IFFHS aponta Palmeiras como melhor time do mundo em 2021

IFFHS aponta Palmeiras como melhor time do mundo em 2021.
Reprodução

Pela primeira vez na História, um clube brasileiro lidera o ranking do instituto; no ano passado o Palmeiras havia ficado em segundo

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou nesta quinta-feira o ranking dos melhores clubes do mundo em 2021. Bicampeão consecutivo da Libertadores e campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras apareceu na primeira posição, com 322 pontos, desbancando todos os gigantes europeus.

É a primeira vez na História que uma equipe brasileira é eleita a melhor do mundo pela IFFHS. No ano passado, o Verdão havia ficado em segundo lugar, atrás apenas do Bayern de Munique. Vale ressaltar que o ranking leva em consideração os resultados obtidos por cada equipe entre o dia 1º de janeiro até 31 de dezembro, ponderando o nível das competições disputadas.

Em 2021, o clube, além de conquistar três títulos, disputou outras três finais (Paulista, Recopa e Supercopa), esteve presente no Mundial de Clubes e terminou o Brasileirão na terceira colocação.

Palmeiras é o 16º clube diferente a terminar em primeiro

O Palmeiras tornou-se o 16º time diferente a vencer o ranking. Barcelona (5), Real Madrid (4) e Liverpool (3) são os clubes que mais vezes estiveram no topo da lista anual. Com a conquista, o Verdão se juntou ao grupo composto por Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Nacional.

Em 1999, o Verdão liderou a lista por quatro meses (março, abril, maio e julho). À época, o ranking era divulgado mensalmente.

Confira o top-10:

1º – Palmeiras – 322 pontos;
2º – Atlético-MG – 313 pontos;
3º – Manchester City – 300 pontos;
4º – Chelsea – 289 pontos;
5º – Flamengo – 289 pontos;
6º – Dínamo Zagreb – 282 pontos;
7º – Bayern de Munique – 271 pontos;
8º – Real Madrid – 262 pontos;
9º – Ajax – 261 pontos;
10º – Athletico-PR – 252 pontos.