1º passo: Palmeiras estreia na Copinha contra a Queimadense; confira os possíveis destaques do elenco

Atletas do Sub-20 durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Duelo acontece a partir das 17h30 desta quinta-feira; Palmeiras está no grupo 24

A caminhada do Palmeiras rumo ao tricampeonato consecutivo da Copinha, o que seria inédito na história da competição, começa nesta quinta-feira. Com sede em Barueri, o Verdão enfrenta, às 17h30, a Queimadense, da Paraíba.

O elenco palmeirense escolhido por Lucas Andrade para a competição conta com uma mescla de jogadores do Sub-20 e do Sub-17. Dos 30 atletas relacionados, 10 atuaram pelo Sub-17 em 2023. São eles: César e Luiz Sá (goleiros); Benedetti e Vitor Reis (zagueiros); Rafael Coutinho, Erick Belé e Felipe Goto (meio-campistas); Kidani, Riquelme Fillipi e Luighi (atacantes).

Principal jogador do plantel, Estêvão (16 anos) também tinha idade para atuar na categoria, mas já estava presente no Sub-20. Outro ‘garoto’ da relação é o atacante Wesley, de apenas 15 anos. O jogador participou do Sub-15 no ano passado, foi campeão Paulista da categoria e ganhou a oportunidade de ser inscrito para a Copinha.

Dos 18 jogadores restantes (todos do Sub-20), 13 foram campeões da Copinha de 2023, sendo que quatro atletas também estiveram presentes em 2022: Kauan Santos, Ian, Talisca e Daniel. O goleiro Kaique foi campeão na edição de 2022, porém foi cortado da lista no passado e, em 2024, também será desfalque. A ausência do jogador na competição se dá pelo mesmo motivo: convocação.

Kaique foi chamado para a disputa do Pré-olímpico por Ramon Menezes, substituindo Andrew, do Gil Vicente, e só estará à disposição do Palmeiras nas duas primeiras rodadas. A preparação da Seleção Brasileira inicia no próximo dia 8. Sem ele, Aranha deve assumir a posição.

Em quem ficar de olho

Estêvão é o principal nome do time do Palmeiras para a Copinha e já ganhou oportunidades com o Abel Ferreira no elenco principal. Entretanto, o Verdão conta com outros jogadores que podem chamar a atenção na competição. E o Verdazzo lista cinco nomes para a torcida palmeirense ficar de olho:

– Vitor Reis

Capitão em todas as categorias, o zagueiro acumula títulos pelo Palmeiras e convocações para a Seleção Brasileira – atuou na última Copa do Mundo Sub-17. Apesar de ser sua primeira Copinha, o defensor de 17 anos deve ser titular. No ano passado, disputou 29 jogos e marcou quatro gols.

– Erick Belé

Meia canhoto de criação, Erick Belé se destaca pela vocação em marcar gols, mesmo não sendo atacante. 2023 foi seu primeiro ano de Sub-17 e os números impressionam: 20 gols em 38 jogos e já chegando à categoria como titular. No ano de 2022, ainda pelo Sub-15, anotou 19 tentos em 26 partidas.

– Thalys

Thalys tem mais duas temporadas pelo Sub-20 para disputar, porém já pode ser considerado um dos mais experientes do grupo. O jogador de 18 anos surgiu como meia quando veio para o Palmeiras, em 2021, mas virou o centroavante da equipe no ano passado e se destacou: 14 gols em 38 jogos. O drible curto e a qualidade técnica são suas principais características.

– Kauan Santos

Campeão da Copinha em 2022 e 2023, Kauan Santos chega para a competição em 2024 em constante evolução. Ele pode atuar aberto pelas pontas ou como meia central. No ano passado, doutrinou o rival SCCP em plena Fazendinha, na 3ª fase do Paulista, com dois golaços: um olímpico e outro arrancando da defesa para o ataque. Em 2023, marcou 14 gols em 43 jogos.

– Luighi

Centroavante de 1.82m de altura, Luighi terminou 2023 em alta, sendo convocado pela Seleção Brasileira Sub-17 para Copa do Mundo mesmo não participando de toda a preparação. O atacante mostrou grande evolução com a bola no pé e conseguiu alinhar seu tamanho e velocidade para ajudar o Palmeiras e os companheiros. 21 gols em 22 jogos para o centroavante em 2023 no Sub-17.

Tabela do Palmeiras na 1ª fase da Copinha:

  • 04/01 – 17:30: Palmeiras x Queimadense – Arena Barueri
  • 07/01 – 20:00: União ABC x Palmeiras – Arena Barueri
  • 10/01 – 17:00: Oeste x Palmeiras – Arena Barueri

Deixe uma resposta