Botecagem: em que lugar ficaria o Palmeiras se disputasse uma grande liga europeia?

Botecagem

Uma das perguntas mais frequentes na botecagem futebolística refere-se a um exercício de deslocamento geográfico: e se um time brasileiro disputasse determinada liga europeia, em que parte da tabela ficaria?

Ou, invertendo a lógica: e se determinado time estrangeiro disputasse o Brasileirão, ganharia fácil?

O prestigiado site FiveThirtyEight, que entre outras especialidades trata de estatísticas de vários esportes, mantém um ranking de forças dos clubes de futebol com 643 clubes das principais ligas ao redor do mundo. Como qualquer ranking, tem critérios que podem ser contestados. Mas que o modelo estatístico é sério, não há dúvidas.

E através desse ranking é possível alimentar o imaginário com “respostas” para as perguntas acima. O resultado parece razoável. Ou, no mínimo, dá o chamado pano pra manga.

Segundo o ranking, o Palmeiras encerrou a temporada como o clube sul-americano mais forte, ficando em 44° na colocação geral.

À frente do Palmeiras, ficaram dez clubes da Premier League inglesa – o que, neste exercício, nos permite inferir que o Verdão, se disputasse o campeonato inglês, ficaria em décimo-primeiro lugar, de acordo com a força calculada pelo modelo.

Seguindo o mesmo raciocínio, o Palmeiras ficaria em oitavo lugar no Espanholão; sétimo lugar no Italianão e no Alemãozão; sexto lugar no Francesão; quarto lugar no Holandesão e no Portuguesão; e seria vice-campeão no Austriacão e no Russão.

Além destas nove ligas, segundo o exercício, o Palmeiras seria o time mais forte e com mais chances de ser campeão na Argentina, Turquia, Bélgica, Escócia, México, Ucrânia, Grécia, Polônia, Noruega e em qualquer outra liga do mundo.

Outros times brasileiros que apareceram no top 100 foram o Flamengo (62°), o Atlético-MG (64°), o Fluminense (77°), o Internacional (88°) e o SPFC (93°).

O River Plate é o primeiro time sul-americano não-brasileiro a figurar na lista, em 138° lugar. O SCCP está num honroso 134° lugar, entre o América-MG (133°) e o Fortaleza (135°).

A botecagem é um jeito maravilhoso de curtir o futebol. Ainda mais quando seu time está por cima!

O que achou? Espalhe o ranking completo por aí e cornetem (ou elogiem) os critérios, explicados com detalhes nesta página (em inglês).


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui.

2 comentários em “Botecagem: em que lugar ficaria o Palmeiras se disputasse uma grande liga europeia?

  1. Não só arbitragem melhor mas também um calendário mais descente. Imaginem esse time jogando apenas nos finais de semana, com tempo pra treinar durante toda a temporada! Um outro detalhe seriam os gramados, longe ser serem os pastos que estamos acostumados aqui.

  2. Estaria liderando TODAS. Simples, assim. Jogando com a arbitragem europeia? Liderava todas.

Deixe uma resposta