Zé Rafael volta a marcar e põe fim a jejum de 1 ano e 4 meses

Zé Rafael comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mudança de posição afetou os números ofensivos de Zé Rafael, mas não alterou patamar do camisa 8 dentro do elenco

Contra o Santos no último domingo, Zé Rafael marcou seu primeiro gol em 2023, após 49 jogos disputados. O camisa 8 voltou a balançar as redes depois de um ano e quatro meses – o último tento havia sido em junho de 2022, diante do Atlético-GO.

A temporada atual, até o momento, é a menos artilheira de Zé Rafael pelo Verdão. Ele chegou ao clube em 2019 e logo no primeiro ano foi às redes sete vezes. Depois, marcou cinco tentos em 2020, três em 2021 e novamente sete em 2022.

O baixo número de gols, no entanto, tem um motivo: a mudança de posição do jogador em campo. Com Danilo vendido em janeiro e sem uma contratação para repor a saída da Cria da Academia, Zé passou a ser o camisa ‘5’ do Palmeiras, o primeiro volante.

A nova função fez o jogador chegar menos à área adversária e ajudar mais nas construções ofensivas vindo de trás. Zé finalizou 97 vezes contra o gol adversário no ano passado, enquanto que nesta temporada, até o momento, ele soma 49 arremates.

Mudança não alterou a regularidade de Zé Rafael

Mesmo mudando de função e precisando de tempo para se adaptar, Zé Rafael não perdeu o rendimento que o fez ser um dos principais jogadores do Palmeiras desde a chegada de Abel Ferreira. Pelo contrário, num ano de altos e baixos do time, o camisa 8 foi um dos únicos a manter a regularidade.

Ele é o líder do time em desarmes (110) e o vice-líder em interceptações na temporada (23). Contando as ações defensivas, o camisa 8 é o principal jogador do elenco: 133. Zé também está entre os atletas com mais atuações e por diversas vezes recebeu elogios de Abel Ferreira pela sua adaptação à nova posição.

Em seis temporadas pelo Palmeiras, Zé Rafael contabiliza 263 partidas e nove títulos conquistados. Seu vínculo com o clube vai até o final de 2025.

Deixe uma resposta