1
X
1
03/04/2024 - 21:30
Jogando com o time todo reserva, o Palmeiras conseguiu um ótimo empate por 1 a 1 com o San Lorenzo, em Buenos Aires, na partida de estreia da Conmebol Libertadores 2024.
Mesmo com o foco todo na final do estadual, contra o Santos, o time se virou nos noventa para trazer um ponto importante na bagagem, o que aumenta o moral do grupo para a final de domingo – mesmo com a maioria dos titulares não tendo sequer viajado.
Com pouco ou nenhum treino e com evidentes problemas de foco, o Palmeiras foi para o jogo como um estudante que não conhece a matéria da prova. O time mostrou dinâmicas defensivas equivocadas, com os dois laterais subindo ao mesmo tempo sem as devidas coberturas, deixando a dupla de zaga absolutamente exposta.
Tecnicamente, Garcia e Vanderlan também não ajudaram muito nos apoios, e o time tinha muita dificuldade para encontrar Rony – ainda mais porque estava tentando pelo alto.
Assim, não foi difícil para o San Lorenzo criar volume para abrir o placar. Depois de duas grandes chances, num escanteio Romaña aproveitou a proteção dos companheiros para subir muito e testar sem chances para Lomba, que logo depois fez um milagre num chute cara a cara em mais um contra-ataque.
Mas o time da casa sentiu o esforço físico e baixou a intensidade. A meia-bike de Rony, um improviso para aproveitar uma jogada que nasceu morta, acendeu o time, e Lázaro e Gabriel Menino assustaram Altamirano. Mas o primeiro tempo terminou mesmo com 1 a 0 no placar.
Abel não mexeu no intervalo, mas já deixou duas alterações engatilhadas, que colocou em prática antes dos dez minutos: Piquerez e Luis Guilherme nos lugares de Vanderlan e Breno Lopes. E o time melhorou muito.
O uruguaio estava inspirado e usou sua experiência para dar equilíbrio ao flanco esquerdo. Já o camisa 31 entrou com muita coragem; aos 17 anos, vai crescer muito com as lembranças desta partida. O Verdão tomou posse do campo de ataque e melhorou mais ainda com as entradas de Flaco López e de Aníbal Moreno.
Flaco entrou na armação, por dentro, e Lázaro caiu para a esquerda, fazendo a dobra com Piquerez. Com um time renovado fisicamente, e muito mais bem armado taticamente, o Palmeiras se lançou ao ataque.
Mas o San Lorenzo, embora extenuado, conseguiu ainda descolar contra-ataques, e teve duas oportunidades gigantes – na primeira, Herazo explodiu a bola no travessão – e ela ainda triscou a risca do gol antes de sair; na segunda, Ferreira chutou por cima de dentro da pequena área.
Foi então que entrou em campo um clássico do futebol: “Quem não faz, leva”. Luis Guilherme arrancou em direção à área e foi derrubado a dois passos da risca; Piquerez bateu com categoria por cima da barreira e empatou, aos 35.
Os dez minutos finais mais os acréscimos foram frenéticos, com a bola não passando pelo meio do campo. Os dois times armavam ataques rápidos e o Palmeiras esteve muito perto da virada, com Flaco López, que chutou no ângulo de Altamirano, que se esticou para espalmar – ela ainda bateu na trave antes de sair.
O San Lorenzo também voltou a criar, mas sem muita organização – ainda assim, levou perigo ao gol de Lomba. No final, o placar de 1 a 1 foi justo, e qualquer um que eventualmente saísse com a vitória, estaria de bom tamanho. Foi um jogo bastante agradável de se assistir.
Melhor para o Palmeiras, que com o time reserva trouxe um ponto importante – e tirou dois do San Lorenzo. O moral voltou a se elevar e agora o foco está totalmente virado para o Santos, que está descansando. Assim como sete de nossos titulares, que nem viajaram.
Que nossa torcida faça sua parte de agora até o apito final, sem parar. Só apoio. Só energia boa, só confiança. Chegou um daqueles momentos por que esperamos toda a temporada, e sabemos como vivê-lo, mesmo sendo um troféu menor. Queremos ganhá-lo. Precisamos ganhá-lo. Então VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
San Lorenzo
Primeiro tempo
Gabriel Menino cobrou escanteio pelo lado direito do ataque e encontrou Rony; o camisa 10 cabeceou por cima do gol.
Leguizamón recebeu pelo lado esquerdo do ataque e cruzou na marca do pênalti para Bareiro, que cabeceou com perigo, mas a bola saiu à direita de Marcelo Lomba.
SALVA, LOMBA! Cristian Ferreira dominou na entrada da área, cortou para a perna direita e bateu firme, no canto esquerdo de Marcelo Lomba; o camisa 14 saltou e fez boa defesa, jogando para escanteio.
Gol do San Lorenzo. Cristian Ferreira cobrou escanteio pelo lado direito do ataque direto no miolo da área, onde Romaña cabeceou pingando, sem chance para Lomba.
UFA! Em jogada de velocidade, Bareiro deixou Leguizamón na cara do gol, mas Lomba se posicionou bem e salvou o Verdão mais uma vez.
Rony recebeu na área e matou no peito para a chegada de Lázaro; o camisa 17 bateu de primeira para o gol, mas a bola saiu à esquerda de Altamirano.
Gabriel Menino conduziu pelo lado esquerdo do ataque e cruzou na área para Rony, que fez o movimento perfeito para a bicicleta, mas a bola foi no meio do gol e Altamiro encaixou facilmente
Jesús Valenzuela apitou o fim da primeira etapa após dois minutos de acréscimo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem mudanças na escalação.
Entraram: Flaco López e Piquerez
Saíram: Vanderlan e Caio Paulista
Entraram: Luis Guilherme e Aníbal Moreno
Saíram: Breno Lopes e Gabriel Menino
QUE CHANCE! Garcia fez grande jogada pela direita e cruzou à meia altura para Flaco López; com espaço, ele preferiu tocar para Rony, que foi bem marcado e finalizou por cima do gol.
UUUUUHHH! Piquerez cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Gustavo Gómez na segunda trave; o capitão cabeceou com perigo, pingando, mas a bola saiu à esquerda do gol.
QUE SUSTO. Herazo arriscou de longe, de perna esquerda, uma bomba no travessão, que ainda pingou em cima da linha e voltou para o campo.
GOLAAAAÇO DO PALMEIRAS! Piquerez bateu falta pelo lado esquerdo do ataque, por cima da barreira e não deu para Altamirano.
LOOOMBA PEGA MAIS UMA! A zaga do Palmeiras afastou a bola alçada e ela sobrou com Irala, que arriscou de fora da área e deu muito trabalho para Marcelo Lomba, que novamente fez boa defesa.
Entrou: Luan
Saiu: Lázaro
QUE JOGADA! Flaco López recebeu pelo meio, cortou para a perna esquerda e bateu bem no canto direito de Altamirano; o goleiro saltou e fez boa defesa, espalmando para escanteio.
Jesús Valenzuela apitou e encerrou a partida no Nuevo Gasómetro.