5
X
0

Palmeiras 5x0 SPFC

Numa noite em que tudo deu certo, o Palmeiras espancou o SPFC por 5 a 0 no Allianz Parque e ameaça retomar o embalo nesta parte final da temporada.  O resultado iguala a maior goleada palmeirense no confronto direto; apenas uma vez, em 1965, o Verdão havia marcado cinco gols no inimigo. Piquerez e Breno Lopes, com dois gols cada, foram os destaques numa partida em que todos jogaram bem.

Abel Ferreira, de volta ao banco de reservas após suspensão, manteve o esquema com três zagueiros e dois atacantes. O time mostrou um enorme equilíbrio entre todos os setores: a defesa, com três pilares fortíssimos; o ataque, com Breno Lopes e Endrick se movimentando bastante e confundindo a defesa adversária; e o meio-campo, com os dois alas mais os dois volantes se revezando no apoio e dando todo o suporte para que Veiga comandasse o show.

Some-se a isso a apatia do adversário, que não luta por mais nada na temporada e entrou em campo apenas para cumprir tabela. Pode parecer exagero, mas 5 a 0 acabou de bom tamanho para o Trikas!

Ríos foi às redes com menos de cinco minutos, após excelente cruzamento de Mayke, mas o colombiano estava ligeiramente impedido. Mayke seguiu forte no apoio e após espetacular triangulação com Endrick e Veiga, cruzou na medida para Breno Lopes abrir o placar no segundo pau.

Pouco depois, Breno Lopes, aproveitando passe de trivela de Ríos, ganhou dos defensores adversários e tocou por cima do goleiro, aumentando a vantagem do Verdão. E com 30 minutos o camisa 19 podia ter chegado ao hat-trick, mas cabeceou para fora após uma linda jogada coletiva do ataque do Verdão.

A marcação adversária estava uma piada e Gabriel Neves foi sacado por Dorival Júnior ainda no primeiro tempo. Rodrigo Nestor, que entrou em seu lugar, não mudou em nada o panorama e Raphael Veiga seguiu com bastante espaço para flutuar e comandar nossa construção ofensiva. Pouco depois, Lucas Moura sentiu lesão muscular e obrigou Dorival a parar o jogo de novo para substituição.

Rafinha sentiu que o problema era grande e passou a procurar por confusão, elegendo Breno Lopes como seu inimigo. O clima esquentou e o árbitro teve que acalmar o jogo – mas tentou segurar os ânimos só na conversa – no que fracassou miseravelmente. Aos 50, após jogada aérea, a bola sobrou para Zé Rafael na lateral da área e Wellington Rato fez a carga pelas costas – pênalti que Piquerez cobrou muito mal, mas quando a fase é boa, tudo dá certo: Rafael deixou a bola passar por baixo de seu braço direito e o Verdão ampliou.

O ritmo do jogo baixou um pouco no segundo tempo e as coisas só esquentaram de novo depois que Abel começou a trocar as peças, depois dos 22 minutos. Primeiro, entraram Fabinho e Rony; depois, Artur e Marcos Rocha, e um pouco mais tarde, Luis Guilherme. A goleada ficou configurada depois que Marcos Rocha recebeu cruzamento da esquerda, no segundo pau, após linda tabela entre Luis Guilherme e Piquerez. E coube ao uruguaio fechar o placar com o gol mais bonito da noite, num chute violento da intermediária que foi morrer na forquilha esquerda de Rafael.

Ganhar sempre é bom. Ganhar clássico é melhor ainda. Meter goleada num inimigo, é sempre espetacular e renova qualquer auto-estima eventualmente abalada. Depois de passar pela pior crise desde que Abel assumiu o comando do time, o Verdão já pode dizer que superou – e em grande estilo.

É uma pena que o estrago da crise foi grande demais para que o time ainda possa sonhar com alguma conquista, mas certamente Abel usará este novo bom momento para seguir desenvolvendo este novo esquema, com as necessárias variações, pensando em 2024 e sonhando com os reforços por que a torcida vem clamando há meses. ACORDA DIRETORIA! CHUPA BAMBI! VAMOS PALMEIRAS!.

Ficha Técnica

Escalação

SPFC

Rafael
Rafinha
Diego Costa
Beraldo
Caio Paulista
Gabriel Neves
Rodrigo Nestor
Alisson
Nathan
Michel Araújo
James Rodríguez
Jeghson Méndez
Lucas Moura
Wellington Rato
David
Luciano
Dorival Júnior
TÉCNICO


Primeiro tempo

1'
Palmeiras

Veiga carregou em velocidade pelo meio e abriu para Piquerez do lado esquerdo; o uruguaio tentou cruzamento rasteiro de volta para Veiga, mas ela saiu forte e quase sobrou para Endrick no segundo pau, mas Rafael chegou antes e agarrou.

5'
Palmeiras

Gol anulado! Veiga fez grande jogada pelo meio e abriu para Mayke, do lado direito; o lateral levantou a cabeça e fez cruzamento preciso para Ríos, que cabeceou com força no canto direito de Rafael; o goleiro até alcançou, mas não conseguiu evitar o gol. Após comemoração, o VAR avisou Claus que houve impedimento na jogada e o gol foi anulado.

11'
Palmeiras

Raphael Veiga roubou a bola no campo de defesa e ela sobrou com Endrick, que disparou em velocidade e lançou para Breno Lopes; o camisa 19 entrou na área e bateu de pé direito, meio sem ângulo, e Rafael encaixou com facilidade.

16'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Veiga fez outra grande jogada por dentro e soltou para Mayke, que tocou de primeira, rasteiro, para Breno Lopes, no segundo pau; mesmo com Rafael fora do lance, Breno bateu com categoria para abrir o placar.

21'
SPFC

Na primeira finalização do SPFC no jogo, James cobrou falta de muito perto da área, pelo lado direito, mas a bola saiu por cima do gol de Weverton.

26'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Mayke tocou para Richard Ríos, que fez lindo lançamento de trivela para Breno Lopes; o atacante ajeitou o corpo e bateu de perna esquerda, para marcar seu segundo no jogo.

35'
SPFC

Alisson tabelou com Lucas Moura e bateu para o gol de perna direita, de fora da área, mas a bola saiu por cima do gol.

48'
Palmeiras

Pênalti! Em falta cobrada pelo lado esquerdo, Veiga cruzou na área, a defesa são-paulina afastou e a bola sobrava para Zé Rafael, próximo à linha de fundo, mas Wellington Rato o empurrou por trás e Rafael Claus assinalou pênalti.

51'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Piquerez foi para a cobrança e bateu no canto direito de Rafael, que até alcançou a bola, mas deixou escapar e a bola morreu no fundo da rede.

53'

O omisso Rafael Claus encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

Como esperado, o Palmeiras voltou sem alterações para o segundo tempo.

2'
Palmeiras

Endrick recebeu pelo meio, girou e acertou lindo passe para Breno Lopes, que acelerou, invadiu a área e foi desarmado por Rafinha, mas ganhou escanteio.

3'
Palmeiras

Após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Richard Ríos recebeu na entrada da área, ajeitou o corpo e bateu com força, no meio do gol, e Rafael conseguiu espalmar para escanteio.

15'

Expulso! Rafinha fez falta dura em cima de Breno Lopes, tomou o segundo amarelo e foi expulso de campo.

20'
Palmeiras

Veiga recebeu pelo meio e tocou de primeira para Endrick, do lado direito do ataque; o camisa 9 cruzou rasteiro para Breno Lopes, que se esticou muito e chegou a tocar na bola, com muito perigo, mas não conseguiu empurrar para o gol. Ao fim do lance, o bandeira assinalou impedimento.

22'

Entraram: Marcos Rocha e Fabinho
Saíram: Mayke e Richard Ríos

28'

Entraram: Rony e Artur
Saíram: Endrick e Raphael Veiga

33'

Entrou: Luis Guilherme
Saiu: Breno Lopes

34'
Palmeiras

Marcos Rocha cobrou falta pela direita direto para Piquerez, que ajeitou para a perna esquerda e bateu para o gol de muito longe, mas Rafael fez grande defesa e espalmou para escanteio.

38'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Luis Guilherme recebeu pela esquerda e soltou para Piquerez, que acelerou e cruzou rasteiro no segundo pau; com Rafael fora da jogada, Marcos Rocha bateu firme para ampliar o placar.

41'
Palmeiras

GOLAAAAAAÇOO DO PALMEIRAS! Marcos Rocha carregou pela direita e acionou Piquerez, que ajeitou o corpo e fuzilou de fora da área, no ângulo esquerdo de Rafael.

45'

Medroso, Rafael Claus encerrou a partida sem acréscimos na segunda etapa.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Assistiu ao jogo e fez alguns bons lançamentos.
7
Gustavo Gómez
Pouco exigido, mas teve chance de dar umas xerifadas.
6.5
Luan
Segue muito competente na saída de bola.
7.5
Murilo
Travou um bom duelo com Wellington Rato - e ganhou.
6.5
Mayke
Ótima partida, com muita presença ofensiva e precisão nos cruzamentos.
8
Marcos Rocha
Entrou decidido a atacar e foi premiado com mais um gol.
7.5
Zé Rafael
Partida que todo volante sonha: clássico, com o adversário sonolento e um ou outro bobão querendo briga. Prato cheio!
8.5
Richard Ríos
Segue na gangorra, mais um jogo de aprendizado. Desta vez, foi bem, tomando quase sempre as melhores decisões.
8
Fabinho
Está prontíssimo. Pode assumir a 5 ou até a 8 fácil, fácil.
7
Raphael Veiga
Desfrutou do segundo jogo seguido com bastante liberdade, e mais uma vez aproveitou bem, com jogadas de altíssimo nível e muita inteligência.
9
Artur
Numa noite iluminada de todo o time, aproveitou para entrar perto do fim para fazer um jogo sem erros.
6.5
Piquerez
Mesmo sem jogar tão bem, encaixou dois gols num clássico. Está naquela fase que todo jogador sonha.
8.5
Endrick
Que é diferente, todos sabemos. O físico já está totalmente desenvolvido e agora só precisa acumular minutagem para se tornar um monstrão.
8
Rony
Participações discretas. Para sorte dele e de todos nós.
6
Breno Lopes
Depois de quase ser defenestrado do clube, vem respondendo bem, com direito a esta noite de gala, inesquecível.
9
Luis Guilherme
Já passou da hora de deixar seu primeiro golzinho. Está evoluindo a olhos vistos.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Transformou um grupo em frangalhos, com um esquema tático esgotado, num grupo confiante com um novo esquema bastante promissor, com menos jogadores ainda. Sua capacidade de se reinventar é absurda.
10




5 comentários em “25-10-2023 – Palmeiras 5×0 SPFC- Campeonato Brasileiro 2023

  1. com o adversário não conseguindo acertar nenhum chute ao gol, as notas dos marcadores deveriam ter sido maiores

  2. O Fabinho deu uma envergada no Luciano em uma dividida que foi coisa linda de ver. Atuação praticamente perfeita, sem ressalvas. Os 3 zagueiros se entenderam bem demais atrás, o Piquerez é um craque da lateral. Zé, Rios e Veiga dominaram o meio e Endrick e Breno foram bem no ataque.

    Bom demais enfiar um sacode nos trikas

  3. O Palmeiras fez um jogo espetacularmente competente, e este alto nível tático ajudou e muito a fazer com que o time praticamente todo tivesse uma noite iluminada no aspecto técnico – cornetar o esquema com três zagueiros e a opção por Breno Lopes lá na frente é normal para nós, e ainda assim, muito por conta das atuações pavorosas do time nos últimos jogos.

    Porém, definitivamente, Abel Ferreira traz consigo uma vontade quase insana de se reinventar e sua obstinação por vencer faz um bem danado. Tudo que precisávamos para esta reta final da temporada!

    ACORDA DIRETORIA!

    CHUPA BAMBI!

    VAMOS, PALMEIRAS!!!

  4. Tenho que dar a mão a palmatória !!! Quando vi a escalação com 3 zagueiros , falei : Deus nos ajude , isso só funcionou contra o coxa !!!Ainda bem que o Abel é o treinador e não eu !!!rsrsr…
    Foi um baile , há muito tempo não via o verdão jogar tão bem , impondo ritmo dentro de casa e não dando a minima chance pro adversário !!! Que continue assim até o fim da temporada para garantirmos logo essa vaga na Libertadores !!! O Abel sempre tem um plano !!!!

    1. Pensei a mesma sobre os 3 zagueiros. E ainda cornetei Breno Lopes na escalação. Como se não bastasse, no decorrer da partida, ainda fiquei puto por fazer a troca simples de um lateral pelo outro estando com 1 a mais. Pra felicidade geral da nação, graças a Deus que eu não passo nem perto de influenciar qualquer coisa na comissão técnica.

Deixe uma resposta