Amanhã é dia de festinha de criança, não de balada

Sub-15Amanhã será um dia histórico para a base do Palmeiras. Disputaremos finais em todas as categorias e duas delas serão no Allianz Parque (confira o roteiro completo aqui).

Mais de 20 mil ingressos gratuitos foram retirados na bilheteria do Allianz Parque. Os meninos vão jogar para uma enorme multidão. Muito jogador profissional treme, imaginem crianças de dez anos.

No jogo válido pela final da Copa do Brasil Sub-17, na última quarta-feira, a torcida do SCCP xingou nosso goleiro o tempo todo. Não entendem que a base é diferente. Fazer pressão, ser um jogador a mais fora das linhas, é válido quando o objetivo é ganhar, ser campeão. Amanhã, não se tratará disso. Ir ao Allianz Parque amanhã só tem um significado: fazer uma grande festa palmeirense, de apoio a uma molecada, que tem que sair do estádio feliz da vida não importa o que aconteça dentro de campo. Ninguém pode ir ao estádio com o objetivo de se sentir campeão, de projetar a eventual vitória dos meninos em si próprio, como muita gente faz com o futebol profissional.

Estamos falando de base. Meninos que ainda estão aprendendo a competir. Sequer dominam os fundamentos do esporte. Precisam de apoio, do início ao fim. A cada passe certo, a cada drible, um aplauso. Mas as palmas serão mais importantes ainda nos erros.

O tratamento aos adversários é igualmente importante. Não é porque estarão do outro lado vestindo camisas do Santos e do SPFC que esses meninos merecem o mesmo tratamento bélico que dedicamos aos profissionais. Ao contrário, eles também merecem aplausos – até se receberem o troféu de campeões. (obs – não se sentir à vontade aplaudindo alguém vestindo essas camisas é perfeitamente compreensível. Neste caso, o silêncio é o mais adequado)

Nem o juiz deve ser xingado. Amanhã é uma festinha de criança. Não podemos nos comportar como se estivéssemos numa balada.

Levar o jogo para o Allianz Parque foi uma atitude bacana da diretoria, que proporciona a muita gente a chance de conhecer o estádio e de fazer uma bela festa, mas o sucesso dessa iniciativa depende muito da educação de nossa torcida. Vamos mostrar a todos o que sempre falamos no dia-a-dia: somos muito melhores que a torcida do SCCP, sabemos nos comportar.

Desde já, parabéns ao departamento de base do Palmeiras pelo brilhante trabalho e a todos meninos!


Verdazzo é patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Aqui, o link para se tornar um padrinho deste site: https://www.padrim.com.br/verdazzo