2
X
1

26/03/2022 - 18:30

Foi provavelmente o melhor jogo do campeonato. Palmeiras e Red Bull Bragantino  disputaram a vaga na final do campeonato estadual com jeito de Libertadores – não à toa, os dois times jogarão a competição continental.

Com propostas táticas bem definidas, marcações bem encaixadas e nervos sob controle, os oponentes proporcionaram um belíssimo espetáculo de futebol. Melhor para o Palmeiras, que aproveitou melhor as chances que criou, em maior número, graças à qualidade técnica superior de seus atletas.

Foram quatro gols – mas apenas dois valeram, já que Dudu e Gustavo Gómez estavam um pouquinho avançados em mais duas jogadas de gol anuladas pela arbitragem. Empurrado pela torcida, o Verdão conseguiu explorar o corredor direito com um Dudu vivendo seu melhor momento da carreira.

O camisa 7 maltratou a Cria Luan Cândido com jogadas que combinavam habilidade, velocidade e inteligência. E as jogadas rápidas aconteciam com Dudu correndo com a bola, mas também com toques geniais, como o da jogada que originou o segundo gol, marcado por Rony.

O gol de Murilo, que abriu a porteira, saiu em mais uma jogada ensaiada – tanto na construção como no fechamento: Scarpa bateu o escanteio recuando para Marcos Rocha, que devolveu para o camisa 14, que assim ganhou ângulo para o cruzamento de pé trocado; o centro foi milimétrico no segundo pau, onde estava Gustavo Gómez, pronto para jogar para o miolo, onde Murilo estava esperando para finalizar. Uma máquina.

Mas foi também numa bola parada que o Bragantino chegou ao empate, pouco depois do Palmeiras ter o segundo gol anulado: numa bola viva, Léo Realpe aproveitou bem e testou no ângulo de Lomba. Como já ensinou Abel, “é um jogo”, não é ciência exata. Mesmo jogando melhor, o Palmeiras deixou de ter o placar e voltou a ter que remar, num momento em que o emocional poderia pesar contra.

Só que a confiança do Palmeiras é tamanha que as coisas voltam a acontecer de forma quase natural. Dudu aparou com o peito um lançamento longo de Murilo, em cima da risca lateral, abrindo completamente a defesa do Bragantino, e deu o tapa para Veiga, que foi ao fundo e rolou para Rony, que finalmente acertou e fez seu terceiro gol nos últimos cinco jogos.

E a vantagem do Verdão poderia ter sido maior no intervalo se Gustavo Gómez não estivesse um pouquinho à frente em mais uma jogada de bola parada que o paraguaio mandou para as redes de Cleiton.

No segundo tempo, o Palmeiras voltou forte, tentando fechar o jogo, mas não conseguiu. E o Bragantino, corajoso, subiu suas linhas e incomodou demais o Palmeiras. Com quatro jogadores avançados, às vezes até cinco, o time do interior começou a trocar passes em nosso campo e impedia nossa saída de bola. Nosso contra-ataque estava engatilhado, mas não encaixamos nenhum e houve alguma tensão no estádio, com a torcida estranhamente quieta.

Nossa defesa prevaleceu e Abel aproveitou o cansaço do Bragantino para jogar água fria na fervura, colocando Wesley e Veron em campo; descansados os dois mudaram a dinâmica do jogo; Wesley, principalmente, passou a agredir o espaço de Aderlan e picotou o jogo recebendo várias faltas. E assim o jogo caminhou para seu final – não antes de Wesley acertar a trave após tabela com Veron.

O Palmeiras mostrou mais uma vez muita força, contra mais um adversário de Série A (e de Libertadores). O resultado até poderia ter sido diferente, mas não seria merecido: o Verdão dominou a maior parte do jogo, foi superior e se o placar tinha que ser diferente, seria com mais gols nossos.

Vivemos uma fase de sonhos; com um time que está plenamente encaixado, focado e satisfeito, com um comando firme da comissão técnica portuguesa – agora com o vínculo renovado e com raízes criadas.

Weverton, quando o Palmeiras conquistou a Libertadores de 2020 no Maracanã, disse a um emocionadíssimo Abel que era “apenas o começo”. Parecia apenas retórica, mas estamos vendo que o papo era muito sério. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Red Bull Bragantino

Cleiton
Aderlan
Léo Ortiz
Léo Realpe
Lucas Evangelista
Luan Cândido
Jadsom
Praxedes
Eric Ramires
Helinho
Guilherme Lopes
Hyoran
Bruno Tubarão
Carlos Eduardo
Ytalo
Sorriso
Maurício Barbieri
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Após jogada de escanteio ensaiada pela direita, Gustavo Scarpa cruzou no segundo pau, Gustavo Gómez escorou para o meio e Murilo bateu por baixo para abrir o placar.

4'
Red Bull Bragantino

Helinho achou Hyoran infiltrando na área e tocou; o ex-palmeirense bateu firme no canto esquerdo e Marcelo Lomba fez ótima defesa.

7'
Palmeiras

Dudu foi pra cima de Luan Cândido, deixou o marcador na saudade e cruzou por baixo; Raphael Veiga fechou dentro da pequena área e disputou com Cleiton – a arbitragem marcou tiro de meta.

10'
Palmeiras

Depois de mais uma jogada de Dudu pela direita, Zé Rafael recebeu por dentro e arriscou de direita, mas mandou para fora.

15'
Palmeiras

Dudu foi lançado em velocidade por Rony, nas costas da defesa, e rolou para a chegada de Gustavo Scarpa, que escorou para o fundo do gol – mas Dudu estava 20 centímetros impedido no início do lance.

17'
Red Bull Bragantino

Gol do Bragantino – Helinho bateu falta da meia esquerda na área; a bola ficou viva e Léo Realpe testou firme no ângulo direito de Marcelo Lomba.

27'
Palmeiras

De novo Dudu, na velocidade; ele deixou o marcador para trás e rolou na pequena área; sem goleiro, Rony chegou de carrinho mas a bola passou; Gustavo Scarpa fechou na esquerda, com pouco ângulo, e tentou chapar, mas a bola ficou na rede, por fora.

33'
Palmeiras

Veiga recebeu na direita, esperou Dudu passar por trás e fez a finta para dentro, para bater forte, de curva, obrigando Cleiton a fazer ótima defesa.

38'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Dudu recebeu passe longo, amaciou na caixa e tocou com nojo para Veiga, que levantou a cabeça e rolou para a entrada de Rony, que como um raio ganhou a frente dos dois zagueiros e escorou para dentro do gol.

42'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu falta sofrida por Dudu na direita, na cabeça de Gustavo Gómez, que estufou as redes – mas estava impedido.

43'
Palmeiras

Após roubada de bola no meio do campo, Dudu colocou Rony para correr e o camisa 10 entrou na área mas na hora da decisão, nem cruzou, nem passou para Scarpa que fechava livre na esquerda.

45'
Red Bull Bragantino

Após escanteio da esquerda, Gustavo Gómez afastou parcialmente e Bruno Tubarão emendou um foguete da risca da área – a bola saiu por cima do travessão, com perigo.

47'
Red Bull Bragantino

Helinho disputou com Murilo e Eric Ramires pegou a sobra para atirar à direita de Lomba.

49'

Luiz Flávio, tendencioso para o time de branco, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo.

2'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da direita; Jailson testou no primeiro pau, por cima do gol, com perigo.

6'
Red Bull Bragantino

Aderlan cruzou de curva, por trás da zaga, buscando Ytalo, que teve a chance de escorar de peixinho, mas errou o movimento.

8'
Red Bull Bragantino

Bruno Tubarão recebeu por dentro, encarou a marcação de Gustavo Gómez e bateu por baixo; Marcelo Lomba pegou firme.

11'
Red Bull Bragantino

Hyoran bateu de longe; Marcelo Lomba foi no rodapé direito para fazer a defesa.

13'
Palmeiras

Raphael Veiga deu um lindo tapa achando Rony, mas o camisa 10 deixou a bola passar e se enrolou depois na disputa de bola com o goleiro. E ainda estava impedido.

16'
Red Bull Bragantino

Helinho fez a jogada da direita para o meio e bateu de canhota, à direita de Lomba.

17'
Palmeiras

Na bola longa, Scarpa ajeitou de cabeça para Rony, que ganhou de Léo Realpe na velocidade e tentou acertar o canto esquerdo de Cleiton, mas a bola saiu ao lado da trave.

20'
Red Bull Bragantino

Hyoran bateu falta frontal, duvidosa; Zé Rafael raspou no meio do caminho e a bola saiu com muito perigo, à direita.

24'
Red Bull Bragantino

Luan Cândido bateu falta do meio da rua; Marcelo Lomba foi na última gaveta e fez uma linda defesa.

33'

Saiu Gustavo Scarpa e entrou Wesley.

39'

Entrou Gabriel Veron no lugar de Rony.

40'
Palmeiras

Após escanteio pela esquerda, a zaga afastou e Dudu emendou o rebote da entrada da área, um míssil que saiu lambendo o travessão.

46'
Palmeiras

Wesley tabelou com Veron, recebeu de volta dentro da área e escorou na trave direita de Cleiton.

49'

Entraram Atuesta e Mayke; saíram Veiga e Dudu. Pra andar o relógio.

50'

Ele tentou, mas não conseguiu: Luiz Flávio de Oliveira encerrou o jogo e o Palmeiras se classificou para mais uma final.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Marcelo Lomba
Sua melhor atuação com a camisa do Palmeiras, fez defesas importantes que podem ter evitado uma tensa disputa por pênaltis.
8
Marcos Rocha
Preso, bastante defensivo, mas quase não cometeu erros.
6.5
Gustavo Gómez
A raça de sempre, com direito a gol anulado.
7.5
Murilo
Fez um gol que valeu, mas deu alguns vacilos no um contra um.
7.5
Piquerez
Bastante pressionado, ganhou alguns duelos, mas perdeu vários, jogando contra um ponta com o pé invertido.
6.5
Jailson
Fez um bom jogo, mas fica evidente que não tem a mesma qualidade do Danilo. Isto porque ele não é o Danilo.
7
Zé Rafael
Teve poucas chances de subir ao ataque, já que o meio-campo do Bragantino estava sempre postado para sair rápido e teve que montar guarda.
7
Dudu
Atuação de gala, acabou com o jogo. Coitadinho do Luan Cândido.
9.5
Mayke
s/n
Raphael Veiga
Com a bola, a categoria de sempre; sem ela, agita os braços e aponta o que é para ser feito. Craque.
8
Atuesta
s/n
Gustavo Scarpa
Cada vez mais atacante, fez um gol anulado e passou muito perto outras duas vezes.
8
Wesley
Sua entrada foi a pá de cal nas investidas do Bragantino; chegou a colocar uma bola na trave.
7.5
Rony
O problema não é quantos gols ele perde, mas a forma como isso acontece. Mas de um jeito ou de outro, vai anotando, e fez o terceiro nos últimos 5 jogos.
8
Gabriel Veron
Entrou por dentro, mas foi numa movimentação pelo flanco que colocou Wesley na cara do gol.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Demorou um pouco para mexer e desafogar a equipa da pressão no segundo tempo. Mas parece mesmo que estão todos no piloto automático.
7.5




3 comentários em “26-03-2022 – Palmeiras 2×1 Red Bull Bragantino – Campeonato Paulista 2022

  1. Bela partida e vitória merecida da SEP. Dudu e Veiga jogando muito. A equipe do Palmeiras está totalmente entrosada e vivendo um ótimo momento coletivo. Agora, é sacramentar o título de maneira invicta em cima das meninas.

  2. o time deles tem ótimos jogadores
    o Hyoran é o principal
    estando ou não o Artur (confirmando-se ou não a lesão)
    o time é qualificado e bem treinado
    será um teste forte pra organização de nosso time
    #VamosPalmeiras

Deixe uma resposta