Amanhã é dia de festinha de criança, não de balada

Sub-15Amanhã será um dia histórico para a base do Palmeiras. Disputaremos finais em todas as categorias e duas delas serão no Allianz Parque (confira o roteiro completo aqui).

Mais de 20 mil ingressos gratuitos foram retirados na bilheteria do Allianz Parque. Os meninos vão jogar para uma enorme multidão. Muito jogador profissional treme, imaginem crianças de dez anos.

No jogo válido pela final da Copa do Brasil Sub-17, na última quarta-feira, a torcida do SCCP xingou nosso goleiro o tempo todo. Não entendem que a base é diferente. Fazer pressão, ser um jogador a mais fora das linhas, é válido quando o objetivo é ganhar, ser campeão. Amanhã, não se tratará disso. Ir ao Allianz Parque amanhã só tem um significado: fazer uma grande festa palmeirense, de apoio a uma molecada, que tem que sair do estádio feliz da vida não importa o que aconteça dentro de campo. Ninguém pode ir ao estádio com o objetivo de se sentir campeão, de projetar a eventual vitória dos meninos em si próprio, como muita gente faz com o futebol profissional.

Estamos falando de base. Meninos que ainda estão aprendendo a competir. Sequer dominam os fundamentos do esporte. Precisam de apoio, do início ao fim. A cada passe certo, a cada drible, um aplauso. Mas as palmas serão mais importantes ainda nos erros.

O tratamento aos adversários é igualmente importante. Não é porque estarão do outro lado vestindo camisas do Santos e do SPFC que esses meninos merecem o mesmo tratamento bélico que dedicamos aos profissionais. Ao contrário, eles também merecem aplausos – até se receberem o troféu de campeões. (obs – não se sentir à vontade aplaudindo alguém vestindo essas camisas é perfeitamente compreensível. Neste caso, o silêncio é o mais adequado)

Nem o juiz deve ser xingado. Amanhã é uma festinha de criança. Não podemos nos comportar como se estivéssemos numa balada.

Levar o jogo para o Allianz Parque foi uma atitude bacana da diretoria, que proporciona a muita gente a chance de conhecer o estádio e de fazer uma bela festa, mas o sucesso dessa iniciativa depende muito da educação de nossa torcida. Vamos mostrar a todos o que sempre falamos no dia-a-dia: somos muito melhores que a torcida do SCCP, sabemos nos comportar.

Desde já, parabéns ao departamento de base do Palmeiras pelo brilhante trabalho e a todos meninos!


Verdazzo é patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Aqui, o link para se tornar um padrinho deste site: https://www.padrim.com.br/verdazzo

  • alfredo

    Perfeito! Que saibamos separar a frustração desse ano pela falta de disputa dos profissionais para incentivar a molecada, que tende a um futuro brilhante com a nossa camisa. E aplaudir uma eventual derrota, faz parte, mas os adversários… Não tenho esse nível educacional nem cultural… rsss Ab!

  • Gabriel Pedro

    Fui contra colocar os jogos pra torcida no Allianz Parque, mas se a torcida for com essa intenção, de festa de criança, eu serei a favor.

  • Marcelo Mussarelli Corghi

    excelente texto, Conrado!
    é bizarro a torcida cobrar um moleque do mesmo jeito que cobra um profissional.
    Lembro de quando fui atleta mirim, tinha grupo de pais que era pior do que torcida organizada: brigava com os filhos, com os adversários, xingava muito, saia na mão com juiz….
    espero que nossa torcida seja madura o suficiente para curtir o evento de forma sadia.

  • Jean Campos

    Vi uma entrevista do Coordenador de Base e ele falou que a presença da torcida será fundamental para o processo dos atletas, desde o apoio até as críticas, que bom que a torcida comprou a ideia

  • Renato Brito

    Amanhã é dia de festa e apoio, independente do resultado. Será um dia marcante na vida desses meninos.

  • Marcelo Velloso Favilli

    Muito bem observado, Conrado! Vamos aplaudir todos os moleques, coisa que eu já estou bem acostumado

  • Thomas

    Parabéns a categoria de base!
    Um trabalho que começou la atrás, e que está tendo frutos agora. Pra 2018, teremos algumas voltas como; Arthur, Thiago Martins e João Pedro. Acredito que todos poderão ser úteis.

  • Luan

    Bem lembrado! Não podemos esquecer que são crianças!

  • Lucas Dalmáz

    Esse texto tem que ser entregue na entrada para todos os torcedores. Se essa postura realmente acontecer, o orgulho vai ser tremendo!

    • Rodolfo Scarlatti Bisacchi

      Seria histórico!

  • Allan Leite

    Bom senso nunca é demais, vamos fazer festa e somente isso, independente do resultado, essa molecada nos da orgulho

  • Ramon Voznak

    Essa molecada não tem nada de criança. Já são bem grandinhos pra saber o peso de uma decisão. Vamos apoiar e torcer, mas uma derrota pesa muito no psicológico.
    Se o juiz não roubar contra nós igual roubou pra ponte seremos campeões.

    • Vinicius Moreira

      Um dos jogos é do sub-11… ou seja os mlks tem 10 ou 11 anos, totalmente crianças ainda…

      • Ramon Voznak

        é verdade, desculpa o comentário.

    • Ramon Voznak

      PS. desculpem o comentário, não sabia que tinha um Sub-11. são crianças mesmo, e o Conrado está certo.

  • AlexTala

    O numero 6 do sub11 jogou um bolão ontem e o 3 do sub15 é um baita jogador, grande forte não errou um passe e não perdeu uma jogada, muito legal ver estes meninos ontem!!!!