Por que o Palmeiras fez bem em contratar Gustavo Scarpa

Gustavo Scarpa
Mailson Santana/Fluminense

A notícia da contratação de Gustavo Scarpa pegou quase todos de surpresa na manhã desta segunda-feira. O assunto havia sido tirado da pauta palmeirense há quase um mês, quando a diretoria decidiu encerrar a negociação com o Fluminense, detentor dos direitos econômicos do atleta.

Através de um mandado de segurança, os advogados de Gustavo Scarpa conseguiram romper o vínculo com o clube carioca e isso mudou completamente a situação. Sem precisar pagar mais nada ao Fluminense, bastou ao Palmeiras oferecer um bom contrato ao jogador.

As condições financeira, de estrutura e esportiva ajudaram o Palmeiras a ser clube o escolhido pelo jogador, que também era disputado por SPFC, SCCP e Atlético-MG. Três anos depois de Dudu, Alexandre Mattos aplica mais um chapelaço no mercado.

No dia 21, o Verdazzo publicou um post dizendo por que desistir de Scarpa foi a escolha certa para o Palmeiras. Diante das novas circunstâncias, fazer o oposto passou a ser um tiro certeiro.

Por que mudou?

Gustavo Scarpa é um dos melhores atletas de criação no meio-campo do país. O valor de sua transferência era muito alto e o Palmeiras não precisava entrar em leilão para fortalecer um setor em que já tínhamos peças suficientes para desempenhar um bom papel na temporada. Vê-lo em um rival seria um problema que teríamos que resolver dentro de campo. Agora, o problema é deles.

Com a queda do vínculo com o Fluminense, basta ao Palmeiras, que nesse meio-tempo já se desfez de Raphael Veiga, decidir se ainda vai precisar abrir mais uma vaga no elenco. Hyoran e Allione são os mais cotados para saírem por empréstimo, se a diretoria e a comissão técnica assim avaliarem, mas ainda há a chance de todos permanecerem.

Mais um símbolo

DuduDudu chegou há três anos e simbolizou a virada para uma nova fase do Palmeiras, uma reconstrução que durou três anos e que já rendeu ao clube dois troféus nacionais.

A contratação de Gustavo Scarpa, que estabeleceu vínculo de cinco anos com o Palmeiras, é um símbolo da consolidação do Verdão como a maior potência do país; a primeira escolha de todos os jogadores e o último degrau no Brasil para quem deseja fazer carreira no exterior.

Dudu, nesses três anos, criou um vínculo tão profundo com o Palmeiras que hoje recusa propostas financeiramente mais vantajosas. O capitão já entendeu o significado de ser um ídolo do Palmeiras e só vai sair numa situação excepcional, que envolva mais que apenas dinheiro.

Esperamos que Gustavo Scarpa, Lucas Lima e todos os destaques do elenco sejam também cativados pelo projeto do clube, que criem esse vínculo com nossas cores e que sejam os pilares para o estabelecimento de uma identidade em nosso futebol; e que o Palmeiras monte um esquadrão que dure muitos anos na vanguarda do futebol brasileiro e sul-americano.

SEJA BEM-VINDO, GUSTAVO SCARPA!

  • Que esse elenco se torne um time forte, imbatível. Matéria humana temos de sobra. Seria pedir muito um título da Libertadores?

  • Que elenco, Senhores!!! E tem PALMEIRENSE que ainda tem coragem de criticar o Mattos…. Esse cara é simplesmente um gênio!! Palmeiras tem que fazer um busto pra ele….

  • Jogadores jovens e bons com contrato longo + boas promessas da base amadurecendo.
    Creio que na próxima ou nas próximas temporadas não precisaremos ir ao mercado. E que esse ciclo perdure por muitos anos!

  • Excelente contratação, indiscutivelmente, mesmo com um elenco recheado.. Mas ainda acho que o Palmeiras está contando com uma investida muito forte pelo Dudu.. um verdadeiro caminhão de dinheiro, para o atleta e o clube.

  • Com a contratação do Scarpa, foi a certeza que o planejamento do Palmeiras está sendo bem feito a 3 anos. Hoje foi uma ducha de água fria aos conerteiros da Mídia Terceirizada que a Sociedade Esportiva Palmeiras não está para brincadeira, e vamos ser assim mais forte a cada ano que passar. Títulos serão consequência deste bom trabalho e virão na alegria da temporada 2018.

  • Montamos um otimo time , os melhores jogadores disponíveis no mercado trouxemos , ..temos o melhor elenco e , tenho certeza que O professor Roger vai transformar este elenco no melhor time do pais ..abraços

  • ta apagando tdos os meus comentarios, ja é o segundo post que comento e apaga, oq eu to fazendo de errado ?

  • Amém! Deus te ouça e que seja um ano de grandes conquistas ao nosso Palestra! Esse time, esse clube e essa torcida merece! AVANTI!

  • Felipe Melo, Moisés, Lucas Lima e Scarpa, se o Willian ou Borja não fizerem mais de 20 gols cada um na temporada pode manda embora

  • A verdade é que os rivais, atordoados e baqueados, não sabem o que fazer para reforçar seus respectivos elencos, enquanto o Palmeiras vem tendo o “mercado da bola” mais tranquilo de todos os tempos. Em 2017 a torcida se empolgou com um elenco bom, elevando a um patamar muito acima da realidade. No entanto, os jogadores para 2018 são bem melhores… Ótimos laterais (finalmente!!!), meio-campo muito forte, bons zagueiros (ainda não será como Mina + Vitor Hugo ou Dracena, mas a defesa está legal), os melhores atacantes de velocidade no Brasil… Há times que podem incomodar, mas que não serão adversários para todas as competições, como o Cruzeiro.

  • Jornaleiros sangrando nas mesas redondas vespertinas, desde “mecenato” (acreditem) até “fair play financeiro” entre outras aberrações. Sobre a teta gorda que a RGT dá a GAM e FRA em conta de TV aí esses FDPs não abrem a boca para falar de fair play. Dá nojo.

    • E o patrocínio da Lubrax, Petrobras e agora Caixa?doacoes de estádios, terrenos e agora CIDs? Isso sim é vergonhoso!

  • O melhor foi o Menon acusar o Verdão de ação predatória. o problema é simples , tentamos mandar alguns jogadores , porém eles conversam entre si , e aí já era , o clube não paga , então não vou , fico aqui recebendo sem jogar.

  • Só tenho uma coisa a dizer sobre isso: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bom, aos que criticam sobre “O grupo estar muito grande” lembre-se que soh em um treino o Diogo Barbosa se lesionou e temos o Vitor Luis para repor a altura. Temporada eh assim, uma hora alguem machuca e eh um Deus nos acuda para repor (eh soh lembrar que o desespero que foi repor o Gabriel e o Lucas em 2015, onde sofremos com o Amaral e João Pedro, mas tivemos sorte de o Matheus Sales e o Taylor segurarem na final), então hoje temos um bom time titular e com peças boas de recomposiçao, eh soh pensar que não temos um titular absoluto (podia ateh citar o Dudu, mas hoje para o lugar dele pode ir tanto o Keno como o Artur se precisarmos).
    Agora se formos citar alguns nomes que poderiam ir para o Fluminense nessa troca, não gostaria que o Hyoran e nem o Allione saissem, um eh jovem e tem um enorme potencial (o que não ocorre com o Veiga, por exemplo) e o outro fez uma boa temporada no Bahia, além de mostrar que está com gana de jogar, mas penso no Fuzato (para ganhar experiencia e pq o Florminense esta sem goleiro), Fabiano, Jean, Michel, Deyverson e Guerra (podem criticar, mas adoraria debater sem baixar o nivel sobre isso, haha).
    E aceito sugestões de nomes e a opinião de vocês, o que acham? haha

  • Muita gente por aí reclamando que o grupo está muito grande, que não vai ter como colocar todos para jogar.

    Bobagem.

    Com este grupo não precisa colocar jogador importante para se arrebentar na primeira fase do Paulistão. E também não vai ter aquela neura de priorizar ou não Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão naqueles meses infernais de jogos decisivos em sequência.

    A maior dificuldade do ano vai ser RM convencer craque marrento a aceitar a reserva em alguns jogos.

    O boleiro que tiver pelo menos meio neurônio funcionando vai perceber que, mesmo começando o ano na reserva, VAI ACABAR JOGANDO ATÉ CANSAR. Precisa ser muito burro para não perceber esta obviedade.

    • Fico preocupado quando vejo Palmeirenses caindo nessa teoria da imprensa.

      Enquanto a imprensa, com dor no cotovelo faz este discurso, até é compreensível, mas a nossa torcida cair nessa é demais.

      Real, Barça, City entre outros times, tem um elenco numeroso e nunca é problema para eles contratarem maiores e melhores jogadores para o elenco.

      É só no Palmeiras que é ruim qualificar o elenco ?

      Nós Palmeirenses não devemos cair nessa ladainha da imprensa novamente…

      • Exato.

        E pode apostar que a imprensa, doida para inventar crises, vai plantar diariamente que supostamente haverá jogadores desconfortáveis com a reserva.

        E ainda vão debochar pelo fato do Palmeiras querer manter praticamente dois times titulares, com merdas tipo “Real Madrid das Américas”…

        Preparem o Plasil e o Dramin.

  • Excepcional contratação! E ainda não deixamos ele reforçar um rival! Esse profissionalismo no Palmeiras não pode parar! AVANIT PALESTRA! VAMOS PALMEIRAS!

  • Uma das maiores torcidas do país e o maior campeão nacional.
    Maior e melhor infraestrutura de futebol (nível europeu) e melhor elenco de jogadores das Américas.
    Fechando o ano de 2017 com superávit de mais de R$50.000.000,00, mesmo tendo ainda mais de R$20.000.000,00 a receber da Wtorre…

    Realmente… só resta aos antis passar os dias inventando meme sobre fax e caninha 51.
    Dá pena. kkkkkkkkkk

    • Tem toda a razão.

      Mas tem algo que me incomoda nisso, e não é só no Palmeiras.

      Competência nas batidas de falta vem apenas depois de MUITO treino.Fora do horário, por conta própria.

      Ah, o goleiro titular não vai querer treinar com você? Porra, aposto que o moleque terceiro goleiro vai dar a vida para ter este privilégio.

      Me parece que jogador nenhum (com raríssimas exceções) neste país quer se submeter a este “sacrifício”.

      E quando falamos em batidas de penalidades então, a coisa só fica pior.

  • Pessoalmente fiquei muto feliz com a contratação do Scarpa, acho um jogador acima da média e que tende a se tornar um dos pilares do nosso meio campo. Além disso, ganhamos com ele e tb com o L.L uma arma poderosa em cobranças de bola parada, coisa que não tínhamos no elenco há muito tempo e que podem definir um jogo. Agora temos os dois líderes em assistências do campeonato jogando a nosso favor. Se o Borja não desencantar esse ano, não desencanta nunca mais.

  • Se a chegada do Geromel se confirmar e o Mattos contratasse um centroavante de verdade…… será o até o momento, o melhor Palmeiras desse século.

  • Eu queria entender o que passa na cabeça dessa galera que ao invés de ficar feliz por o Palmeiras anunciar uma grande contratação com direito a chapéu nos rivais, prefere ficar falando mal dos reservas do elenco.

  • Comentei em um post anterior pra mim essa contratação deixa o elenco do palmeiras muito equilibrado pro 4 4 2, principamente se conseguirmos emprestar fabiano hyoran e michel até um zagueiro quem sabe como compensação, deixando o elenco cheio de opções e sem muito espaço para grandes cara feias.

    Goleiros ( Weverton, Prass e Jailson)
    Lateral Direito ( M. Rocha, Mayke)
    zagueiro Direita ( T. Martins, Luan, Emerson)
    Zagueiro Esquerda ( Edu, Antonio Carlos, Juninho)
    Lateral Esquerdo ( D. Barbosa, V.Luis)
    Volante- Volante( Felipe, Thiago)
    Segundo Volante ( Moises, Bruno)
    Meia – Meia (L.lima, Guerra)
    Meia- atacante (Gustavo Scarpa, Allione)
    Ponta (Dudu, Keno, Arthurizinho)
    Nove – Nove (Borja e Deyverson)
    Coringas (tche tche, willian, Jean)

    Envolvendo esses jogadores (Juninho tbm) pela scarpa, apenas por parecer vantajoso ao Palmeiras. Teriamos os 25 para o paulista e os 30 da libertadores

    • 4-4-2 daria pra escalar assim:
      Prass, MR, Luan, Edu Dracena e DB, Thiago Santos, TcheTche, Scarpa e LL, Dudu e Borja.

        • Pode entrar também. Mas a meu ver o Tche é melhor marcador, com melhor preparo físico, e isso seria importante para proteção da nossa zaga, deixando os 4 da frente com mais liberdade para atacar e protegendo mais as subidas dos laterais.

  • Nesse caso, melhor que reforçar o elenco, é enfraquecer os rivais e ainda ferrar com o Flor-C! Os bambis estavam dando como certa a contratação…

    Nosso elenco não precisava do Scarpa, mas será muito bem-vindo… Só espero que o Roger Machado não sucumba em meio à tantos bons – e birrentos – jogadores. Será que Lucas Lima ou Scarpa aceitariam bem a reserva? Tomara que o professor consiga controlar bem o vestiário, afinal temos várias competições e não devemos poupar em nenhuma delas pra não acontecer como ano passado! Que Roger consiga extrair o máximo e consiga rodar bem o elenco durante todo o ano.

    • Jogador brasileiro é f….
      Os caras não são ninguém ainda e fazem birrinha se ficarem na reserva. Deveria existir um acordo entre os técnicos e clubes pra colocar jogador birrento no lugar dele.
      Exemplo: Scarpa se fosse pra um clube grande da Europa (City, United, Reak, Barça, PSG, Juve) em qual deles ele seria titular?
      O mesmo serve pro L. Lima, pro F. Melo, pro Dudu…estar na reserva é muito normal no centro do futebol mundial, por que aqui não é?

  • Se o Hyoran não sair agora ou ele é louco ou é muito acomodado.
    Mas ainda manteria ele e mandaria Bastos e Allione embora(o primeiro não devia nem ter vindo e o segundo não devia ter retornado).

    • Bastos e Allione são mais “funcionais” que Guerra.

      Pelo menos eles aguentam dois jogos seguidos…. já o venezuelano segue a cartilha do outro venezuelano chinelo/chileno… adora um DM.

    • Ué, não entendi. Você acha que Hyoran deve sair porque se ficar é acomodado mas quer mantê-lo? Buguei.
      Se o jogador acredita no seu potencial ele deve ficar no elenco, não importa quantos jogadores existam em sua posição.
      Só deveria querer sair se o técnico deixar claro que não vai utiliza-lo.

  • O Palmeiras contratou o que o mercado brasileiro possibilitava nos casos de Lucas Lima e Gustavo Scarpa.
    Vamos ver como o time será montado e o comportamento dos jogadores que forem pra reserva. Gerenciar esse grupo vai contunuar sendo um desafio pro treinador, embora um desafio positivo.

    • “Gerenciar esse grupo vai continuar sendo um desafio pro treinador, embora um desafio positivo.” Esse será um trabalho para o Super Zé Roberto! Confio nele pela experiência e pela admiração que os mais novos têm por ele.

  • Adorei essa rasteira no florminense, clube q não merece o menor respeito, cansou de nos passar a perna na cara de pau (T. Neves, Wágner, Martinuccio), bem feito!
    Agora so falta o R. Goulart pra fechar o elenco.

  • Goleiros, laterais, meias e atacantes estão resolvidos.
    Zagueiros parecem estar ok, mas sem grande confiança.
    O maior problema são os volantes. FM é um risco enorme, TS me parece ser mais um reserva para segurar vitória… BH, Jean e TcheTche estão absurdamente abaixo do esperado… Moisés vai bem como segundo volante (com esses meias, é o que vai sobrar pra ele), mas não aguenta ser o principal marcador.

    • Concordo totalmente,

      Pra mim a posição mais carente do elenco hoje são os volantes,a esperança é que Matheus Neres e Gabriel Furtado vinguem ao serem promovidos

    • Exato. Apesar de grande parte da torcida amar o FM pelas suas atitudes extra-campo, a mim, ele é um jogador fraco na primeira volância. Não sustenta um pique. Qualquer jogador rápido passa por ele com facilidade. Pra um time tão ofensivo, precisaremos de um volante rápido, o que não é mais o caso de FM. Resta-me torcer pra estar errado.

      • eu prevejo todo jogo aquele cartão amarelo tradicional já no primeiro tempo dando carrinho porque chegou atrasado e apontando a bola (ou mordendo ela ou algo do tipo rs)

          • olha, fora os meninos da base – que dificilmente serão testados, eu não vejo ninguém no elenco. e veja, espero ser surpreendido pelo felipe melo e estar errado… vai ter que ser ele mesmo

  • Vou fazer um comentário que vai deixar o Conrado “muito feliz”:

    – Se com essa contratação o Borja não fizer pelo menos 40 gols esse ano, nem comemoro….

    • Não acredito. Guerra é um meia destro (habilidoso), pode ser muito útil. Revi recentemente alguns jogos nossos na Liberta do ano passado e ele foi muito bem contra o Peñarol (em casa e no segundo tempo em Montevidéu) e na partida em casa contra o Atl. Tucumán. Não sei o q aconteceu depois pra ele perder a titularidade.

  • Não acho que vá acontecer e torço pra que não aconteça, mas SE por um acaso acontecer a mesma coisa do ano passado, o time por alguma razão não encaixar e os jogadores que chegaram não conseguirem render o que se imaginava, só espero que não vão fazer a mesma sacanagem com o Mattos, jogando toda a responsabilidade do fracasso do ano nas costas dele e pressionando por demissão. O Mattos é hoje o principal executivo de futebol do país, um mestre em negociações, consegue convencer facilmente um jogador a vir pro Palmeiras e tem estratégias excelentes de mercado. A maioria dos grandes jogadores chegaram ao Palmeiras à custo zero de transferência. O trabalho do Mattos, de contratar todos os melhores nomes do mercado, ele faz bem, agora, se o jogador chega e não rende o que se esperava, aí já não é culpa do Mattos. A torcida precisa entender isso e não cair na conversa da imprensa. Temos sorte de termos hoje o melhor diretor de futebol do Brasil e precisamos valorizar e reconhecer isso seja qual for o resultado ao final do ano. Um grande time também traz grandes responsabilidades e expectativas, que se não forem conquistadas, vai gerar uma grande revolta. A torcida então precisa ter inteligência nessa hora. Quatro anos atrás, estávamos brigando para não cair, hoje somos a principal potência do país.

  • Legal, meio de campo mais forte e criativo, e chapéus nos rivais, embora eu ache que o Palmeiras precisa é de um jogador que tenha o drible como maior especialidade. Provavelmente o Keno vira reserva com a vinda do Scarpa, e ao meu ver, o Palmeiras perde em relação a infitração. Vamos ver como vai ficar.

  • Excelente contratação.
    O que dizer do momento atual do Palmeiras? O ano nem começou e os rivais já estão na lona sem que tenhamos desferido um golpe sequer dentro de campo.
    Os adversários e seus respectivos jornalistas e torcidas estão moralmente nocauteados. Nem nos tempos de Parmalat vi tanto recibo sendo passado!
    Me sinto campeão e o time ainda nem entrou em campo!!!
    Não sei o que me enche mais de orgulho. A história, a índole, a conduta, as raízes, os títulos, a arena, os ídolos do passado, a torcida, a base que tantos resultados têm nos dado, os parceiros, o pioneirismo, a coragem, a ética, a gestão profissional, a diretoria competente, os jogadores que estão lá honrando a camisa, os que estão chegando cheios de alegria por estarem no maior clube das Américas, as especulações internacionais com o nome do verdão… Ufa!
    Nesse ritmo, em 2 anos o Barcelona é quem servirá de incubadora do Palmeiras.
    Ah, antes que me esqueça, os casos de Martinuccio, Thiago Neves, Pierre, Cavalieri e Edinho estão devidamente revertidos e encerrados.
    Mas a série C ainda precisa ser paga!

  • Dizem que os dirigentes do Flu entraram em pânico quando souberam da contratação e da iminência do negócio ser fechado sem que um centavo entre nos cofres das Laranjeiras.

    Na verdade talvez até entre, e por iniciativa do Palmeiras. Mas vai ser uma merreca, perto do que poderia ser. É de dar pena.

    Alguém lembrou de Thiago Neves e Martinuccio?

    Ah……….

  • Prass
    MRocha Luan TMartins DiogoB
    FMelo Moises
    LLima Scarpa
    Dudu Borja
    É um time pra botar medo em todo mundo, mas tem que ir com calma.

  • Alexandre Mattos, o craque da contratação! o negócio agora é de 4-2-3-1 : 1-Prass, 2- Marcos Rocha, 3- Luan, 4- Juninho, 6- Victor Luis (enquanto Diogo está contundido), 5- Felipe Melo, 8- Bruno Henrique (volantes pra segurar melhor a zaga e permitir a descida dos laterais), 10- Scarpa (meia pela direita), 11- Lucas Lima (Meia central) e 7- Dudu (Meia pela esquerda) e no ataque 9-Willian…

  • concordo com tudo, e acrescento…o melhor motivo foi devolver essa rasteira que os bambys do RJ aplicaram na gente nos casos thiago neves, martinuccio, edinho, entre outros….kkkk

  • Grande e bom problema para o RM. Com esta qualidade, tenho certeza de que as ideia dele serão bem executadas e por favor, se não der com o Borja, Deivershow ou Bigode, tem que colocar qualquer cone no ataque pq a bola vai chegar. Avanti!

  • Excelente contratação.

    Qualificou consideravelmente nosso elenco para os campeonatos deste ano.

    Scarpa, Lucas Lima e Dudu serão os titulares que municiarão nosso ataque.

    E tem gente que reclama do Mattos…

  • No dia 21 de Dezembro de 2017 o Palmeiras desistiu da contratação de Gustavo Scarpa.
    No dia 22 de Dezembro de 2017 o Gustavo Scarpa entrou na justiça pedindo rescisão unilateral do contrato com o Flor.
    Será que já não tava tudo certo desde aquele dia?

  • quero ver a cara dos comentaristas que quando o Palmeiras fechou com L Lima ficavam dizendo que o Scarpa era muito melhor