1
X
2

Palmeiras 1x2 Santos

O Palmeiras fez um ótimo primeiro tempo, piorou muito no segundo e acabou derrotado pelo Santos na Arena Barueri. Isso mesmo: pelo Santos.

O resultado em si não tira o Palmeiras da briga pelo título, embora obrigue o time a ganhar pelo menos 30 pontos nos 36 que ainda restam em disputa e torcer muito contra o líder. Só que o desempenho mental do time em campo, frágil e errático, proíbe qualquer ilusão nesse sentido. O elenco está em frangalhos e nada parece indicar uma direção positiva neste resto de temporada.

Abel escalou Endrick e Kevin no ataque, ao lado de Rony; Mayke fazia a largura pela direita enquanto Piquerez guardou posição pelo lado esquerdo. Raphael Veiga teve o apoio de Zé Rafael e Gabriel Menino, mas fez uma de suas piores partidas considerando as últimas temporadas. Menino, por sua vez, esgotou a paciência do resto da torcida que ainda tinha alguma esperança em sua recuperação.

Ainda assim, com Endrick e Mayke fazendo uma ótima dupla pela direita e com Kevin muito participativo pela esquerda, o Verdão foi o dono absoluto do primeiro tempo, com 14 finalizações e obrigando João Paulo a trabalhar muito. O gol só foi sair aos 40 minutos, em jogada de bola parada. Mas numa bobeira da defesa em lance de escanteio, o Santos, que mal havia passado do meio do campo, empatou com Tomás Rincón quatro minutos depois.

O empate na primeira etapa, injusto, deu a tônica do segundo tempo. Tivesse o Palmeiras segurado a vantagem, o Santos teria vindo mais aberto e a história do jogo certamente teria sido diferente – e mais feliz para nosso lado. Mas o meio-campo santista, satisfeito com o resultado, veio mais encaixado no segundo tempo e travou nosso jogo. Veiga e Menino aceitaram a marcação. Nosso ataque virou um deserto.

Abel mexeu rápido e trocou logo as três peças, mandando a campo Fabinho, Richard Ríos e Jhon Jhon. Mas não deu tempo de verificar essa nova dinâmica, porque num ataque de dois contra quatro, o Santos virou o jogo: Marcos Leonardo disputou com Murilo, Piquerez e Gómez pararam no lance para pedir falta, Maxi Silvera aproveitou a sobra e cruzou na medida para Marcos Leonardo escorar com estilo para o canto direito de Weverton. Um gol ridículo.

O Palmeiras tentou reagir, mas a entrada de Flaco López no lugar de Kevin, extenuado, travou o time. Rony atrapalhava os ataques e Endrick era a única fagulha de lucidez – mas na proposta de inverter com Mayke para iludir a defesa do Santos, ficou muitas vezes isolado na linha lateral, só abrindo a defesa, desperdiçado.

Ao final do jogo, foram 24 finalizações palmeirenses e apenas um gol. A falta de qualidade grita. Do ataque demolidor de 2022, restam no time Rony e Veiga, que são arremedos do que um dia foram.

Abel tem como desafios até o fim da temporada garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem e pensar na reformulação do elenco. Já pode eleger com quem quer trabalhar no time titular e posicionar no time os reservas que farão o papel de clones dos reforços para 2024. Já pode ensaiar a lista de despensa, deixando os que serão descartados no banco.

A decepção da eliminação para o Boca está fazendo estragos que não víamos há algumas temporadas. Precisamos, mais do que nunca, de comando. A torcida pode não entender muito da política do clube, mas está vendo claramente que tem muita coisa errada. REAGE PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Santos

João Paulo
Joaquim
Messias
João Basso
Lucas Braga
Nonato
Dodi
Tomás Rincón
Camacho
Jean Lucas
Kevyson
João Lucas
Marcos Leonardo
Julio Furch
Alfredo Morelos
Maxi Silvera
Marcelo Fernandes
TÉCNICO


Primeiro tempo

3'
Palmeiras

Gustavo Gómez fez belo lançamento para Raphael Veiga, na entrada da área; ele ajeitou de primeira para Endrick, que chegou batendo de perna esquerda rasteiro, mas João Paulo pulou e fez a defesa.

5'
Palmeiras

Veiga lançou Mayke em belo passe rasteiro, o lateral driblou Joaquim e cruzou no meio da área para Kevin, que chegou batendo com perigo, mas a bola pegou em Rony e saiu em tiro de meta.

6'
Palmeiras

Zé Rafael interceptou passe do time do Santos e soltou para Raphael Veiga, que bateu de perna direita de fora da área, mas a bola passou rente à trave direita de João Paulo.

9'
Santos

Marcos Leonardo recebeu pelo meio, invadiu a área e tocou para Kevyson, que chegou batendo para o gol, mas Weverton defendeu com tranquilidade.

10'
Palmeiras

No travessão! Em contra-ataque rápido, Endrick recebeu pelo lado direito do ataque, carregou para o meio e bateu de fora da área, um foguete bem no travessão de João Paulo, que só olhou.

25'
Palmeiras

Mayke recebeu pelo lado direito e tocou para Endrick, que fez linda finta girando o corpo para cima de João Basso e bateu de fora da área, com perigo, mas João Paulo espalmou e a zaga afastou.

28'
Palmeiras

Após jogada ensaiada em escanteio, Rony cruzou na área, a defesa santista afastou e a bola sobrou com Kevin, no lado esquerdo do ataque; o camisa 37 bateu com força de perna esquerda e João Paulo fez grande defesa.

34'
Palmeiras

Piquerez recebeu pelo lado esquerdo do ataque e cruzou para Rony, que ajeitou de letra para Gabriel Menino; o camisa 25 bateu de perna direita, da entrada da área, mas a bola passou com perigo à esquerda de João Paulo.

42'
Palmeiras

GOOOOOLLL DO PALMEIRAS! Gabriel Menino cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque, jogando na área, onde Rony desviou e a bola entrou no lado esquerdo de João Paulo

46'
Santos

Gol do Santos. Jean Lucas cobrou escanteio pelo lado direito do ataque, Joaqui, desviou e a bola sobrou para Rincón, na segunda trave, que só escorou para o gol com facilidade.

50'

Flávio Rodrigues de Souza apitou e encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.

2'
Santos

Nonato cruzou fechado na área, Weverton espalmou e a bola sobrou com Jean Lucas, que ajeitou para Marcos Leonardo; sozinho, o camisa 9 bateu para o gol, mas não pegou em cheio e Weverton defendeu com facilidade.

11'
Santos

Morellos recebeu pela direita, invadiu a área com muita liberdade e tentou cruzamento, mas Weverton conseguiu interceptar.

12'

Saíram: Gabriel Menino, Raphael Veiga e Zé Rafael
Entraram: Richard Ríos, Jhon Jhon e Fabinho

21'

Saiu: Kevin
Entrou: Flaco López

24'
Santos

Gol do Santos. Maxi Silvera recebeu pelo lado direito do ataque, levou para a linha de fundo e tocou para Marcos Leonardo, que bateu de primeira no lado direito de Weverton.

28'
Palmeiras

Pelo meio, Mayke dominou e fez lançamento para Rony, na área; o camisa 10 dominou, esticou um pouco e conseguiu bater para o gol, mas João Paulo fechou o ângulo e jogou para escanteio.

32'

Saiu: Murilo
Entrou: Luis Guilherme

37'
Palmeiras

Piquerez conduziu pelo lado esquerdo e acionou Richard Ríos no meio; o colombiano ajeitou para a perna direita e arriscou o chute, que passou à esquerda de João Paulo.

43'
Santos

Julio Furch conduziu pelo meio e arriscou chute de longe, Weverton espalmou e Maxi Silvera pegou o rebote, finalizando novamente para nova defesa do camisa 21.

46'
Palmeiras

Rony recebeu dentro da área e ajeitou de peito para Flaco López; na cara do gol, o argentino resolveu tocar para Gustavo Gómez, que empurrou para o gol, mas estava claramente impedido.

48'
Palmeiras

Luis Guilherme carregou em velocidade pelo lado direito e cruzou para Flaco López, que não conseguiu pegar em cheio; a bola sobrou para Rony, que cortou para a perna direita e bateu com curva, mas ela saiu pelo lado esquerdo de João Paulo.

.52'

Incompetente e tendencioso, Flavio Rodrigues de Souza encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
O Santos não atacou muito, mas mesmo assim teve muito trabalho - e evitou um vexame.
8
Mayke
Fez com competência o lado direito ao lado de Endrick. Mas esteve longe de brilhar.
6
Gustavo Gómez
Mais uma falha grosseira. Vai acumulando partidas ruins e gastando os créditos.
5.5
Murilo
Acompanha o parceiro até nas oscilações.
5.5
Luis Guilherme
Entrou pegando fogo, mas esbarrou na apatia do time.
7
Piquerez
Segundo a proposta tática de Abel, ficou mais plantado e participou pouco. Não podia ter ficado parado pedindo falta no lance do gol.
6
Zé Rafael
Deixou seu golzinho mas nem ele liga pra isso.
7
Richard Ríos
Apoiou bem pela direita na fase final, fez sua parte.
6.5
Gabriel Menino
Esgotou a paciência por completo.
3
Jhon Jhon
Um ou outro lance diferente, nada mais.
5
Raphael Veiga
Maldita seja a seleção da CBF.
5
Fabinho
Acumulou mais alguns pontinhos.
6
Endrick
O mais perigoso de nosso ataque, cada vez mais titular.
8
Rony
Está lembrando o Rony do Luxa, que a torcida não suportava.
4
Kevin
Mais um cartão de visitas muito bem apresentado. Só não deixou seu gol porque Rony entrou na frente da bola.
7.5
Flaco López
Contratado a peso de ouro há mais de um ano, ainda não decolou, e dá cada vez menos sinais que isso vai acontecer.
5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Tem como missões recuperar o moral do grupo, garantir a vaga na Libertadores 2024 e pensar no time do ano que vem. Tudo ao mesmo tempo.
5




3 comentários em “08-10-2023 – Palmeiras 1×2 Santos – Campeonato Brasileiro 2023

  1. Como você disse no comentário : Acreditem : perdemos do Santos !!!! E um Santos remendado ,aff!! Planejamento medíocre da diretoria deu nisso !!!Abel também tem sua parte de culpa , demorou para mudar o time e colocar os moleques , mas é menor do que a dos incompetentes da diretoria. Agora , jogadores que tinham crédito com a torcida estão deixando a desejar e não é de hoje , Gomez , Murilo , Menino ( esse não tinha , ganhou alguns e começou a perdê-los ) Veiga ( meu Deus o que acontece com esse ?!?!? ) Rony ( idem ao Menino ) estão acabando com a paciência do torcedor !!! Reservas como os que temos , principalmente os que tem entrado , Jhon Jhon e Flaco Lopes ( nossa , como esse é ruim!!! ) não agregam nada !!! Abel vai ter que tirar leite de pedra para conseguirmos uma vaga direta na libertadores , porque com essa bola que o time vem jogando vai ser dificil !!!!!

  2. Tempo per non dare da mangiare agli animali. I nostri problemi sono i nostri problemi. Ci sono molti avvoltoi che aspettano carne fresca. Usinamos il nostro cervello.

Deixe uma resposta