Campeonato Paulista 2020

Campeonato Paulista 2020

O Campeonato Paulista de 2020 foi disputado por 16 clubes entre janeiro e agosto. Prevista para terminar no início de abril, a disputa sofreu uma brusca interrupção por conta da pandemia da Covid-19, sendo paralisada após a décima rodada, na segunda semana de março.

Os clubes foram divididos em quatro grupos de quatro, enfrentando apena clubes de outro grupo em turno único. Após doze rodadas, os dois primeiros de cada grupo foram emparelhados para a disputa das quartas-de-final.

Palmeiras 2x0 Santo André
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

O Palmeiras fez uma campanha razoável na primeira fase, ultrapassando o Santo André na última rodada, já em julho, após a parada para a quarentena. No confronto contra o time do ABC, sofreu, mas avançou vencendo por 2 a 0, com os dois gols perto do fim do jogo.

Na semifinal, o time cruzou com a Ponte Preta, e fez um jogo muito bom, animando a torcida para as finais. O adversário foi novamente o SCCP, que estava virtualmente eliminado do mata-mata, mas foi favorecido por uma incrível combinação de resultados, se classificou e chegou à final.

A primeira partida foi muito amarrada e os dois times pouco fizeram - Weverton acabou salvando o Palmeiras em dois lances, mas não houve superioridade flagrante de nenhum lado. O empate sem gols foi justo.

A segunda partida foi igualmente tensa, com os dois times se alternando no domínio das ações. Luiz Adriano abriu o placar para o Verdão no início do segundo tempo e o adversário não conseguia sequer chegar perto de nossa área.

Tudo se encaminhava para uma conquista tranquila, mas aos 50 minutos, no último lance do jogo, Jô foi derrubado por Gómez na área. O juiz marcou pênalti e Jô empatou, levando a decisão novamente para as cobranças de tiros livres.

Brilhou a estrela de Weverton, que defendeu duas cobranças dos adversários. Coube a Patrick de Paula, 20 anos, converter o pênalti decisivo - ele chapou no ângulo esquerdo de Cássio e o Verdão comemorou seu 23° título estadual.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores