. A competição foi disputada em formato de pontos corridos, em turno e returno. Melhor equipe do torneio, o Palmeiras chegou para enfrentar o rival na penúltima rodada precisando de uma vitória simples para comemorar o título.

Mesmo jogando fora de casa, na Vila Belmiro, o Verdão venceu o adversário por 2 a 1, com gols de Turcão e Arthurzinho. Ao todo, a campanha palmeirense foi de 17 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Além das partidas disputadas no calendário, você pode conferir todos os jogos realizados pelo Palmeiras nesses gloriosos 108 anos de história, seja através da linha do tempo ou detalhando ainda mais pelos filtros do almanaque de jogos. O Almanaque do Verdazzo é o maior banco de dados do mundo sobre um time de futebol específico e o tira-teima definitivo para qualquer discussão em redes sociais ou mesa de bar. Acesse e aproveite!