Palmeiras registra recorde de jogadores da base utilizados no profissional em 2021

Os jogadores do Palmeiras comemoram com a torcida a vitória contra o Cuiabá, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2021, na Arena Pantanal.
Cesar Greco

Com as estreias de Lucas Freitas e Kevin, 24 Crias da Academia jogaram pela equipe principal do Palmeiras em 2021

Após vencer a Copa Libertadores pela terceira vez em sua História, o Palmeiras decidiu por antecipar as férias dos principais jogadores, mesmo tendo partidas do Campeonato Brasileiro para disputar.

Com isso, a equipe que foi a campo na noite da última terça-feira, contra o Cuiabá, em Mato Grosso, foi composta em sua maioria por jogadores oriundos das categorias de base. Dos 11 atletas escalados como titulares, apenas dois (Matheus Fernandes e Kuscevic) não vieram de Guarulhos – ao todo, foram 16 Crias da Academia relacionados.

Sendo assim, as entradas de Vinicius, Garcia, Michel, Renan, Victor Luis, Gabriel Menino, Giovani, Gabriel Veron e Gabriel Silva na escalação inicial fizeram com que esta partida seja a que o Palmeiras mais teve pratas-da-casa começando como titular em um duelo no século, com 9 Crias.

Além disso, outra marca foi estabelecida: com as entradas de Lucas Freitas e Kevin, no segundo tempo, 2021 é o ano com o maior número de jogadores formados na base do Verdão utilizados pela equipe profissional; foram 24 atletas usados até o momento, superando o recorde anterior que era de 22 jogadores, em 2002.

“Todos os meninos estão de parabéns. Entenderam perfeitamente quais eram os objetivos para hoje e souberam que, independentemente de quem está em campo, essa camisa é para defender até o fim […] eles têm que estar sempre preparados para as oportunidades que aparecem. Felizmente apareceu hoje [terça-feira] e eles estavam. É isso que queremos e exigimos. Eles vão ter oportunidades no Paulista e trabalharão para isso”, disse João Martins, auxiliar de Abel, após a vitória sobre o Cuiabá.

Confira os 24 jogadores formados na base do Palmeiras que foram a campo em 2021:

  1. Danilo;
  2. Fabinho;
  3. Fabrício;
  4. Gabriel Menino;
  5. Gabriel Silva;
  6. Gabriel Veron;
  7. Garcia;
  8. Giovani;
  9. Henri;
  10. Kevin;
  11. Lucas Esteves;
  12. Lucas Freitas;
  13. Marcelinho;
  14. Michel;
  15. Newton;
  16. Patrick de Paula;
  17. Pedro Acácio;
  18. Pedro Bicalho;
  19. Rafael Elias (Papagaio);
  20. Renan;
  21. Vanderlan;
  22. Victor Luis;
  23. Vinicius Silvestre;
  24. Wesley.