4
X
0

O Palmeiras foi quase perfeito. Com exceção do primeiro lance, em que Zé Roberto quase abriu o placar para os visitantes, o Palmeiras mostrou um equilíbrio notável entre defesa e ataque e simplesmente não deu chances ao Atlético-GO.

As saídas rápidas continuam existindo, mas o time está cada vez mais sólido também no jogo posicional.

As recomposições defensivas estão acontecendo de forma natural, porque as peças que sobem para o apoio o fazem de forma bastante organizada e nenhum setor fica descoberto. Depois de um ano treinando sob a mesma orientação, o time está maduro.

O que parecia ser o maior problema parece que vai se resolvendo: pelo segundo jogo consecutivo, Rony encaixou uma ótima performance, correndo certo – e partindo do lugar certo, sem ficar impedido. O camisa 7, o mais avançado entre todos, agora joga para puxar zagueiros e abrir espaços – ou para servir de opção para o facão.

Com este achado, fica muito difícil para a qualquer zaga escolher entre deixá-lo livre ou acompanhá-lo. Só resta recuar mais um jogador, o que dá mais espaço para que o Palmeiras jogue com um atacante a mais. É quase um xeque-mate.

E foi assim que os avantes do Verdão – os quatro em fases técnicas exuberantes – engoliram o time goiano. Dois gols em cada tempo, sendo que na metade final o time nem forçou.

Dudu e Scarpa trocaram de lado mesmo sem precisar – e a coisa continuou funcionando muito bem. O que significa que caso qualquer marcação adversária encaixe no individual, basta uma inversão já bem treinada para bagunçar tudo de novo.

Abel vai alcançando um nível de jogo à frente do time que vimos poucas vezes na história recente. E num momento essencial, a poucos dias da final que vai decidir o novo tricampeão da América.

Se vamos ganhar, não dá para dizer. Mas que vamos fazer bonito, isso vamos.

VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Atlético-GO

Fernando Miguel
Dudu
Arnaldo
Wanderson
Éder
Igor Cairús
Willian Maranhão
Marlon Freitas
Gabriel Baralhas
Janderson
João Paulo
Oliveira
Zé Roberto
Brian Montenegro
Ronald
Toró
Eduardo Souza
TÉCNICO


Primeiro tempo

4'
Atlético-GO

Em contra-ataque rápido iniciado em pivô de Zé Roberto, Ronald recebeu passe preciso de João Paulo nas costas de Marcos Rocha, saiu na frente de Weverton e tocou rasteiro – a bola saiu à direita do gol.

8'
Palmeiras

Após roubada de bola no campo de ataque, Gustavo Scarpa acionou Dudu, que recebeu por dentro e bateu de frente para Fernando Miguel, que defendeu firme.

9'
Palmeiras

Em mais uma bola roubada, desta vez por Danilo, Rony acionou novamente Dudu, que de novo fechou por dentro, invadiu a área e tentou acertar o canto esquerdo, mas mandou a bola um palmo para fora do gol.

14'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Weverton saiu rápido com as mãos e serviu Gustavo Scarpa pela direita; Rony puxou a marcação até a chegada de Raphael Veiga por dentro; Scarpa serviu e Veiga guardou no canto esquerdo. Gol desenhado.

16'
Atlético-GO

Dudu desceu pela direita e cruzou pra a testada firme de Zé Roberto, por cima do gol.

21'
Palmeiras

Dudu partiu para cima de seu xará, mas foi desarmado parcialmente; Zé Rafael pegou a sobra e bateu para o gol da meia esquerda; a bola desviou em Wanderson e saiu a escanteio.

22'
Palmeiras

Após a cobrança de escanteio, a defesa do Atlético tentou sair jogando mas Victor Luis fez o desarme, enquadrou o corpo e soltou a bomba – a bola saiu assobiando perto do ângulo esquerdo de Fernando Miguel.

23'
Palmeiras

Papéis invertidos: Rony lançou Scarpa em velocidade; o meia ganhou da defesa mas perdeu a passada e bateu desequilibrado na saída de Fernando Miguel, que conseguiu evitar o gol.

30'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Gustavo Scarpa cavou falta na direita e bateu no primeiro pau; Rony desviou de casquinha e guardou no canto esquerdo de Fernando Miguel.

32'
Atlético-GO

Zé Roberto recebeu na frente da área, girou o corpo e bateu – mandou a bola nas arquibancadas do Gol Sul.

Dudu trocou de lado com Gustavo Scarpa.

36'
Atlético-GO

Janderson insistiu na jogada pela direita e tentou cruzar; a bola saiu muito fechada e cairia dentro do gol, mas Weverton, esperto, deu um tapinha na bola e cedeu escanteio.

37'
Palmeiras

Gustavo Scarpa tabelou com Zé Rafael na meia direita e arriscou, mas mandou a bola por cima do gol.

42'
Palmeiras

Em jogada rápida, Gustavo Scarpa dominou pela esquerda, enxergou a infiltração em velocidade de Dudu, como um centroavante, e cruzou; Dudu conseguiu a testada forte mas não deu direção e a bola saiu à direita do gol.

47'

Anderson Daronco encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações para o segundo tempo.

Mesmo com total controle do jogo, o Palmeiras não conseguiu criar chances agudas de gol nos primeiros minutos do segundo tempo.

18'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Marcos Rocha foi o fundo e cruzou; Marlon Freitas fechou na marcação de Dudu e resvalou o braço na bola. Daronco foi para o VAR e assinalou o pênalti. Gustavo Scarpa foi para a cobrança e mandou no canto esquerdo, deslocando o goleiro.

19'

Gustavo Scarpa saiu para a entrada de Breno Lopes. Raphael Veiga saiu para a entrada de Patrick de Paula.

24'

Luiz Adriano e Mayke entram nos lugares de Rony e Marcos Rocha.

32'

Luan deu lugar a Renan.

45'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Dudu fez a jogada pela direita após passe de Patrick e rolou para Breno Lopes, o rei dos acréscimos, fazer o quarto gol do Palmeiras.

48'

Sem causar problemas, Daronco encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Teve seus méritos ao fechar o ângulo na primeira finalização do adversário. Foi fundamental na construção do placar ao iniciar brilhantemente a jogada do primeiro gol.
7
Marcos Rocha
Sem brilhar, discreto, fez bem seu papel.
6.5
Mayke
Entrou para desenferrujar e para colocar dúvidas na cabeça do professor Renight.
s/n
Kuscevic
O nome é Benjamin, mas pode chamar de Gustavo, se quiser.
7.5
Luan
Cada vez mais xerife, envergou com dignidade a faixa de capitão.
7
Renan
Vinha perdendo espaço, sua entrada foi importante para manter o foco.
s/n
Victor Luis
Mesmo sendo a terceira opção, entrou bem, parecia até ter ritmo - e quase guardou um golaço.
7
Danilo
Mais um jogo muito consistente, dando ao setor uma variedade de opções que qualquer técnico gostaria de ter.
7
Zé Rafael
O Trem está cada vez mais absoluto. Jogador completo.
7
Gustavo Scarpa
O tamanho de sua atuação se mede pelo presente recebido: um pênalti pra bater.
8.5
Patrick de Paula
Jogou pouco tempo mas foi o suficiente para iniciar a jogada de um gol.
6.5
Raphael Veiga
Poderia brigar mais de perto pela artilharia do campeonato, mas abriu mão para dividir as glórias com Scarpa. Além de jogar muito, é um autêntico líder.
8
Breno Lopes
Você quis dizer "acréscimos"?
7
Dudu
Muito bom esse menino. Agora, com 22 anos, jogando desse jeito, imaginem quando tiver 30... Não... pera...
8
Rony
Achou o jeito de se posicionar e de correr. E nem ficou impedido. Na hora certa!
8.5
Luiz Adriano
Deu tempo de tirar umas bolas de cabeça lá atrás.
s/n
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Está em estado de graça. Que mantenha por mais pelo menos três semanas.
8.5




5 comentários em “10-11-2021 – Palmeiras 4×0 Atlético-GO – Campeonato Brasileiro 2021

  1. A maturidade tática, física, técnica e mental que esse time está alcançando é algo raro de se ver no futebol brasileiro. Temos variações, temos jogadores que executam o que se pede à risca, temos um treinador que exerce sua liderança de forma extremamente inteligente. Os caras correm certo, assim o físico vai se preservando também. Sem contar a frieza da cabeça que sabe exatamente quando e como fazer. Vida longa ao Abel!

  2. Em todas as 6 últimas edições do BR, nós fomos a única torcida que pôde chegar nas últimas rodadas ainda sonhando com o título. Esse é o lugar da SEP, sempre entre os primeiros!

  3. Se vencermos e o patético perder eu já começo a empolgar. Lembrando que temos um confronto direto ainda.

  4. é lamentável a postura da diretoria, mais uma vez praticando preços insustentáveis e incompatíveis com a realidade do país (90 reais o ingresso mais barato). Continuam usando a desculpa do desconto do Avanti, só que a base de sócios hoje é 1/3 do que já foi. Hoje era jogo para estádio lotado, com a torcida abraçando o time. Mas teremos muito menos de 30 mil pessoas, devido ao descolamento da realidade do Sr. Galliote

Deixe uma resposta