2
X
1

20/04/2023 - 21:00

De virada! O Palmeiras venceu o Cerro Porteño por 2 a 1 no Morumbi e se recuperou da derrota na estreia, na Bolívia, há duas semanas.

Depois de sair atrás logo a 4 minutos depois de falhas de Zé Rafael e Gustavo Gómez, o Verdão precisou lutar muito para reverter o placar e deixar o grupo absolutamente embolado: após duas rodadas, os quatro clubes têm 3 pontos; todos venceram seus jogos como mandantes.

O Cerro Porteño foi um adversário duríssimo; jogou com o espírito de Libertadores e exigiu um poder de superação fora do comum para nosso time, que jogou sem quatro titulares e precisou recorrer mais uma vez aos meninos recém-promovidos da base para chegar à vitória. E todos responderam muito bem.

Os dois pilares das linhas defensivas do Palmeiras falharam no gol do Cerro: Zé Rafael, ao não proteger bem a bola e ser roubado no meio-campo, e Gustavo Gómez, que só cercou Morales em vez de xerifar e dar um bote decisivo; a sorte ajudou os visitantes e a bola defendida parcialmente por Weverton foi exatamente na direção da testa de Bobadilla, que abriu o placar.

O Palmeiras tinha dificuldades em achar os caminhos do ataque e foi só a partir dos 20 minutos que o time enfim encontrou um bom balanço nas movimentações ofensivas. Com Flaco López isolado na área, o Palmeiras dependia muito das aproximações de Artur, Dudu e Jhon Jhon para criar as chances. Gabriel Menino, que deveria ser um elemento para proporcionar a superioridade numérica nos ataques, viveu uma noite tétrica e só atrapalhou.

Mesmo assim, o Palmeiras criou algumas chances de gol e o placar poderia ter apontado o empate ao final do primeiro tempo. Mas também poderia marcar dois gols para os visitantes, já que Espínola teve chance clara no fim do primeiro tempo numa bola parada, dentro da pequena área, e desperdiçou.

No segundo tempo, com Richard Ríos no lugar de Gabriel Menino e com um posicionamento novo no ataque, o Palmeiras seguiu tentando, mas Flaco seguia isolado na área e pouco produzia. A troca dupla, com Endrick entrando para fazer o comando e Navarro jogando mais avançado, finalmente povoou a área e o Palmeiras, mesmo correndo mais riscos, passou a sufocar os paraguaios.

A ótima partida de Richard, que preencheu todos os espaços do meio-campo com e sem a bola, foi fundamental para essa subida de rendimento. E o volume de jogo foi traduzido em muitas jogadas de bola parada, com laterais, faltas e escanteios. A virada veio com gols nascidos de cruzamentos, aos 18 e aos 30 minutos; Artur e Gustavo Gómez participaram dos dois gols.

No primeiro, Dudu bateu falta da esquerda; Artur escorou no segundo pau e Gómez aproveitou o rebote do goleiro; no segundo, foi Artur quem cruzou da direita para Gómez escorar no segundo pau para o miolo e Navarro entrou de bola e tudo. As jogadas ensaiadas de Vítor Castanheira seguem dando ótimo resultado, mesmo sem Gustavo Scarpa.

A partida ganhou ares de mata-mata e o Cerro tentou o empate; o Palmeiras deu terreno aos paraguaios e apostou nos contra-ataques para matar o jogo. Endrick sofreu um pênalti escandaloso numa bela investida em velocidade e inexplicavelmente a arbitragem nada marcou, mas mesmo assim o Verdão segurou o resultado e cravou a quarta vitória seguida, por quatro competições diferentes.

Abel não fez a melhor escolha de saída e vai ficando claro que López só vai render bem quando tiver um companheiro de área. Nosso treinador enxergou o equívoco, corrigiu e o time teve muita força mental para seguir focado, martelando, até chegar ao resultado.

Vira a chavinha! Serão menos de 72 horas até o próximo compromisso, agora pelo Brasileirão, no Maracanã, contra o Vasco, que vem embalado pelo ótimo resultado na primeira rodada e descansado porque não jogou no meio da semana. Difícil – mas ninguém nunca disse que seria moleza. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

42.340

R$ 2.378.284,50

Fernando Rapallini

Mauro Vigliano

Escalação

Cerro Porteño

Jean
Alberto Espínola
Enzo Giménez
Piris da Motta
Eduardo Brock
Gabriel Báez
Federico Carrizo
Braian Samudio
Rafael Carrascal
Ángel Lucena
Damián Bobadilla
Claudio Aquino
Diego Churín
Fernando Fernández
Robert Morales
Antonio Galeano
Facundo Sava
TÉCNICO


Primeiro tempo

4'
Cerro Porteño

Gol do Cerro – Morales roubou de  Zé Rafael , tabelou com Bobadilla  e lançou para Churín, que invadiu a área e tocou na saída de Weverton – nosso goleiro defendeu parcialmente; Bobadilla pegou a sobra e tocou de cabeça para o gol vazio.

13'
Cerro Porteño

Báez avançou pela esquerda, ganhou de Marcos Rocha, entrou na área e cruzou; a zaga rebateu e Churín chegou batendo chapado, mas pegou mal na bola e mandou por cima.

16'
Palmeiras

Artur cruzou da esquerda após escanteio ensaiado; a bola passou por toda a pequena área e Gustavo Gómez tentou escorar no segundo pau, mas errou o movimento e a bola saiu.

17'
Palmeiras

Flaco López ganhou de Brock após bola esticada, entrou na área e tocou na saída de Jean, que deu um tapa na bola e salvou o time paraguaio.

26'
Palmeiras

Após boa jogada de Jhon Jhon, Vanderlan cruzou; a bola passou por toda a área e caiu na direita com Artur, que chutou a primeira – Jean rebateu; chutou a segunda e foi bloqueado por Eduardo Brock.

38'
Palmeiras

Artur puxou o contra-ataque após casquinha de Flaco López, entrou na área e tocou em Jhon Jhon, que serviu Gabriel Menino, de frente para o gol, mas o camisa 25 quis encher o pé e mandou a bola na praça Roberto Gomes Pedrosa.

47'
Cerro Porteño

Após escanteio, a bola foi cabeceada para o meio da pequena área e Espínola testou por cima do gol.

50'

Fernando Rapallini, conivente com a cera paraguaia, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

Entrou: Richard Ríos
Saiu: Gabriel Menino

9'

Entrou: Endrick
Saiu: Jhon Jhon

Entrou: Rafael Navarro
Saiu: Flaco López

18'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Dudu bateu falta da esquerda no segundo pau; Artur fechou e tocou no canto; Jean tirou praticamente de dentro do gol mas Gustavo Gómez aproveitou o rebote e estufou a rede do time paraguaio.

25'
Palmeiras

Endrick recebeu dentro da área e girou rápido, chutando no canto direito de Jean, que defendeu bem.

29'
Palmeiras

Dudu cruzou da esquerda; Brock rebateu e Zé Rafael emendou de primeira, obrigando Jean a fazer ótima defesa.

30'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Artur cruzou da direita no segundo pau; Gustavo Gómez cabeceou para o meio da pequena área e Rafael Navarro dominou para estufar as redes.

37'

Entrou: Garcia
Saiu: Artur

41'
Palmeiras

Dudu puxou contra-ataque por dentro, abriu na esquerda para Endrick que, em velocidade, disparou um canhão que passou zunindo na forquilha direita de Jean.

42'

Entrou: Breno Lopes
Saiu: Dudu

46'
Palmeiras

Luan cortou uma bola no meio do campo lançando para Endrick, que entrou na área e foi atropelado. Incrivelmente a arbitragem não marcou nada.

52'

Fim de jogo no Morumbi e o Verdão está vivíssimo na Libertadores!



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Fez o que dava no gol; no resto do jogo só contou com a má pontaria do Cerro e fez boas reposições de bola.
6
Marcos Rocha
Errou uma avalanche de passes e tentou driblar onde não podia. Parecia juvenil.
4
Gustavo Gómez
Compensou o bote errado no gol adversário com duas participações fundamentais nos gols da virada.
7.5
Luan
Firme, sério e com alto índice de acerto nos passes.
7.5
Vanderlan
Cada vez mais produtivo no ataque. Só precisa melhorar a mira nos cruzamentos.
7
Zé Rafael
Sofreu um desarme por desatenção: gol dos caras. Mas seguiu de cabeça erguida e fez bem seu papel.
6
Gabriel Menino
Errou praticamente tudo o que tentou. Um desastre.
3.5
Richard Ríos
Devolveu consistência ao nosso meio-campo. Vai se aproximando do jeitão de jogo do Danilo.
7.5
Artur
Mais um passo em direção à aclimatação total. Participou dos dois gols.
7
Gustavo Garcia
s/n
Jhon Jhon
Apesar de um passe atravessado errado na frente da área, foi bem na criação pelo lado esquerdo, com muita facilidade na progressão com bola dominada.
7
Endrick
Mesmo sem marcar, fez uma grande partida, incendiando a área do Cerro. Sofreu um pênalti claro não marcado pela arbitragem.
7
Dudu
Sempre que parte para cima do marcador é um calor. Cruzamento perfeito para o primeiro gol.
7
Breno Lopes
s/n
Flaco López
Isolado como referência, não funcionou mais uma vez. Precisa do 4-2-4 para seu futebol aparecer.
5.5
Rafael Navarro
Decisivo, mostrou que sua presença na área e sua força física ainda serão bastante úteis na temporada.
7.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
A decisão de escalar Flaco isolado na frente se mostrou equivocada; mas corrigiu no segundo tempo, por necessidade, refazendo o 4-2-4 até a virada. Depois, armou o 4-4-2 para garantir os três pontos.
6.5




Um comentário em “20-04-2023 – Palmeiras 2×1 Cerro Porteño – Libertadores da América 2023

  1. Há muito tempo não via um jovem com tamanha visão de jogo como o Jhon Jhon tem. Esse moleque é muito, mas muito bom de bola. E cada jogo que passa vai pegando mais confiança. No mais, libertadores é isso aí, acostumados com o desempenho avassalador da fase de grupos nos últimos anos, o Palmeiras tendo um jogo como esse vai lembrar como é difícil jogar Libertadores. Não são só os times brasileiros que estão subindo o sarrafo, embora a diferença para o resto da América do Sul ainda seja gigantesco, os times estão vendo que se não correrem atrás a libertadores vai ser uma Copa do Brasil 2.0.

Deixe uma resposta