Finalistas na Copa do Brasil 2020, Palmeiras e Grêmio trilharam caminhos diferentes na temporada

Gabriel Menino do Palmeiras em disputa com Ferreira do Grêmio, durante partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileirão 2021, no Allianz Parque.
Cesar Greco

No próximo domingo, Palmeiras e Grêmio se enfrentam na Arena do Grêmio, estádio onde o Verdão não perde há 4 anos

No próximo domingo, o Palmeiras visitará o Grêmio em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo, que acontecerá na Arena do Grêmio, está previsto para iniciar às 16h.

Finalistas da última edição da Copa do Brasil, da qual a equipe de Abel Ferreira saiu vencedor, Palmeiras e Grêmio trilharam caminhos completamente diferentes desde a decisão.

Do lado dos paulistas, o Verdão ficou perto de conquistar três títulos: Supercopa, Recopa e Paulista, tendo perdido dois desses três nos pênaltis. No Brasileirão, atualmente está na segunda colocação e, por um período, chegou a ser o líder.

Já na Libertadores, o Palmeiras repetiu o feito da temporada passada e alcançou mais uma final, a ser jogada diante do Flamengo no mês que vem. A decepção ficou por conta da Copa do Brasil – eliminação para o CRB, na terceira fase.

O Grêmio, por sua vez, teve sucesso apenas no campeonato estadual, do qual foi campeão. O tricolor gaúcho caiu antes da fase de grupos na Libertadores e sofreu uma goleada do Flamengo na Copa do Brasil.

O Brasileirão, contudo, é a competição na qual o Grêmio vem tendo mais dificuldades. Comandado pelo terceiro técnico (Tiago Nunes, Felipão e Vágner Mancini), a equipe atualmente está na penúltima colocação, com 26 pontos em 26 jogos – a seis do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santos.

Para o duelo de domingo, Abel Ferreira terá a volta de Zé Rafael, que estava suspenso, e poderá ter também o retorno de Gabriel Menino, recuperado de uma entorse no tornozelo. O time de Vagner Mancini, por outro lado, tem pelo menos cinco desfalques confirmados: Borja, Ferreira, Luiz Fernando, Rafinha e Paulo Miranda – todos suspensos.

Palmeiras não perde para o Grêmio no Sul há 4 anos

Se depender do retrospecto recente, a torcida palmeirense pode ficar mais animada: o Verdão não sofre uma derrota para o Grêmio no Sul há mais de quatro anos. A última vez foi em 28 de setembro de 2016, pela Copa do Brasil – 2 a 1 para os gaúchos; Zé Roberto foi às redes para o Palmeiras.

Depois disso, outros seis duelos foram disputados e o Verdão saiu vitorioso em quatro oportunidades, sendo dois deles em confrontos importantes, como as quartas-de-final da Libertadores de 2019 (1 a 0 – gol de Gustavo Scarpa) e a final da Copa do Brasil da temporada passada (1 a 0 – gol de Gustavo Gómez). Em pontos corridos, o último revés ocorreu em junho de 2015, por 1 a 0.

No retrospecto geral, desde a inauguração da arena gremista, ocorreram 9 partidas, com 4 vitórias palmeirenses contra duas derrotas e outros três empates.