0
X
0
05/03/2023 - 16:00
O Palmeiras empatou sem gols pela terceira vez nesta fase de classificação do campeonato paulista – desta vez contra o Guarani, em Campinas, e contou com um tropeço do São Bernardo para assegurar a melhor campanha da disputa e todas as vantagens possíveis até uma eventual final de campeonato.
O Verdão seguiu com uma tática onde se expôs mais aos ataques adversários – felizmente era apenas o Guarani e Weverton mais uma vez saiu de campo sem ser vazado. Na frente, o Verdão já fez partidas melhores, mas mesmo assim criou várias chances de gol e a vitória só não veio porque nossos atacantes falharam nas finalizações.
Abel avaliou que, diante de toda a pressão, era melhor deixar Endrick no banco e valorizar a boa fase de Giovani, empurrando Rony novamente para o comando do ataque. Mas o time do Guarani conseguiu fechar todas as saídas do Palmeiras e ainda aproveitava as descida de Piquerez para acionar a velocidade de Bruno José – o time da casa desperdiçou chances claras de gol evidenciando as razões de já estar eliminado do estadual antes do fim da fase de classificação.
Aos poucos o Palmeiras foi corrigindo esse espaço do lado esquerdo da defesa e a parte final da primeira metade foi toda do Verdão, sobretudo com a ação de Dudu pela esquerda. Inspirado, o Baixola foi a peça mais perigosa do Palmeiras no primeiro tempo, exigindo boas defesas do goleiro Tony.
No segundo tempo, o Guarani perdeu Bruno José, lesionado, e se tornou estéril. Com Endrick no lugar de Giovani, o Palmeiras sempre esteve mais próximo de abrir o placar. Dudu caiu pela direita; Rony ficou do lado esquerdo mais enfiado e Piquerez foi liberado para o ataque
O esquema de cobertura foi mais eficiente e o Palmeiras criou várias chances – as mais claras, com a dupla selecionada para defender o país, Raphael Veiga e Rony, que perderam gols que não costumam desperdiçar.
No final, o empate sem gols foi celebrado pelos dois lados – o Guarani comemorou ter sido um dos quatro times a não perder do Palmeiras, e o Verdão, mesmo sem a vitória, garantiu o mando em todas as fases do mata-mata, mesmo que avance após empates e pênaltis.
Com a data Fifa se aproximando e os meios de semana ocupados pelas fases preliminares da Copa do Brasil e competições continentais, o campeonato estadual será definido em mais quatro datas, nos próximos cinco finais de semana. Será um período de disputa por título, mas ao mesmo tempo, de ajustes finos para as competições que realmente interessam. 2023 finalmente vai dando sua cara e o Palmeiras entra mais uma vez como um dos times a ser batido.
Que Abel consiga realizar estes últimos ajustes – quem sabe, com reforços – e que nossas previsões mais otimistas se confirmem, tanto na busca pelo bi estadual, como nas disputas mais importantes. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Guarani
Primeiro tempo
Dudu aparou do lado esquerdo e rolou para Piquerez, que bateu rasteiro para o meio da área; a bola ficou viva e caiu com Rony do lado direito; o camisa 10 ajeitou e chutou forte na trave, mas estava impedido.
Jenison recebeu bom passe de Bruno José dentro da área, saiu de frente para Weverton mas preferiu fazer o passe na esquerda para Bruninho, que passou um pouco da linha da bola e acabou sendo travado por Zé Rafael.
Giovanni Augusto lançou Bruno José em velocidade; o ponteiro entrou na área mas foi desarmado por Piquerez, que se recuperou no lance com muita velocidade.
Dudu recebeu no bico da área, girou para um lado, girou para o outro, abriu espaço e soltou a bomba, com efeito – Tony foi no ângulo esquerdo e espalmou a escanteio.
Raphael Veiga recebeu na esquerda e cruzou no segundo pau, para a chegada de Gabriel Menino, que testou à esquerda do gol de Tony.
Dudu aparou mais uma vez no bico da área e bateu rápido, de peito de pé – não pegou bem na bola, que fez a curva para o lado errado e saiu pela linha de fundo.
Marcos Rocha lançou Dudu dentro da área; quando todos esperavam que o Baixola fosse amortecer no peito, ele testou com violência, cruzado, obrigando Tony a se atirar na bola para fazer difícil defesa.
Thiago Scarascati, indeciso, terminou o primeiro tempo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou do vestiário com Endrick no lugar de Giovani.
Giovanni Augusto chutou da entrada da área, de frente, rasteiro – Weverton caiu no canto direito e defendeu sem rebote.
Raphael Veiga cobrou falta da meia esquerda, com violência, mas a bola subiu demais e foi na arquibancada.
Entrou: Jailson
Saiu: Zé Rafael
Raphael Veiga brigou pela bola por dentro, ganhou, ajeitou e chutou forte, rasteiro – Tony se arrojou para buscar a bola no canto esquerdo.
Rony pegou uma sobra do lado esquerdo, dentro da área, e disparou com força, mas muito alto.
Rony cruzou da esquerda, Gustavo Gómez ajeitou de cabeça para a infiltração de Raphael Veiga, que estava só com o goleiro à frente e fuzilou, mas errou a direção e a bola saiu a um dedo da trave esquerda de Tony.
Entrou: Bruno Tabata
Saiu: Piquerez
Entrou: Mayke
Saiu: Dudu
Entrou: Fabinho
Saiu: Gabriel Menino
Em contra-ataque rápido, Endrick recebeu e foi atropelado com falta; o árbitro deu vantagem e Jailson ligou com Rony, que entrou na área e fuzilou, buscando o ângulo esquerdo de Tony, mas a bola saiu roçando a rede pelo lado de fora.
Bruno Tabata ligou ataque rápido com Endrick, que fez o toque para Rony – o camisa 10, com a autoridade de um convocado para a seleção brasileira, ajeitou e mandou longe do gol, muito alto.
Jailson bateu perigosa falta da meia esquerda, mas muito mal, por cima do gol.
O árbitro encerrou o jogo.