Abel Ferreira entra no top-10 dos técnicos que mais venceram no estádio do Palmeiras

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Guarani, durante partida válida pela décima rodada do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Triunfo sobre o Guarani foi o 28º de Abel Ferreira no Allianz Parque

O sucesso do Palmeiras nas mãos de Abel Ferreira fez com que o técnico rapidamente atingisse algumas marcas e quebrasse recordes no comando do Verdão. No último domingo, após mais uma vitória da equipe no Campeonato Paulista (sobre o Guarani por 2 a 0), o treinador alcançou mais um feito.

O triunfo sobre a equipe campineira foi o 28º de Abel Ferreira no Allianz Parque. Com isso, o comandante ingressou no top-10 dos técnicos mais vencedores da História do estádio palmeirense, considerando todas as formas físicas que a atual arena já possuiu.

Abel empatou em número de vitórias com Aymoré Moreira, Mário Travaglini e Matturio Fabbi. O líder é Vanderlei Luxemburgo, que obteve, ao longo de suas cinco passagens pelo clube, 122 vitórias. Oswaldo Brandão (96 triunfos); Luiz Felipe Scolari (85); Amilcar Barbuy (54); Ventura Cambon (42); Rubens Minelli (33); e Dudu (30) completam a lista.

Já no ranking dos treinadores que mais vezes comandaram o Palmeiras no estádio, o atual treinador ultrapassou Dudu (Olegário Tolói de Oliveira) e se encontra na sétima posição, com 46 partidas. O próximo a ser ultrapassado por Abel é Ventura Cambon (59) – o primeiro colocado deste ranking também é Luxemburgo, com 160 jogos.

As outras marcas alcançadas por Abel, em pouco mais de um ano e quatro meses à frente do Palmeiras, foram:

  • Técnico com mais títulos internacional na História do Palmeiras: 3;
  • 1º técnico estrangeiro a conquistar um título pelo Palmeiras desde Filpo Nuñez, em 1965;
  • Treinador com mais jogos (46) e vitórias (28) no Allianz Parque;
  • Único treinador a ganhar dois títulos em uma mesma temporada pelo Palmeiras, no século XXI;

Com contrato até dezembro, Abel diz que vive “dilema”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Guarani, durante partida válida pela décima rodada do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Abel tem contrato com o Palmeiras até o final de 2022 e seu futuro no clube ainda é incerto. Na última entrevista coletiva, o treinador chegou a falar que vive um “dilema”.

“[…] Tive que trabalhar e me esforçar muito [para chegar até aqui]. Estou com um dilema muito grande porque tenho uma família aqui e outra lá [em Portugal], vou ter que resolver esse dilema. É um esforço que terei que fazer, as coisas na minha vida não aconteceram por um acaso, foi fruto de muita dedicação”, disse o treinador.

Com ele no banco de reservas, o Palmeiras venceu 58 jogos, empatou 20 e perdeu 27, em 105 jogos.