Após goleada, Abel Ferreira rasga elogios ao elenco palmeirense

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela trigésima primeira rodada do Brasileirão 2021, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Com 100 jogos completados, Abel Ferreira falou sobre a importância dos processos no futebol

O Palmeiras venceu a sexta partida consecutiva dentro do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira, ao fazer 4 a 0 no Atlético-GO, no Allianz Parque. Raphael Veiga e Rony foram às redes no primeiro tempo; Gustavo Scarpa e Breno Lopes completaram o resultado no segundo.

Após a boa exibição palmeirense, o técnico Abel Ferreira – que junto de seus auxiliares completou 100 jogos no Palmeiras – elogiou diversos aspectos de jogo apresentados por seus jogadores na tradicional entrevista coletiva.

“Os jogadores estão comprometidos a darem o melhor a cada jogo, se desafiarem. A nossa grande diferença é a mentalidade esportiva, e isso se reflete dentro de campo. Levamos um gol contra o Grêmio, mas mantivemos o foco nas tarefas, impusemos nosso jogo. A gente está sendo disciplinado com ou sem bola. Entramos hoje muito focados, intensos, mesmo tendo dias a menos de recuperação do que o Atlético”, iniciou.

“O futebol é tempo e espaço. Eles cada vez mais entendem o jogo coletivo e o [jogo] sem bola. Isso me enche de orgulho. O coletivo é algo em que eu acredito, não só para o futebol, mas também na vida. No futebol, todos nós dependemos um dos outros, todos somos um. É isso que se vê dentro de campo”, acrescentou.

Mas apesar da sequência vitoriosa, o treinador voltou a frear a empolgação e repetiu o lema de continuar pensando “jogo a jogo”.

“O que foi visto em campo [hoje] é fruto de um trabalho de um ano. Mas a gente sabe que as coisas no futebol mudam muito rápido, hoje somos os melhores e amanhã [podemos ser] os piores. Vamos manter o foco, o pé no acelerador, o jogo a jogo, porque é assim que a gente se prepara para os jogos que vem”, declarou.

Abel Ferreira fala dos processos dentro do futebol

A série de vitórias seguidas do Palmeiras (contra Internacional, Sport, Ceará, Grêmio, Santos e Atlético-GO), ocorreu após a equipe atravessar um período complicado dentro do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, Abel Ferreira continuou trabalhando em cima de suas ideias, acreditando nos processos.

“Um processo dentro do futebol é o mesmo de ensinar uma criança a ler, são várias etapas e depois a repetição. Nas semanas livres que tivemos para trabalhar e fomos altamente criticados [por não apresentar bom desempenho], eu não espero que algo trabalhado hoje dê fruto no dia seguinte. É um trabalho contínuo, leva tempo. Vamos ganhar, perder, mas isso é do jogo. Temos o nosso valor, não somos o que os outros dizem de nós. Isso que faz a diferença”, finalizou.

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo para encarar o Fluminense, pela 32ª rodada do Brasileirão, no estádio do Maracanã.