No próximo domingo, Palmeiras e Grêmio se enfrentam na Arena do Grêmio, estádio onde o Verdão não perde há 4 anos
No próximo domingo, o Palmeiras visitará o Grêmio em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo, que acontecerá na Arena do Grêmio, está previsto para iniciar às 16h.
Finalistas da última edição da Copa do Brasil, da qual a equipe de Abel Ferreira saiu vencedor, Palmeiras e Grêmio trilharam caminhos completamente diferentes desde a decisão.
Do lado dos paulistas, o Verdão ficou perto de conquistar três títulos: Supercopa, Recopa e Paulista, tendo perdido dois desses três nos pênaltis. No Brasileirão, atualmente está na segunda colocação e, por um período, chegou a ser o líder.
Já na Libertadores, o Palmeiras repetiu o feito da temporada passada e alcançou mais uma final, a ser jogada diante do Flamengo no mês que vem. A decepção ficou por conta da Copa do Brasil – eliminação para o CRB, na terceira fase.
O Grêmio, por sua vez, teve sucesso apenas no campeonato estadual, do qual foi campeão. O tricolor gaúcho caiu antes da fase de grupos na Libertadores e sofreu uma goleada do Flamengo na Copa do Brasil.
O Brasileirão, contudo, é a competição na qual o Grêmio vem tendo mais dificuldades. Comandado pelo terceiro técnico (Tiago Nunes, Felipão e Vágner Mancini), a equipe atualmente está na penúltima colocação, com 26 pontos em 26 jogos – a seis do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santos.
Para o duelo de domingo, Abel Ferreira terá a volta de Zé Rafael, que estava suspenso, e poderá ter também o retorno de Gabriel Menino, recuperado de uma entorse no tornozelo. O time de Vagner Mancini, por outro lado, tem pelo menos cinco desfalques confirmados: Borja, Ferreira, Luiz Fernando, Rafinha e Paulo Miranda – todos suspensos.
Palmeiras não perde para o Grêmio no Sul há 4 anos
Se depender do retrospecto recente, a torcida palmeirense pode ficar mais animada: o Verdão não sofre uma derrota para o Grêmio no Sul há mais de quatro anos. A última vez foi em 28 de setembro de 2016, pela Copa do Brasil – 2 a 1 para os gaúchos; Zé Roberto foi às redes para o Palmeiras.
Depois disso, outros seis duelos foram disputados e o Verdão saiu vitorioso em quatro oportunidades, sendo dois deles em confrontos importantes, como as quartas-de-final da Libertadores de 2019 (1 a 0 – gol de Gustavo Scarpa) e a final da Copa do Brasil da temporada passada (1 a 0 – gol de Gustavo Gómez). Em pontos corridos, o último revés ocorreu em junho de 2015, por 1 a 0.
No retrospecto geral, desde a inauguração da arena gremista, ocorreram 9 partidas, com 4 vitórias palmeirenses contra duas derrotas e outros três empates.