0
X
0

17/02/2019 - 17:00

Pré-Jogo

Pré-jogo Ferroviária x Palmeiras

Na tarde deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita a Ferroviária, em Araraquara, em jogo válido pela sétima rodada do campeonato paulista.

Após seis dias de intervalo, o time de Felipão tem mais uma chance de mostrar sequência na evolução tática, apesar de ter perdido uma de suas peças mais importantes: Gustavo Scarpa, com lesão no tornozelo esquerdo.

Palmeiras

PalmeirasDESFALQUES
Lesionados:
Willian e Gustavo Scarpa
Não inscritos:
Fabiano, Juninho, Matheus Fernandes, Hyoran, Guerra e Arthur Cabral

Pendurados: Luan e Mayke

Sem poder contar com Gustavo Scarpa, Felipão pode ter à disposição Ricardo Goulart, já liberado pelos médicos – resta saber se o camisa 11 já tem condições físicas para jogar.

Dudu jogou todas no ano e desta vez é possível que descanse. Seguindo o rodízio, um provável time é Jailson; Mayke, Luan, Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo e Bruno Henrique; Carlos Eduardo, Lucas Lima e Zé Rafael; Borja.

Ferroviária

FerroviáriaO técnico Vinícius Munoz anda satisfeito com o desempenho da Ferroviária, que iniciou a rodada como líder do Grupo C, e por isso só tem feito alterações por lesões ou suspensões.

Neste caso, o volante PH deve voltar ao time, já que estava suspenso no empate em Sorocaba diante do São Bento. O mesmo se aplica a Maurinho, que foi poupado por sentir dores musculares e pode voltar. O time deve ser Tadeu; Diogo Mateus, Élton, Rayan e Julinho; PH e Tony; Maurinho (Jorge Eduardo), Fellipe Mateus e Felipe Ferreira; Uilliam.

Árbitro

Douglas Marques FernandesO juiz Douglas Marques das Flores apitou apenas um jogo do Palmeiras, em 2015, e na época era chamado pelo outro sobrenome: Douglas Marques Fernandes. O Palmeiras ganhou por 1 a 0, gol de bike do Vitor Hugo, e ele deixou os jogadores do São Bernardo baterem à vontade. Imaginem agora…

Parpite

Mesmo bem colocada em seu grupo, a Ferroviária não tem em seu elenco nenhum jogador capaz de atrair a atenção e desequilibrar um jogo, como acontecia nos grandes campeonatos paulistas das décadas de 70 e 80. Da Ferrinha vieram ninguém menos que Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, e o ponta esquerda Nei.

Se fosse um jogo do início do campeonato, e poderíamos esperar muitas dificuldades. Já com quase um mês de ritmo de disputa, o Verdão deve vencer impondo a maior categoria, tendo como principais problemas a arbitragem e a violência dos adversários. Para 12.678 pagantes, dá Palmeiras, 2 a 0, com dois gols de Borja, que saudará a torcida humildemente. VAMOS PALMEIRAS!

Transmissão

Escolha o canal e sincronize a imagem com o áudio da transmissão AO VIVO no canal do Verdazzo do YouTube!

TV GloboGlobo (para SP)

PFCPFC

Pós-Jogo

Ferroviária 0x0 PalmeirasCesar Greco/Ag.Palmeiras

Pouco inspirado, o Palmeiras não foi além de um empate sem gols com a Ferroviária, na Fonte Luminosa, no jogo solitário do domingo à tarde.

Defensivamente, o Verdão está se mostrando cada vez mais sólido e difícil de ser vazado. Mas na frente, insistiu demais num modelo de jogo que desperdiça o talento do elenco.

E por falar em desperdiçar, Carlos Eduardo e Borja mais uma vez deixaram de fazer gols muito fáceis – além da arbitragem, que nos tirou um pênalti e uma jogada de gol feito.

Primeiro tempo

4'
Palmeiras

Bruno Henrique acionou Lucas Lima, que em jogada típica enxergou Borja se projetando e deixou o colombiano em boas condições de finalizar, dentro da área; o chute saiu forte, rasteiro, e Tadeu fez excelente defesa no rodapé, sem rebote.

8'
Palmeiras

Em falta batida por Dudu pela esquerda, Gómez testou firme, mas a bola saiu raspando a trave esquerda de Tadeu.

14'
Palmeiras

Desta vez quem bateu a falta foi Lucas Lima, da direita, e Luan cabeceou bem, mas a bola mais uma vez saiu. Segue a sina do Palmeiras em errar o alvo nas bolas aéreas.

23'
Palmeiras

Após escanteio da direita, Luan testou no segundo pau para o meio da pequena área; Borja disputou pelo alto mas não conseguiu dar força na bola.

31'

O lateral Julinho sentiu lesão e precisou sair. Sem um lateral esquerdo no banco, o técnico Vinícius Munhoz mandou Alisson a campo na lateral direita, deslocando Diogo Mateus, destro, para a esquerda.

32'
Palmeiras

Em boa tabela pela direita, em cima do lateral deslocado, Bruno Henrique conseguiu um bom cruzamento, mas Tadeu desviou.

35'
Palmeiras

Carlos Eduardo entra na área e é deslocado por cima por Diogo Mateus – pênalti que a arbitragem preferiu não assinalar.

37'
Palmeiras

Dudu enfiou a bola para Borja, que saiu livre, em velocidade, em direção ao gol, mas o bandeirinha marcou impedimento de forma criminosa. Palmeiras roubado em dois lances claros, seguidos.

38'
Ferroviária

Podia ter sido pior, não fosse Jailson: Maurinho tentou a jogada pelo meio e foi travado pela trigésima oitava vez; no rebote Anderson Uchoa pegou o chute com rara felicidade e acertou um canudaço no ângulo direito de Jailson, que foi buscar fazendo uma linda ponte.

40'
Palmeiras

Dudu roubou a bola de Rayan e cruzou no segundo pau; Carlos Eduardo, livre, testou para fora com o canto esquerdo todo à disposição.

47'

O juiz, fraco, determinou o fim do primeiro tempo com dois minutos de acréscimo. O Palmeiras desperdiçou alguns gols feitos, mas podia ter criado mais chances se tivesse um jogador com mais poder de passe do lado direito. O jogo não tinha a característica de jogo de Carlos Eduardo, que não tinha espaço para suas jogadas de velocidade e ficou como um peso morto no setor. Além disso, mais uma vez os nervos pesaram e o garoto errou lances fáceis por pura ansiedade.


Segundo tempo

Felipe Pires foi para o jogo, no lugar de Carlos Eduardo.

8'

Felipe Pires puxava o contra-ataque pelo meio e torceu o tornozelo numa irregularidade do gramado da Fonte Luminosa. Ele até tentou continuar, mas não suportou as dores e foi substituído por Ricardo Goulart, que assim fez sua estreia pelo Verdão.

12'
Ferroviária

Felipe Ferreira driblou Felipe Melo e soltou mais um canudo, para outra boa defesa de Jailson.

14'
Palmeiras

Dudu enfiou boa bola para Borja, que bateu forte, cruzado, mas pegou muito embaixo da bola.

17'
Palmeiras

Ótima jogada do ataque, com Lucas Lima acionando Ricardo Goulart, que de primeira deixou Borja de frente para Tadeu; o chute saiu fraco e o goleiro da Ferroviária conseguiu agarrar no canto esquerdo.

23'

Cansado, Bruno Henrique deu lugar a Moisés.

27'
Palmeiras

Após cobrança de falta pelo alto, a bola ficou com Dudu, que enxergou Luan se projetando na área pelo lado direito; o zgueiro ajeitou o corpo e chutou com direção, mas com muita força – ela encobriu o travessão de Tadeu. Luan estava impedido e o auxiliar não viu.

34'
Palmeiras

Ricardo Goulart iniciou a jogada; a bola sobrou para Lucas Lima que soltou um foguetaço, mas a bola saiu triscando a forquilha direita de Tadeu.

Nos dez minutos finais o Palmeiras pregou. Foi nítida a falta de gás dos jogadores em várias jogadas em que não teriam cometido os mesmos erros no começo do jogo. Assim, foi fácil para a Ferroviária conseguir segurar  bola no pé e garantir um valioso empate.





Fim de jogo

O Palmeiras não estava bem armado em campo, não aproveitou as fraquezas do adversário e quando teve as chances, errou mais uma vez nas finalizações.

Mas nem tudo foi desperdiçado. O sistema defensivo mostrou-se mais uma vez muito sólido; nossa meta mais uma vez só foi ameaçada em chutes de fora.

A entrada de Ricardo Goulart deu muita esperança de ver em breve um time diferente, com mais bola no chão. Quem sabe Felipão não estava aproveitando sua ausência apenas para esgotar os  treinamentos com pontas agudos para agora, finalmente, desenvolver um setor ofensivo aproveitando todas as armas do elenco.

O resultado pouco importa. Seguimos em evolução, mesmo que em ritmo mais lento do que gostaríamos. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Ferroviária

GOL
Tadeu
LAD
Diogo Mateus
ZAG
Rayan
LAE
Rodrigão
LAE
Julinho
LAD
Alisson
VOL
Anderson Uchoa
GOL
Higor Meritão
VOL
Tony
MEI
Maurinho
MEI
Fellipe Mateus
MEI
Felipe Ferreira
ATA
Diego Gonçalves
ATA
Lúcio Flávio
TÉCNICO
Vinícius Munhoz

Notas


Jogador
Descrição
Nota
Jailson
Duas defesaças, uma em cada tempo.
8
Mayke
Bem acima da média, apoiando bem e firme no combate.
7.5
Luan
Sempre bem colocado, ainda conseguiu duas finalizações perigosas.
7.5
Gustavo Gómez
A firmeza de sempre, sem dar chance alguma para os atacantes da Ferroviária.
7
Diogo Barbosa
Ganhou a maioria dos duelos defensivos, sempre bem posicionado. Podia ter apoiado melhor.
7.5
Felipe Melo
O melhor em campo, comandando a parede que protegeu nossa zaga.
8
Bruno Henrique
Boa partida, percorrendo quase toda a extensão do campo. Mas já jogou melhor.
7
Moisés
Entrou bem, complementando a atuação do titular sem deixar cair o nível.
6.5
Carlos Eduardo
Errou praticamente tudo o que tentou.
3
Felipe Pires
Que pena. Tomara que a lesão não tenha sido grave.
s/n
Ricardo Goulart
Deu ao time uma dinâmica completamente diferente do que vimos até agora na temporada. Vamos torcer!
7
Lucas Lima
Seu estilo de jogo não casa muito bem com o desenho proposto por Felipão. Mas continua podendo decidir o jogo num lance.
6.5
Dudu
Segue fazendo bons jogos quase que no automático, aproveitando a fase técnica exuberante.
7
Borja
Perdeu os dois gols que foram previstos no pré-jogo e saiu muito criticado pela torcida. Pior que ele não tem muito o que argumentar.
0
Luiz Felipe Scolari
Luiz Felipe Scolari
O tempo dirá se os primeiros movimentos do time na temporada foram fruto de um planejamento tático que prevê mais alternativas. Com Goulart à disposição, depois de sete jogos, ele fica praticamente obrigado a mostrar variações já no clássico contra o Santos.
5