Gramado sintético do Allianz Parque é aprovado por mais um ano pela Fifa

Gramado sintético do Allianz Parque é aprovado por mais um ano pela Fifa.
Reprodução

Implementação do gramado sintético no Allianz Parque ocorreu há dois anos

Na última quarta-feira, o gramado sintético do Allianz Parque foi inspecionado por um laboratório credenciado pela Fifa e foi aprovado após os testes realizados. Com isso, a grama artificial do estádio palmeirense está liberada para uso na temporada 2022.

A Fifa realiza a vistoria anualmente e o objetivo desta inspeção é avaliar a qualidade dos materiais utilizados. O Palmeiras precisa dessa aprovação para disputar em sua arena as competições organizadas pela CBF e Conmebol.

“Pelo terceiro ano consecutivo, a gente consegue a certificação da Fifa. Isso significa que a manutenção está sendo bem feita, que o sistema desenvolvido está sendo aceito. E a aceitação dos jogadores está sendo bacana também”, disse Alessandro Oliveira, CEO da Soccer Grass, empresa responsável pela instalação do gramado sintético, ao site Globoesporte.com.

A implementação da grama artificial facilitou a manutenção do estádio e fez também com que o Palmeiras não precisasse atuar fora de seus domínios em jogos importantes por qualquer questão relacionada ao campo, seja por algum evento ou pelo mau estado do local de jogo.

Gramado sintético do Allianz Parque completou 2 anos; veja números

Neste mês, completou-se dois anos da estreia do gramado sintético no Allianz Parque. A partida inaugural foi entre Palmeiras e Mirassol, pelo Campeonato Paulista de 2020, que terminou com a vitória palmeirense por 3 a 1 – gols de Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Luiz Adriano.

A partir desse jogo, o Verdão disputou 70 partidas e obteve 41 vitórias, 16 empates e 13 derrotas (aproveitamento de 66,2% dos pontos), marcando 134 gols e sofrendo 60 – números relacionados ao time principal. No novo gramado, o clube construiu as campanhas dos títulos das duas Libertadores e levantou o troféu da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. Em apenas 13 dessas partidas, no entanto, o estádio recebeu público, devido à pandemia da Covid-19.

Na próxima quarta-feira, o Palmeiras recebe o Athletico-PR pela Recopa Sul-Americana e tem a chance de conquistar mais um título no estádio.

Confira os números do Palmeiras jogando no gramado artificial o Allianz Parque, por temporada:

  • 2020: 35 jogos; 21 vitórias, 11 empates e 3 derrotas – 70 gols marcados e 23 sofridos
  • 2021: 32 jogos; 17 vitórias, 5 empates e 10 derrotas – 59 gols marcados e 37 sofridos
  • 2022: 3 jogos; 3 vitórias – 5 gols marcados e nenhum sofrido