0
X
1
19/01/2023 - 21:30
O Palmeiras venceu o Botafogo-SP no estádio Santa Cruz e conseguiu a primeira vitória do ano, depois do empate sem gols contra o São Bento na estreia. No entanto, ao contrário do que se viu no último final de semana, o Palmeiras não foi um time equilibrado e sofreu bastante para chegar ao resultado, tanto no setor ofensivo quanto no defensivo.
O resultado veio num golaço de Raphael Veiga no meio do primeiro tempo, num chutaço da intermediária – foi a primeira finalização do Verdão na partida. Até então, todas as chances de gol da partida haviam sido do time da casa, que dava trabalho para Weverton e para todo o nosso sistema defensivo.
Jailson fez um jogo muito ruim, tanto no preenchimento de espaços quanto no auxílio à construção de jogadas. Com isso, não só o Botafogo encontrou terreno fértil para nos atacar, como sentiu facilidade para neutralizar nossas investidas, já que raramente o Palmeiras conseguia impor superioridade numérica nos movimentos de ataque.
Mas não foi só a má partida de Jailson. Dudu esteve muito apagado na ponta direita; Rony segue vivendo só de disposição e os dois laterais fizeram um jogo bem abaixo. Murilo não acompanhou o nível de Gustavo Gómez e nos deixou algumas vezes em apuros. Isso sem falar em Raphael Veiga, que segue em busca de ritmo – apesar do golaço-aço-aço que nos deu os três pontos esta noite.
O Botafogo teve seus méritos, claro. O 5-4-1 armado por Paulo Baier, temperado com uma vontade impressionante dos adversários em aparecer nos jogos contra o Palmeiras – algo que já estamos habituados há mais de 100 anos – foi muito eficiente. Sem a bola, congestionava a intermediária com competência; e quando a recuperava, conseguia sair em rápidos contra-ataques com dois pontas espetados e um centroavante forte que estava inspirado. Weverton teve trabalho.
Abel enxergou os problemas e foi bem no intervalo, invertendo as funções dos laterais: Marcos Rocha passou a apoiar e Piquerez ficou mais preso, depois de levar um baile de Guilherme Madruga. Dudu, assim, foi para o flanco esquerdo. E Atuesta entrou no lugar de Jailson.
As mexidas deram resultado; o Verdão ficou mais compacto e as brechas foram estancadas – atrás no placar, o time da casa não criou no segundo tempo como havia conseguido na primeira metade.
Breno Lopes entrou muito bem no lugar de Dudu e o Palmeiras esteve mais perto de ampliar o placar do que de sofrer o empate. E na força de um time multicampeão, o Verdão se impôs até o fim do jogo para garantir o resultado.
O tanque de paciência segue até a tampa – exigir desempenho a esta altura da temporada beira a insanidade (ou talvez seja apenas insegurança de torcedores menos experientes). A falta de ritmo é a marca dos jogos disputados no mês de janeiro, em temporadas comuns. Mas sabemos que a proximidade de jogos importantes eleva a ansiedade e teremos um clássico e uma disputa de troféu nos próximos dois finais de semana.
Não estamos voando – longe disso. Mas nossos adversários também não estão. Abel e nossos jogadores já deram todas as demonstrações de que merecem nossa confiança e apoio. Assim, seguimos juntos para mais um ano com conquistas. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Botafogo-SP
Primeiro tempo
Após escanteio da esquerda, Osman testou para a pequena área; Guilherme Madruga disputou mas o lance foi parado por impedimento.
Após chutão do goleiro, Salatiel aproveitou o cochilo de Murilo, entrou na área e bateu cruzado, à direita do gol de Weverton.
Após desarme no campo de defesa do Botafogo, o contra-ataque veio rápido e Jean Victor aproveitou um enorme espaço desmarcado pelo lado esquerdo do ataque, cruzou por baixo e Salatiel escorou da risca da pequena área, livre – a bola esbarrou na trave esquerda de Weverton e saiu.
GOLAÇO DO PALMEIRAS! Raphael Veiga brigou na intermediária, levou um pouco de sorte no lance e ficou com a posse, deu um chute de raríssima felicidade e colocou a bola na gaveta – ela ainda bateu na trave direita de antes de entrar.
Fillipe Soutto levantou da direita na área; Guilherme Madruga testou; Weverton fez uma defesa espetacular no rodapé; Gustavo Gómez afastou a bola viva na pequena área com um malabarismo. Gigantes!
Após bola estourada da defesa, Lucas Dias testou da risca da grande área tentando pegar Weverton adiantado, mas nosso goleiro saltou e fez defesa.
Na jogada ensaiada de escanteio da esquerda, Piquerez cruzou no segundo pau e Murilo testou à esquerda do gol.
Jailson errou a saída, Osman ficou com a bola e bateu rasteiro – ela saiu raspando a trave de Weverton, que estava batido.
Zé Rafael cruzou da esquerda; Dudu pegou a bola no segundo pau e testou com perigo – a bola saiu roçando a rede do lado esquerdo do gol.
Luiz Flávio, discreto, encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
Saiu: Jailson
Entrou: Atuesta
Atuesta bateu falta do lado esquerdo, quase no bico da área; Rafael Pascoal teve dificuldades para encaixar.
Salatiel aproveitou passe mal recuado de Zé Rafael, passou por Murilo, entrou na área e cruzou para Osman, que passou um pouco da linha da bola – ela ficou viva e Weverton se arrojou para abafar o lance.
Marcos Rocha suspendeu no segundo pau; Dudu testou para o miolo e Endrick mandou a bike, perfeita, mas na direção de Rafael Pascoal, que encaixou.
Piquerez cruzou da esquerda; Marcos Rocha apareceu por trás da zaga e emendou por baixo – Rafael Pascoal defendeu e mandou a escanteio.
Saiu: Marcos Rocha
Entrou: Garcia
Saiu: Dudu
Entrou: Breno Lopes
Breno Lopes fez jogada de velocidade, entrou na área e chutou forte; Rafael Pascoal espalmou a escanteio. Na cobrança, Gustavo Gómez testou por cima, com perigo.
Saiu: Raphael Veiga
Entrou: Gabriel Menino
Salatiel recebeu de Robinho, entrou na área pressionado por Gustavo Gómez e chutou por cima, com perigo.
Robinho bateu da entrada da área, mas sem força, fácil para Weverton.
Saiu: Endrick
Entrou: Rafael Navarro
Thassio cruzou; Gustavo Gómez afastou no pé de Lucas Lourenço, que disparou por cima do gol.
Breno Lopes girou dentro da área e bateu colocado; Rafael Pascoal fez grande defesa e mandou a escanteio.
Luiz Flávio de Oliveira, com um critério ridículo para dar cartões, encerrou o jogo.