Brasileirão 2023: planejamento de pontos

Calculadora - planejamento de pontos

Pelo oitavo ano, o Verdazzo lança o planejamento de pontos para o Brasileirão. Este tradicional exercício visa estabelecer uma linha-mestra na marcha de conquista de pontos, para que se atinja alguma margem de segurança na pontuação final.

A dinâmica é simples: estabelecemos um alvo, de acordo com a força mostrada pela concorrência, e imaginamos quantos pontos serão necessários fazer em cada jogo para atingir essa meta. A cada rodada, temos uma pontuação de referência. Obviamente não acertaremos todos os resultados, mas o importante é que a pontuação real fique acima – ou, pelo menos, próxima da sugerida.

Para facilitar o acompanhamento durante a competição, dividimos, como sempre, a tabela em “quartis”, com pontos de checagem e reajustes nas rodadas 10, 19 e 29.

Desde 2006, quando o campeonato de pontos corridos no Brasil passou a ter 20 clubes, o vice-campeão com mais pontos chegou a 74. Para este ano, o sarrafo parece ter baixado um pouco em relação aos anteriores, quando clubes como Flamengo e Atlético demonstravam potencial realmente desafiador. Em 2023, uma pontuação em torno de 76 parece suficiente, com alguma margem, para se chegar ao título: 22 vitórias, 10 empates e 6 derrotas.

Primeiro quartil

Não haverá semana livre até a rodada 10, a não ser que o Palmeiras seja surpreendido pelo Tombense e não avance na Copa do Brasil. Assim, haverá muitos jogos em que Abel precisará recorrer aos reservas e os tropeços podem ser comuns.

A largada precisa ser intensa, com cinco vitórias (quatro em casa, contra Cuiabá, SCCP, Grêmio e Bragantino, e uma fora, contra o Vasco) e dois empates (em Goiânia e na Vila Belmiro), sempre considerando os prováveis desfalques em jogos em que o elenco deve ser poupado.

A primeira derrota poderá vir no Mineirão, na rodada 8, lembrando que o Galo vive o mesmo drama de calendário que o Palmeiras e que também pode escalar reservas nessa partida.

Em meio à definição da classificação para o mata-mata da Libertadores virão as duas partidas finais do quartil, quando o Palmeiras precisará buscar pelo menos 4 pontos contra Coritiba (C) e SPFC (fora), para finalizar o trecho da tabela com 21 pontos.

Segundo quartil

O período começa após a primeira folga de dez dias na tabela e vitórias contra Bahia (C) e Botafogo (F) são fundamentais. Cinco semanas intensas de chavinha sendo virada a todo momento virão na sequência; e oito pontos são necessários nesses 15 possíveis: Athletico (F), Flamengo (C), Inter (F), Fortaleza (C) e América (F).

Os jogos em Curitiba e Porto Alegre são os mais complicados – no Beira-Rio, além de tudo, existe uma maldição. Fortaleza e América estão crescendo bastante no cenário nacional e deixaram de ser “seis pontos garantidos”. É um trecho bem difícil da tabela.

O primeiro turno se encerra com mais dois jogos: Fluminense, no Maracanã, e Cruzeiro, em casa. No Rio, deve vir a terceira derrota da campanha – mais uma vez lembrando que trata-se de um rival que também deve estar sofrendo com o calendário e que podemos surpreender.

Se o Palmeiras conseguir acompanhar a marcha de pontos até o fim da rodada 19, terminará o primeiro turno com 38 pontos – exatamente a metade da meta estabelecida.

Terceiro quartil

Caso o Palmeiras siga avançando nas Copas, o calendário seguirá muito apertado. Mas haverá duas pausas de dez dias, importantíssimas para que o elenco possa recarregar as baterias. Assim, é possível exigir mais desempenho nas rodadas do Brasileirão para atingir os 76 pontos.

Ainda assim, temos que projetar o time poupado em duas partidas difíceis, na Arena do Grêmio e em Itaquera. Com a Libertadores e a Copa do Brasil no funil, será natural deixar o Brasileirão em segundo plano e podemos esperar apenas 18 pontos em 30 possíveis.

Uma campanha com 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas neste trecho ainda nos manterá na briga pelo campeonato. As partidas com maior chance de vitória são contra Cuiabá (F), Vasco (C), Goiás (C), Coritiba (F) e SPFC (C).

A meta será chegar ao fim da rodada 29 com 56 pontos. Não será nada fácil.

Quarto quartil

Na semana final de outubro, a Copa do Brasil já terá terminado e só teremos a final da Libertadores pela frente, se tudo der certo. Mas sabemos o quanto uma final de Libertadores tira o foco de um time, quanto mais ela se aproxima.

Se o Palmeiras chegar à final, a ser disputada no Maracanã, os quatro primeiros jogos deste último quartil serão muito complicados. Será necessário buscar ao menos 7 pontos em 12 possíveis nos jogos contra Bahia (C), Botafogo (F), Athletico (C) e Flamengo (F), antes de ter dez dias para focar exclusivamente na disputa do tetra da Libertadores.

Passada a final (e se tudo der certo, as comemorações), teremos um confronto em casa contra um possível concorrente pelo Brasileirão: Internacional. Será necessário um esforço descomunal para vencer a partida, que será uma das chaves da conquista.

O time terá então mais dez dias livres até o sprint final: partidas contra Fortaleza (F), América (C) e Fluminense (C). Esta partida, contra mais um concorrente direto, pode selar o título. Caso ainda seja necessário, teremos ainda uma partida contra o Cruzeiro para nos dar os pontos finais para chegar aos 76 – e, quem sabe, os mandar de volta à Série B.

Conclusão

A projeção inicial, claro, tem muitos condicionais. Torcemos, mas não sabemos o quanto avançaremos nas Copas. Eliminações precoces serão muito frustrantes, mas terão a compensação de facilitar bastante a trajetória no Brasileirão.

É por isso que, ao fim de cada quartil, refazemos a projeção, com os devidos ajustes, que levarão em conta os resultados do Palmeiras e também os dos concorrentes – a régua dos 76 pontos, caso tenhamos algum time com uma campanha destacada, pode ter que subir.

Temos um elenco apertado, mas muito versátil e competente; uma comissão técnica viciada em vencer e instalações que não devem à de nenhum clube no planeta. O Palmeiras, maior campeão nacional, inicia mais um Brasileirão na condição de protagonista. Se vai vencer, não sabemos. Mas acompanhar a disputa com esta projeção “na mão” é sempre divertido. Salve nos seus favoritos e consulte a cada rodada. VAMOS PALMEIRAS!


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui.

3 comentários em “Brasileirão 2023: planejamento de pontos

Deixe uma resposta