0
X
1

19/01/2023 - 21:30

Botafogo-SP x Palmeiras

O Palmeiras venceu o Botafogo-SP no estádio Santa Cruz e conseguiu a primeira vitória do ano, depois do empate sem gols contra o São Bento na estreia. No entanto, ao contrário do que se viu no último final de semana, o Palmeiras não foi um time equilibrado e sofreu bastante para chegar ao resultado, tanto no setor ofensivo quanto no defensivo.

O resultado veio num golaço de Raphael Veiga no meio do primeiro tempo, num chutaço da intermediária – foi a primeira finalização do Verdão na partida. Até então, todas as chances de gol da partida haviam sido do time da casa, que dava trabalho para Weverton e para todo o nosso sistema defensivo.

Jailson fez um jogo muito ruim, tanto no preenchimento de espaços quanto no auxílio à construção de jogadas. Com isso, não só o Botafogo encontrou terreno fértil para nos atacar, como sentiu facilidade para neutralizar nossas investidas, já que raramente o Palmeiras conseguia impor superioridade numérica nos movimentos de ataque.

Mas não foi só a má partida de Jailson. Dudu esteve muito apagado na ponta direita; Rony segue vivendo só de disposição e os dois laterais fizeram um jogo bem abaixo. Murilo não acompanhou o nível de Gustavo Gómez e nos deixou algumas vezes em apuros. Isso sem falar em Raphael Veiga, que segue em busca de ritmo – apesar do golaço-aço-aço que nos deu os três pontos esta noite.

O Botafogo teve seus méritos, claro. O 5-4-1 armado por Paulo Baier, temperado com uma vontade impressionante dos adversários em aparecer nos jogos contra o Palmeiras – algo que já estamos habituados há mais de 100 anos – foi muito eficiente. Sem a bola, congestionava a intermediária com competência; e quando a recuperava, conseguia sair em rápidos contra-ataques com dois pontas espetados e um centroavante forte que estava inspirado. Weverton teve trabalho.

Abel enxergou os problemas e foi bem no intervalo, invertendo as funções dos laterais: Marcos Rocha passou a apoiar e Piquerez ficou mais preso, depois de levar um baile de Guilherme Madruga. Dudu, assim, foi para o flanco esquerdo. E Atuesta entrou no lugar de Jailson.

As mexidas deram resultado; o Verdão ficou mais compacto e as brechas foram estancadas – atrás no placar, o time da casa não criou no segundo tempo como havia conseguido na primeira metade.

Breno Lopes entrou muito bem no lugar de Dudu e o Palmeiras esteve mais perto de ampliar o placar do que de sofrer o empate. E na força de um time multicampeão, o Verdão se impôs até o fim do jogo para garantir o resultado.

O tanque de paciência segue até a tampa – exigir desempenho a esta altura da temporada beira a insanidade (ou talvez seja apenas insegurança de torcedores menos experientes). A falta de ritmo é a marca dos jogos disputados no mês de janeiro, em temporadas comuns. Mas sabemos que a proximidade de jogos importantes eleva a ansiedade e teremos um clássico e uma disputa de troféu nos próximos dois finais de semana.

Não estamos voando – longe disso. Mas nossos adversários também não estão. Abel e nossos jogadores já deram todas as demonstrações de que merecem nossa confiança e apoio. Assim, seguimos juntos para mais um ano com conquistas. VAMOS PALMEIRAS!

 

Ficha Técnica

Escalação

Botafogo-SP

Rafael Pascoal
Lucas Dias
Diogo Silva
Marcel
Vidal
Thassio
Tárik
Fillipe Soutto
Lucas Lourenço
Jean Victor
Guilherme Madruga
Robinho
Salatiel
Caio Dantas
Osman
Edson
Paulo Baier
TÉCNICO


Primeiro tempo

10'
Botafogo-SP

Após escanteio da esquerda, Osman testou para a pequena área;  Guilherme Madruga disputou mas o lance foi parado por impedimento.

19'
Botafogo-SP

Após chutão do goleiro, Salatiel aproveitou o cochilo de Murilo, entrou na área e bateu cruzado, à direita do gol de Weverton.

21'
Botafogo-SP

Após desarme no campo de defesa do Botafogo, o contra-ataque veio rápido e Jean Victor aproveitou um enorme espaço desmarcado pelo lado esquerdo do ataque, cruzou por baixo e Salatiel escorou da risca da pequena área, livre – a bola esbarrou na trave esquerda de Weverton e saiu.

24'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Raphael Veiga brigou na intermediária, levou um pouco de sorte no lance e ficou com a posse, deu um chute de raríssima felicidade e colocou a bola na gaveta – ela ainda bateu na trave direita de antes de entrar.

26'
Botafogo-SP

Fillipe Soutto  levantou da direita na área; Guilherme Madruga testou; Weverton fez uma defesa espetacular no rodapé; Gustavo Gómez afastou a bola viva na pequena área com um malabarismo. Gigantes!

27'

Após bola estourada da defesa, Lucas Dias testou da risca da grande área tentando pegar  Weverton adiantado, mas nosso goleiro saltou e fez  defesa.

29'
Palmeiras

Na jogada ensaiada de escanteio da esquerda, Piquerez cruzou no segundo pau e Murilo testou à esquerda do gol.

40'
Botafogo-SP

Jailson errou a saída, Osman ficou com a bola e bateu rasteiro – ela saiu raspando a trave de Weverton, que estava batido.

42'
Palmeiras

Zé Rafael cruzou da esquerda; Dudu pegou a bola no segundo pau e testou com perigo – a bola saiu roçando a rede do lado esquerdo do gol.

48'

Luiz Flávio, discreto, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

Saiu: Jailson
Entrou: Atuesta

10'
Palmeiras

Atuesta bateu falta do lado esquerdo, quase no bico da área; Rafael Pascoal teve dificuldades para encaixar.

14'
Botafogo-SP

Salatiel aproveitou passe mal recuado de Zé Rafael, passou por Murilo, entrou na área e cruzou para Osman, que passou um pouco da linha da bola – ela ficou viva e Weverton se arrojou para abafar o lance.

17'
Palmeiras

Marcos Rocha suspendeu no segundo pau; Dudu testou para o miolo e Endrick mandou a bike, perfeita, mas na direção de Rafael Pascoal, que encaixou.

18'
Palmeiras

Piquerez cruzou da esquerda; Marcos Rocha apareceu por trás da zaga e emendou por baixo – Rafael Pascoal defendeu e mandou a escanteio.

20'

Saiu: Marcos Rocha
Entrou: Garcia

Saiu: Dudu
Entrou: Breno Lopes

22'
Palmeiras

Breno Lopes fez jogada de velocidade, entrou na área e chutou forte; Rafael Pascoal espalmou a escanteio. Na cobrança, Gustavo Gómez testou por cima, com perigo.

28'

Saiu: Raphael Veiga
Entrou: Gabriel Menino

29'

Salatiel recebeu de Robinho, entrou na área pressionado por Gustavo Gómez e chutou por cima, com perigo.

36'
Botafogo-SP

Robinho bateu da entrada da área, mas sem força, fácil para Weverton.

38'

Saiu: Endrick
Entrou: Rafael Navarro

42'
Botafogo-SP

Thassio cruzou; Gustavo Gómez afastou no pé de Lucas Lourenço, que disparou por cima do gol.

47'
Palmeiras

Breno Lopes girou dentro da área e bateu colocado; Rafael Pascoal fez grande defesa e mandou a escanteio.

50'

Luiz Flávio de Oliveira, com um critério ridículo para dar cartões, encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Algumas defesas difíceis - uma monstruosa numa cabeçada à queima-roupa. E teve sorte quando estava batido e a bola não quis entrar.
8.5
Marcos Rocha
Fez de tudo: apoiou e defendeu, tudo de forma bem pouco inspirada. Foi melhor quando saiu e passou a orientar Garcia.
5.5
Gustavo Garcia
Muita vitalidade e consciência tática. Vai crescendo.
7
Gustavo Gómez
Numa partida chata, com adversários tarimbados, xerifou o tempo todo e manteve a ordem. E ainda salvou o Verdão num lance crucial.
8
Murilo
Chegou atrasado e perdeu várias disputas. Esta partida não vai entrar no vídeo dos melhores momentos de sua carreira.
5.5
Piquerez
Foi batido várias vezes por Salatiel, Madruga e depois por Robinho.
5.5
Jailson
Não fez nada direito. Para quem está disputando uma vaga entre os titulares, voltou ao início do tabuleiro.
4
Atuesta
Mostrou a evolução esperada desde o ano passado: está mais forte nas disputas físicas e mais rápido na execução das jogadas.
7
Zé Rafael
Segue sendo o destaque do meio-campo. Dita o ritmo.
7
Dudu
Sem inspiração, pouco utilizado.
6
Breno Lopes
Entrou forte, ofensivo, incomodando a defesa do Botinha.
7
Raphael Veiga
Mesmo em ritmo letárgico, achou um golaço decisivo. Jamais se tripudia de um craque.
7.5
Gabriel Menino
Pouco tempo em campo para mostrar serviço.
6
Rony
Segue vivendo do físico e da disposição infinita. Mas Breno Lopes e Giovani estão cheios de fome.
6
Endrick
Ainda não deu o melhor encaixe. Mas é impressionante como sempre acontece alguma coisa fora do normal quando ele pega na bola.
6.5
Rafael Navarro
Agora o Navarro entra e marca! Não, não foi desta vez, de novo...
s/n
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Enxergou bem os problemas do primeiro tempo e estancou a sangria. Mas ainda há um longo caminho a percorrer para reequilibrar um time que perdeu Danilão e Scarpa.
6




Deixe uma resposta