Copa do Brasil 2020
A Copa do Brasil de 2020 foi disputada entre fevereiro de 2020 e março de 2021 por 91 clubes. Onze clubes foram classificados diretamente para as oitavas-de-final. Foram eles o Athletico-PR (campeão anterior), Flamengo (campeão da Libertadores), Fortaleza e Cuiabá (campeões regionais), Santos, Palmeiras, Grêmio, SPFC, Inter e SCCP (melhores colocados no Brasileirão) e Red Bull Bragantino (campeão da Série B).
Os outros 80 clubes disputaram as cinco vagas restantes na chave final num mata-mata de quatro fases. A competição foi interrompida no mês de março de 2020, quando a Terceira Fase estava em disputa, devido à pandemia da Covid-19. Os jogos foram retomados em agosto, sem a presença de público. Ao final da quarta fase, juntaram-se aos pré-classificados América-MG, Ceará, Botafogo, Juventude e Atlético-GO.
A chave final foi sorteada e o primeiro adversário do Palmeiras foi o Bragantino, já no final de outubro. Vanderlei Luxemburgo tinha acabado de deixar o clube e o auxiliar Andrey Lopes comandou o time na partida de ida, em Bragança - vitória por 3 a 1. Na sequência, Abel Ferreira começou a dar seus primeiros passos como treinador palmeirense e sua estreia foi justamente no jogo de volta, no Allianz Parque - nova vitória, por contagem mínima.
Após novo sorteio, foi definido que o adversário nas quartas-de-final seria o Ceará, que havia eliminado o Santos. Numa belíssima exibição, o Palmeiras venceu o jogo de ida no Allianz Parque por 3 a 0 - o fato marcante do encontro foi o primeiro atrito entre a arbitragem brasileira com Abel Ferreira: em seu terceiro jogo como técnico do Palmeiras, conheceu sua primeira expulsão. O árbitro Bráulio Machado mentiu na súmula, descrevendo palavras que Abel jamais disse. Na volta, em Fortaleza, o Palmeiras chegou a abrir 2 a 0, mas relaxou e permitiu ao time da casa empatar o jogo, se despedindo de forma digna da competição.
As semifinais foram jogadas contra o América-MG, que havia surpreendido o Inter na fase anterior. E a dois dias do Natal, o time comandado por Lisca ameaçou repetir a dose em cima do Verdão, ao abrir o placar no Allianz Parque com Ademir. O Palmeiras chegou ao empate numa jogada de lateral que Gustavo Gómez cabeceou para o gol e poderia até ter virado o jogo, mas desperdiçou muitas chances de gol, deixando a decisão para Belo Horizonte.
Na semana seguinte, em clima de réveillon, o Palmeiras se impôs sobre os mineiros. Em grande partida de Luan, o Verdão se manteve firme na defesa, resistindo aos ataques do time da casa, e partiu para a definição do jogo nos 30 minutos finais, com gols de Luiz Adriano e Rony.
O Palmeiras rompeu em 2021 respirando a Libertadores, e após passar pelo River nas semifinais e pelo Santos na grande final, o time ainda viajou ao Oriente Médio para disputar o Mundial, em fevereiro. Sem tempo de tirar férias por causa do calendário estrangulado, o time ainda concluiu a tabela do Brasileirão de 2020 para, finalmente, disputar as finais da Copa do Brasil contra o Grêmio.
O jogo de ida foi disputado no dia 28 de fevereiro em Porto Alegre. O Palmeiras jogava melhor e abriu o placar com Gustavo Gómez, após escanteio cobrado por Raphael Veiga. E o time da casa não incomodava até o meio do segundo tempo, quando Luan acabou expulso numa jogada mal calculada em que abriu demais o braço e acertou o rosto de Diego Souza. O Grêmio se encheu de brios e fez uma grande pressão - mas deordenada, insuficiente para empatar o jogo. A vantagem para a finalíssima era muito boa.
Insensível, a FPF marcou a estreia do Campeonato Paulista de 2021 para o meio da semana, entre as duas finais da Copa do Brasil. E foi após arrancar um empate em Itaquera com meio time sub-20 que o Palmeiras voltou a campo no Allianz Parque, ainda sem público, pelo quarto troféu da Copa do Brasil.
Abel Ferreira deu um banho em Renato Portaluppi. Fechando todas as portas para o time gaúcho, o Verdão dominou quase toda a partida final, depois de uma pequena pressão inicial dos visitantes. Em grande exibição de Wesley, inspiradíssimo, e comum belo gol de Gabriel Menino para fechar a trajetória, o Palmeiras venceu por 2 a 0 e chegou ao quarto título da Copa do Brasil de forma invicta.