1
X
0

19/03/2023 - 16:00

Palmeiras x Ituano

O Palmeiras venceu o Ituano por 1 a 0 no Allianz Parque e garantiu mais uma passagem a uma final de campeonato estadual. Apesar do placar apertado, o domínio do Palmeiras foi completo e a vitória correu pouquíssimos riscos.

O gol da classificação saiu aos 12 minutos do segundo tempo; antes, portanto, do Verdão precisar se lançar ao ataque correndo mais riscos. E pelo volume de jogo que o time imprimia, era para o gol ter saído bem antes, não fosse a espetacular partida do goleiro Jefferson Paulino, do Ituano.

No plano de jogo inicial, Gabriel Menino se posicionou como meia direita e Piquerez como meia esquerda, com Dudu e Bruno Tabata fazendo as pontas e Raphael Veiga com bastante liberdade para flutuar pelos dois lados do campo. Mas logo cedo Abel precisou mexer nas peças: aos 9 minutos, Tabata sentiu lesão e foi substituído por Breno Lopes, que se posicionou do lado esquerdo, deslocando Dudu para a direita.

A mexida, aparentemente, não influenciou no volume de jogo. O Palmeiras bombardeou o gol do Ituano por todo o primeiro tempo, tanto em conclusões de jogadas trabalhadas como em bolas aéreas de faltas ou escanteios. A bola teimou em não entrar.

A proposta do Ituano foi a mesma vista uma semana antes, quando eliminou o SCCP no Itaquerão: a velha retranca, apostando em contra-ataques rápidos, que jamais aconteceram porque o sistema defensivo do Palmeiras parece estar cada vez mais ajustado à nova proposta de liberar Gabriel Menino para o ataque.

Mesmo com todo o domínio, o placar de 0 a 0 trazia uma certa tensão no ar. Quando Endrick já fazia um trabalho de aquecimento mais intenso em relação aos demais e tudo apontava para sua entrada, Murilo abriu o placar após cruzamento de Raphael Veiga que Gustavo Gómez escorou – no rebote, o camisa 26 empurrou para as redes do Gol Sul.

Após o alívio, o clima no Allianz Parque se descontraiu e o Palmeiras controlou o jogo com autoridade. O Ituano tentou sair ao ataque, apoiado pelo bom toque de bola de Eduardo Person e da Cria da Academia José Aldo, recuado para volante nesta partida. Mas o nível técnico do time do interior, no geral, não permitia maiores aspirações e os ataques eram tranquilamente rechaçados por nossa defesa.

Na parte final do jogo, uma chuva impressionante foi despejada sobre a zona oeste da capital paulista, tornando o jogo mais rápido e perigoso – mas nada que nossa defesa não pudesse suportar. Abel fez suas quatro mudanças restantes, e para frustração de parte da torcida, Endrick e Giovani não entraram em campo – até porque, o estilo de jogo dos meninos não se encaixava com o cenário.

A vitória foi justíssima e o placar foi modesto diante do domínio massacrante. O Palmeiras chega a 15 jogos invicto na temporada e se aproxima de mais um troféu, aumentando as expressivas marcas que vem alcançando desde a chegada de Abel Ferreira e de sua comissão técnica ao clube. Vida longa! VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Ituano

Jefferson Paulino
Rai Ramos
Claudinho
Bernardo
Iury
Lucas Siqueira
Mateus Nascimento
José Aldo
Felipe Saraiva
Eduardo Person
Gabriel Barros
Hélio Borges
Quirino
Rafael Silva
Paulo Victor
Rafael Carvalheira
Gilmar Dal Pozzo
TÉCNICO


Primeiro tempo

9'

Entrou: Breno Lopes
Saiu: Bruno Tabata

12'
Palmeiras

Breno Lopes acionou Raphael Veiga, que cruzou de primeira no segundo pau; Gabriel Menino aproveitou de cabeça mas errou o alvo.

13'
Palmeiras

Piquerez lançou Breno Lopes por baixo; o camisa 19 enxergou a infiltração de Raphael Veiga e fez o passe. Veiga  amorteceu e bateu por baixo, para defesa firme de Jefferson Paulino.

22'
Palmeiras

Dudu recebeu de Raphael Veiga e cruzou da direita na risca da pequena área; Breno Lopes fechou e escorou, para enorme defesa de Jefferson Paulino, que salvou o Ituano.

31'
Palmeiras

Após excelente passe de Piquerez, Raphael Veiga cruzou por baixo e Rony por muito pouco não escorou para o gol.

34'
Palmeiras

Marcos Rocha cruzou da direita e a bola chegou do outro lado a Piquerez, que cruzou na meia-lua para a chegada de Gabriel Menino, que emendou rasteiro – Jefferson Paulino saltou no canto direito para fazer a defesa.

35'
Palmeiras

Raphael Veiga recebeu na meia direita, girou em cima da marcação e disparou um míssil – Jefferson Paulino foi no canto superior esquerdo e espalmou.

36'
Palmeiras

Gabriel Menino bateu escanteio da direita, Gustavo Gómez cabeceou, a bola foi rebatida pala zaga e Murilo emendou de direita, em cima de Jefferson Paulino.

40'
Palmeiras

Mais um escanteio da direita batido por Gabriel Menino na cabeça de Gustavo Gómez, desta vez a bola foi testada no ângulo direito e Paulino foi buscar.

42'
Palmeiras

Raphael Veiga enfiou para a corrida de Dudu, que cruzou no segundo pau; Gabriel Menino tentou escorar de voleio mas não encaixou a finalização, que saiu mascada, e a bola saiu pela linha de fundo.

45'
Palmeiras

Raphael Veiga bateu escanteio da direita; Gustavo Gómez subiu para testar mas a bola foi desviada em escanteio pela esquerda. Menino bateu, Paulino socou para baixo e Veiga pegou de primeira, mas mandou por cima do gol. Um bombardeio.

47'

Flavio Rodrigues de Souza encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.

2'
Palmeiras

Após escanteio da esquerda, a bola foi rebatida e ficou com Gabriel Menino, que amorteceu na entrada da área e disparou uma bomba – Jefferson Paulino defendeu com o joelho.

12'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga bateu falta da direita; Gustavo Gómez testou firme; Paulino defendeu e a bola ficou viva na pequena área; depois de um toque da zaga Murilo aproveitou e empurrou para as redes do Ituano, abrindo o placar.

29'
Palmeiras

Breno Lopes recebeu passe em profundidade, entrou na área e bateu rasteiro – Jefferson Paulino pegou sem problemas.

30'
Palmeiras

Piquerez recebeu de Veiga na entrada da área e chutou rasteiro; Jefferson Paulino caiu no canto esquerdo e espalmou a escanteio.

33'
Ituano

Eduardo Person recebeu na meia-lua e chutou colocado, mas a bola subiu demais.

37'

Entrou: Mayke
Saiu: Dudu

Entrou: Fabinho
Saiu: Gabriel Menino

 

43'

Entrou: Rafael Navarro
Saiu: Rony

Entrou: Jailson
Saiu: Raphael Veiga

 

52'

O juiz encerrou o jogo sob muita vibração da torcida do Palmeiras!



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Assistiu ao jogo e fez uma cerinha no final.
6.5
Marcos Rocha
Participou bem da saída de bola com bons passes, alguns um pouco mais ousados.
6.5
Gustavo Gómez
Jogou mais como atacante do que como zagueiro. E participou do gol.
7.5
Murilo
Quase não foi visto em campo. Mas sua participação mais importante foi a que decidiu o jogo a nosso favor.
7.5
Piquerez
Partida enorme, bagunçando o lado direito da defesa do Ituano se enfiando entre as linhas como um meia esquerda.
8.5
Zé Rafael
A competência habitual para carregar o piano no meio do campo.
7
Gabriel Menino
Enfiado como meia-direita, fez um jogo irregular, com erros e acertos. Mas não se omitiu em momento algum.
6.5
Fabinho
O número da camisa é 35, e parece que é o número da idade, de tão maduro.
7
Bruno Tabata
Que pena, Tabata!
s/n
Breno Lopes
Entrou e colocou fogo no jogo, aberto pela esquerda. Parecia que ia dominar o adversário sozinho, mas aí foi sumindo do jogo, sumindo, sumindo...
6.5
Raphael Veiga
O melhor em campo, com liberdade para cair pelas duas extremas, ditou o ritmo do jogo - acelerando e cadenciando conforme a necessidade. Craque.
9
Jailson
s/n
Dudu
Mais uma vez se sacrificou pelo time, jogando aberto e mantendo a defesa do adversário espaçada.
7.5
Mayke
Mostrou que segue pronto para ajudar quando chamado, no melhor nível possível.
6
Rony
Entre um impedimento e um passe errado, muita correria e transpiração.
6
Rafael Navarro
s/n
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Giovani e Endrick fatalmente entrariam se o jogo seguisse empatado por mais 5 minutos. Como saiu o gol, ficou marcado por manter os meninos no banco e mandar o Navarro para o jogo. Chega a ser engraçado.
6




Deixe uma resposta