Tiago Costa, auxiliar de Abel Ferreira, participará de debate na Bienal do Livro de São Paulo

Tiago Costa, auxiliar de Abel Ferreira, participará de debate na Bienal do Livro de São Paulo.
Fabio Menotti

Responsável por cuidar do setor de análise de desempenho, Tiago Costa estará presente no dia 7 de julho, das 10h30 às 11h50

Tiago Costa, integrante da comissão técnica de Abel Ferreira no Palmeiras, marcará presença na Bienal do Livro de São Paulo na próxima quinta-feira, dia 7. O auxiliar participará de um debate dentro do auditório do Estande de Portugal, das 10h30 às 11h50.

Intitulado de “Futebol e livros: a Prática teórica e a Teoria prática”, o bate-papo terá entrada gratuita. Entretanto, para entrar no Expo Center Norte, local onde está sendo realizada a 26ª edição da Bienal do Livro, é preciso realizar a compra do ingresso.

Tiago Costa contará sobre sua experiência no futebol – desde as categorias de base até o profissional – e sobre as referências literárias e culturais que o ajudaram a escrever o livro “Cabeça Fria, Coração Quente”, que conta os bastidores da chegada de Abel Ferreira e seus auxiliares ao clube até o título da Libertadores conquistado sobre o Flamengo.

Dentro do organograma da comissão técnica, Costa é o responsável pela análise de desempenho e por fazer a ligação entre o Centro de Inteligência do Palmeiras e a equipe técnica.

Abel Ferreira e Tiago Costa orientam jogadores, durante treinamento do Palmeiras em Brasília-DF.
Cesar Greco

“O Abel desenvolveu uma equipe de trabalho com tarefas muito bem definidas, como se fôssemos uma empresa dentro de um clube de futebol. Cada um de nós tem a sua responsabilidade muito bem definida e isso ajuda muito”, contou o profissional em entrevista ao site da Universidade do Porto, em janeiro deste ano.

“De forma resumida, a minha responsabilidade na comissão técnica do Mister Abel Ferreira é observar e analisar os adversários e, a partir dessa análise, propor uma estratégia inicial para o jogo que é discutida em reunião entre nós. Como todos os jogos e adversários são diferentes, cada jogo tem uma abordagem diferente e tem uma história única”, acrescentou.

Tiago Costa conhece Abel há 7 anos

Tiago Costa é licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e se tornou Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo. O primeiro contato dele com Abel Ferreira ocorreu em 2015, quando trabalhava na equipe B do Sporting Braga.

Em 2019, fixou-se na comissão técnica do treinador quando Abel foi contratado pelo PAOK, da Grécia.

Mais informações:

26ª Bienal do Livro de São Paulo
Local: Expo Center Norte – Auditório do Estande de Portugal (E62)
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo-SP
Informações e compra de ingressos: https://www.bienaldolivrosp.com.br