O Campeonato Paulista de 2021 foi disputado entre março e maio, atrasado pelo tumultuado calendário que precisou de datas para completar a temporada 2020, muito afetada pela pandemia da Covid-19. No entanto, a fórmula que foi utilizada nos anos anteriores foi mantida e o número de datas não diminuiu: 16 clubes divididos em quatro grupos, todos enfrentaram times de outros grupos em turno único e os dois melhores de cada grupo avançaram às quartas-de-final. O mata-mata aconteceu em partidas apenas de ida, com exceção da final, disputada em dois jogos - total: 16 partidas.
O Palmeiras estreou num Derby em Itaquera com o time reserva, já que o clássico foi marcado pela FPF para um domingo entre as duas partidas finais da Copa do Brasil, em que o Palmeiras enfrentou o Grêmio. Mesmo assim, nosso time conseguiu um empate - e podia ter vencido, já que abriu 2 a 0 no placar.
A primeira fase foi disputada por um time recheado de reservas e meninos do sub-20. Mesmo assim, o Palmeiras fez boa campanha e garantiu o segundo lugar do grupo com uma campanha de 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.
No mata-mata, disputado entre partidas da fase de grupos da Libertadores, o Verdão passou pelo Bragantino, líder do grupo, fora de casa, e reencontrou o SCCP no Itaquerão - disputando o torneio com os titulares, o rival tinha mais pontos e fez a semifinal em casa. A vantagem não prevaleceu e o Palmeiras eliminou os mandantes com facilidade, classificando-se para a final contra o SPFC.
O título foi definido em duas partidas. Na primeira, o Palmeiras jogou com excesso de cautela, apostando nos erros do adversário, que não ocorreram. A ida terminou sem gols e tudo foi decidido na volta, no Morumbi. O panorama se repetiu, num jogo muito amarrado, até que o SPFC abriu o placar num lance de bola desviada. Obrigado a abrir a defesa, o Verdão não conseguiu o empate e ainda se expôs, permitindo em contra-ataque o segundo gol ao adversário, que assim quebrou um jejum de 9 anos sem troféus.