O primeiro turno do Brasileirão chegou ao fim com a rodada 19 sendo disputada no último final-de-semana – ou pelo menos parte dela. O Palmeiras segue dentro da margem do planejamento de nossos exercícios anteriores. Com 35 pontos em 18 rodadas, o Verdão está a apenas dois pontos da pontuação estabelecida para alcançar 83 pontos ao final do campeonato.
Esses dois pontos ficaram para trás nas derrotas para Fortaleza e Cuiabá. Mesmo com o time vencendo jogos que toleravam tropeços – casos dos jogos contra Santos e Atlético-GO, as duas derrotas mencionadas, em pleno Allianz Parque, deixaram o time com esse pequeno déficit. O saldo do segundo quartil foi de 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas – o previsto era 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota.
O leitor mais atento já notou que o segundo quartil foi fechado com apenas oito jogos. O tumulto no calendário faz com que nosso estudo fique um tanto bagunçado – mas nada que não possa ser adaptado. Assim, com 20 jogos para o final da disputa, a marca do terceiro quartil será puxada para a rodada 28; os dois quartis finais terão 10 jogos, cada.
É importante lembrar que este exercício considera 83 pontos uma contagem suficiente para alcançar o título. Mas é claro que essa meta pode ser alterada, para cima ou para baixo, conforme o desempenho dos outros ponteiros do campeonato oscilar.
Ajustes no planejamento do terceiro quartil
O jogo da rodada 19, contra o Ceará, tende a ser marcado para uma das datas das semanas em que serão disputadas as semifinais da Copa do Brasil – após a rodada 27 ou 28. Assim, consideraremos essa partida adiada como parte do terceiro quartil.
Este terceiro trecho da tabela marca, como sabemos, o primeiro jogo logo contra o Flamengo – e um tolerável empate, diante das circunstâncias, já é mau resultado. O Palmeiras precisa vencer essa partida para passar à frente dos cariocas nos pontos perdidos, para não dar chance ao Atlético abrir mais vantagem ainda, e para mexer no moral do elenco – tanto o nosso quanto o deles – às vésperas das semifinais da Libertadores. O jogo é ganhável por outros aspectos – O adversário tem vários jogadores voltando de seleções, sem foco, e ainda precisam pensar na Copa do Brasil – jogam no meio da semana.
Passada a semana do jogo do Flamengo, o Verdão volta à rotina de virar chavinha – os jogos pela Libertadores contra o Galo devem dispersar o foco no Brasileirão e as partidas contra Chapecoense e SCCP tolerarão empates – mesmo a Chape sendo o pior lanterna da história do Brasileirão por pontos corridos.
Essa tolerância acaba a partir do jogo seguinte. O Palmeiras precisa vencer os quatro jogos seguintes, contra Juventude (c), América (f), Bragantino (c) e Bahia (f), mesmo em meio a novas datas FIFA. Um empate contra o Inter é um tropeço tolerável, mas pode se transformar em obrigação de vitória caso o time não cumpra o planejamento das rodadas anteriores, que é bem puxado. Por fim, o Palmeiras fecha o quartil recebendo o Sport com a óbvia obrigação de vencer. Seguindo este plano, o Verdão chegará a 59 pontos ao fim do quartil, ainda com 30 pontos pela frente por disputar.
As incertezas
Sabemos os estragos que uma eliminação na Libertadores pode fazer. O Palmeiras disputa uma vaga na final com o Atlético a partir da outra semana; quem seguir em frente pode pegar um enorme embalo para o Brasileirão e o eliminado pode enfrentar uma turbulência irrecuperável.
Essas incertezas fazem com que as projeções acima, mais do que nunca, sejam meras referências, que certamente precisarão de novos ajustes ao fim da rodada 28, quando teremos um horizonte bem mais nítido para a projeção do último quartil deste campeonato.
O Brasileirão 2021, apesar da bagunça no calendário e as palhaçadas envolvendo a liberação da volta das torcidas aos estádios de forma não igualitária, segue sendo um dos mais disputados e empolgantes – ao menos do ponto de vista da marcha dos pontos.
Palmeiras, Flamengo e Atlético estão cumprindo o que deles se esperavam no início do campeonato e estão com um aproveitamento elevado, já se destacando do resto do pelotão nos pontos perdidos. O “trielo” até o fim da disputa promete ser acirrado, ponto a ponto. Manter-se dentro desta projeção de pontos é fundamental para que o Palmeiras chegue nas rodadas finais ainda em condições de pleitear o título.
O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.
Conheça mais clicando aqui: https://www.catarse.me/verdazzo.