4
X
0

Palmeiras 4x0 América-MG

O Palmeiras venceu o América-MG por 4 a 0 no Allianz Parque e deu um passo enorme rumo à conquista do 12° título brasileiro. O resultado foi conquistado com extrema autoridade e os outros resultados da rodada deram ao Verdão uma condição excepcional de confirmar a conquista daqui a uma semana, em Belo Horizonte – com alguma sorte, a taça pode vir já no domingo, contra o Fluminense.

A diferença entre o Palmeiras e os outros postulantes ao título – sobretudo o Botafogo – é a tranquilidade com que o time encara uma situação de grande responsabilidade. Ao contrário do time carioca, o Verdão vem conquistando títulos todas os anos e este elenco, muitos juntos há cinco ou mais temporadas, está acostumado com os momentos de pressão. O elenco do Botafogo, além de não ter a mesma qualificação técnica, dá sucessivas mostras de que não aguenta a cobrança e a responsabilidade.

Uma demonstração clara desse contraste aconteceu logo a um minuto de jogo, quando Endrick, ao perceber que a bola espirraria da área após jogada aérea, se posicionou exatamente na trajetória do corte, aparou e mandou uma bomba de canhota no canto esquerdo de Jori, inapelável. No segundo minuto de jogo o Palmeiras já tinha aniquilado o plano de jogo do América, que veio para empatar e, quem sabe, ganhar uma malinha branca para rechear melhor o peru de Natal.

A proposta inicial do Palmeiras foi retomar o 4-2-3-1 com Piquerez fazendo a largura pela esquerda; Breno Lopes entrando em diagonal e dividindo as atenções da zaga com Rony, mais enfiado, e Endrick fazendo a largura do lado direito.

Este aparente equívoco foi consertado de forma cruel pelo destino, que quis que Rony saísse do jogo com dez minutos, com suspeita de fratura no braço após um choque com o goleiro Jori. No lance, a impressão clara foi de posição legal; Jori tinha que ter sido expulso, mas após checagem no VAR o lance foi impugnado, sem que o traçado das linhas fosse visualizado no telão ou na transmissão da TV.

Mas o Palmeiras seguiu enfileirando finalizações – a maioria delas com defeito. Ainda assim, imprimia uma superioridade absurda diante de um América que não estava preparado para ter que tomar a iniciativa do jogo. O Palmeiras tentava os toques rápidos, em profundidade, e a posse de bola, no geral, ficou mais com o time visitante, que não sabia o que fazer com ela.

Após muita insistência, o segundo gol saiu numa bola parada: após cruzamento da esquerda, Murilo disputou com Éder que se atrapalhou e acabou tocando contra o próprio gol, por baixo de Jori. Os dois gols de vantagem ainda assim não representaram bem o tamanho da superioridade do Palmeiras no primeiro tempo.

Para o segundo tempo, Diogo Giacomini desmanchou a linha de três zagueiros para tentar dar mais força a seu meio-campo. A entrada de Alê deu mais organização ao time, mas o Palmeiras era muito superior e soube balançar o adversário na vertical, atraindo o time mineiro e armando contra-ataques mortais.

Artur, Breno Lopes, Endrick, Jhon Jhon – todos tiveram chances de arrancar em direção à área do América – Breno Lopes perdeu um gol muito fácil e foi muito vaiado, perdendo confiança. Foi talvez, ao lado da lesão de Rony, o momento mais triste do jogo.

No final, as entradas de Jailson e Flaco López renderam mais dois gols: no terceiro, Jailson fez tabela com Piquerez, que cruzou na medida para o argentino escorar na pequena área; no quarto, após mais uma jogada de bola parada, Jailson testou para o gol; Danilo Avelar se preparava para salvar em cima da risca, mas López se antecipou e com um leve desvio matou o zagueiro.

Os dois gols no fim deixaram o Palmeiras com um saldo de gols, que a esta altura pode ser um critério decisivo, muito largo em relação a Botafogo, Atlético e Flamengo. Se não quiser precisar de saldo, basta fazer 4 dos últimos 6 pontos em disputa que o título estará garantido. É uma vantagem muito confortável.

Assim como fez hoje, no entanto, o Palmeiras tem que confirmar esse favoritismo e mostrar que não é Botafogo; que na hora decisiva é um time campeão e que não vai vacilar. Que Abel saiba trabalhar esses pontos de atenção para os dois próximos jogos e que deixe essas contas e a empolgação para a torcida. Nossa parte, fizemos hoje e certamente faremos de novo no domingo, contra o Fluminense. Falta pouco! VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

América-MG

Jori
Rodriguinho
Danilo Avelar
Júlio
Iago Maidana
Éder
Renato Marques
Marlon
Lucas Kal
Juninho
Martínez
Benítez
Felipe Azevedo
Everaldo
Mastriani
Alê
Diogo Giacomini
TÉCNICO


Primeiro tempo

1'
Palmeiras

GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! É DELE – ENDRICK! Em cobrança de falta pelo lado direito do ataque, Veiga jogou na área, a defesa mineira rebateu e a bola sobrou na entrada da área com o camisa 9, que ajeitou para a perna canhota e bateu firme, no canto esquerdo de Jori.

4'

O QUE É ISSO, PROFESSOR?! Rony recebeu lançamento longo, saiu cara a cara com Jori e sofreu falta dura do goleiro, que bateu com o joelho em seu peito; o auxiliar indicou impedimento do camisa 10 e, após checagem do VAR, o jogo seguiu normalmente.

9'

Jogo parado para o atendimento a Rony, que sente muita dor após pancada do goleiro Jori.

10'

Saiu: Rony
Entrou: Artur

11'
Palmeiras

UUUUH! Endrick recuperou a bola no ataque com lindo carrinho e a bola sobrou com Piquerez, pelo lado esquerdo do ataque; o uruguaio levantou a cabeça e cruzou no segundo pau para Artur, que subiu muito e cabeceou com muito perigo, por cima do gol de Jori.

15'
Palmeiras

Naves acionou Artur, que cortou para a perna esquerda e bateu firme, mas a bola passou à esquerda do gol do América.

17'
Palmeiras

Artur recebeu pelo lado direito, levantou a cabeça e inverteu o jogo com Piquerez, que arriscou batida de fora da área para defesa de Jori, que espalmou para escanteio.

18'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Murilo na marca do pênalti; o zagueiro cabeceou com perigo, mas a bola saiu à direita de Jori.

21'
Palmeiras

SOBE O SOM NO CHIQUEIRO! Marcos Rocha tocou curto para Artur, que carregou em velocidade, se aproximou da área e bateu forte de perna esquerda, com perigo; a bola saiu à esquerda do gol, mas serviu para ferver ainda mais a torcida do Palmeiras.

32'

CARTÃO PRO ZAGUEIRÃO! Após chegada dura de Lucas Kal em cima de Raphael Veiga, Naves disputou bola aérea também com força; a falta foi marcada, o zagueiro reclamou, mas recebeu o amarelo.

35'
Palmeiras

DEFESAÇA DE JORI! Marcos Rocha acionou Raphael Veiga na entrada da área e o meia tocou com estilo para Endrick; após grande drible, o garoto ajeitou o corpo e bateu no canto direito de Jori, que fez grande defesa e a bola saiu em escanteio.

39'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque, Murilo disputou por baixo, a bola desviou em Éder e passou por baixo das pernas de Jori.

41'

Canta ALTO o torcedor palmeirense! Com o resultado que vai levando o Verdão à liderança isolada do Campeonato Brasileiro, a torcida alviverde se empolgou , subiu o som e vai fazendo uma festa incrível.

49'

Perdido, mas pouco exigido, Wilton Pereira Sampaio encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou igual para o segundo tempo.

1'
Palmeiras

Artur recebeu pelo lado direito do ataque, com muito espaço, carregou e cruzou rasteiro para Endrick; de frente para o gol, o camisa 9 armou a batida, mas Julio conseguiu corte providencial, jogando para escanteio.

9'

CARTÃO AMARELO! Após chegada mais forte em Renato Marques, Richard Ríos recebeu cartão.

12'
Palmeiras

UUUUHH! Artur disparou pelo lado direito do ataque e tentou cruzamento rasteiro para Endrick; o passe foi interceptado e voltou para o camisa 14, que ajeitou para a perna esquerda e bateu com muito perigo, para boa defesa de Jori.

18'
Palmeiras

QUE CHANCE perdeu Breno Lopes! Richard Ríos acionou Endrick, que descolou lindo passe de primeira, por trás da zaga mineira, para Breno Lopes; o camisa 19 saiu sozinho, com muito espaço, encarou Joli e bateu por cima do gol.

24'
Palmeiras

Piquerez recebeu bom passe de Murilo pelo lado esquerdo e cruzou para Raphael Veiga, na entrada da área; o meia atrasou para Richard Ríos, que chegou batendo rasteiro, de primeira, mas Jori caiu e encaixou.

25'

Saíram: Breno Lopes e Richard Ríos
Entraram: Jhon Jhon e Fabinho

33'
Palmeiras

NA TRAAAVE! Artur recebeu pelo lado direito, levou para a linha de fundo e cruzou no segundo pau para Jhon Jhon; o camisa 40 subiu muito alto e cabeceou firme, na trave esquerda de Jori.

34'

Jogo parado para o atendimento de Endrick.

35'

Saíram: Endrick e Zé Rafael
Entraram: Flaco López e Jailson

36'
América-MG

Weverton! Rodriguinho acionou Renato Marques, que dominou com a coxa e bateu para o gol, para boa defesa do Paredão.

38'
Palmeiras

UUUH! Flaco López recebeu na entrada da área, ajeitou para a perna esquerda e bateu com muito perigo, no canto esquerdo de Jori, que espalmou para escanteio.

43'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Piquerez tabelou com Jailson, disparou pela esquerda e cruzou rasteiro para Flaco López, que bateu de canhota para ampliar o placar.

45'
Palmeiras

Mais uma chegada com perigo! Piquerez cobrou falta pelo lado direito do ataque e jogou no segundo pau para Fabinho; o volante subiu muito e cabeceou com perigo, mas a bola saiu à esquerda do gol.

47'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado direito do ataque e encontrou Jailson no segundo pau; o camisa 30 subiu muito, cabeceou forte, Flaco López disputou com Avelar e marcou seu segundo gol na partida.

48'
Palmeiras

UUHH! Jhon Jhon recebeu passe em profunidade, saiu cara a cara com Jori, bateu em cima do goleiro e a bola sobrou com Artur, que atrasou para Jailson que bateu com MUITO perigo, à esquerda do gol.

50'

Protocolar na segunda etapa, Wilton Pereira Sampaio encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Uma excepcional defesa num lance invalidado por impedimento, e algumas boas reposições de bola.
7
Marcos Rocha
Manteve o posicionamento defensivo e não precisou aparecer muito.
6.5
Naves
Talvez a surpresa mais grata desta reta fina de campeonato. Mais uma entrega de ouro de nossa base para o time principal.
7
Murilo
Importante na marcação do segundo gol, quase fez mais um no segundo tempo. Na defesa, firme e forte nas poucas vezes em que foi exigido.
6
Piquerez
Aos 44 do segundo tempo estava dando pique pra cruzar a bola na área. E foi gol.
7.5
Zé Rafael
De volta a uma função um tanto mais defensiva, foi o principal pilar do meio-campo.
7
Jailson
Em pouco mais de dez minutos em campo participou de dois gols. Cuma?!?
7.5
Richard Ríos
Mais um passo em direção ao amadurecimento tático. Eficiente no preenchimento de espaços.
7
Fabinho
Tem força física, visão de jogo e bola no pé. E não perde viagem.
7
Endrick
É um prazer imenso ver este menino em campo com nossa camisa. Que talento, que força, que mira!
9
Flaco López
Três finalizações: dois gols e uma defesa importante de Jori. Nem em seus melhores sonhos!
9
Raphael Veiga
Mesmo bem marcado no início, achou seu espaço no campo e foi o comandante da vitória.
8
Breno Lopes
Está destoando, infelizmente. A gratidão por "aquele" gol é eterna, mas só isso não pode valer um espaço no time titular.
5
Jhon Jhon
Mandou uma cabeçada na trave e aparentemente perdeu confiança. Pena.
5.5
Rony
Vamos torcer para a lesão no braço não ter sido séria.
s/n
Artur
Entrou imbuído, participando bastante, com a atitude de quem quer brigar por um lugar no time e não ser vendido.
7.5
Vitor Castanheira
Vitor Castanheira
A opção por Endrick aberto no início é bem questionável. O destino, no entanto, tratou de resolver - de forma cruel, com uma lesão em Rony. De qualquer forma, nosso time amassou; não deu a menor chance ao América.
6.5




Deixe uma resposta