1
X
0
19/03/2023 - 16:00
O Palmeiras venceu o Ituano por 1 a 0 no Allianz Parque e garantiu mais uma passagem a uma final de campeonato estadual. Apesar do placar apertado, o domínio do Palmeiras foi completo e a vitória correu pouquíssimos riscos.
O gol da classificação saiu aos 12 minutos do segundo tempo; antes, portanto, do Verdão precisar se lançar ao ataque correndo mais riscos. E pelo volume de jogo que o time imprimia, era para o gol ter saído bem antes, não fosse a espetacular partida do goleiro Jefferson Paulino, do Ituano.
No plano de jogo inicial, Gabriel Menino se posicionou como meia direita e Piquerez como meia esquerda, com Dudu e Bruno Tabata fazendo as pontas e Raphael Veiga com bastante liberdade para flutuar pelos dois lados do campo. Mas logo cedo Abel precisou mexer nas peças: aos 9 minutos, Tabata sentiu lesão e foi substituído por Breno Lopes, que se posicionou do lado esquerdo, deslocando Dudu para a direita.
A mexida, aparentemente, não influenciou no volume de jogo. O Palmeiras bombardeou o gol do Ituano por todo o primeiro tempo, tanto em conclusões de jogadas trabalhadas como em bolas aéreas de faltas ou escanteios. A bola teimou em não entrar.
A proposta do Ituano foi a mesma vista uma semana antes, quando eliminou o SCCP no Itaquerão: a velha retranca, apostando em contra-ataques rápidos, que jamais aconteceram porque o sistema defensivo do Palmeiras parece estar cada vez mais ajustado à nova proposta de liberar Gabriel Menino para o ataque.
Mesmo com todo o domínio, o placar de 0 a 0 trazia uma certa tensão no ar. Quando Endrick já fazia um trabalho de aquecimento mais intenso em relação aos demais e tudo apontava para sua entrada, Murilo abriu o placar após cruzamento de Raphael Veiga que Gustavo Gómez escorou – no rebote, o camisa 26 empurrou para as redes do Gol Sul.
Após o alívio, o clima no Allianz Parque se descontraiu e o Palmeiras controlou o jogo com autoridade. O Ituano tentou sair ao ataque, apoiado pelo bom toque de bola de Eduardo Person e da Cria da Academia José Aldo, recuado para volante nesta partida. Mas o nível técnico do time do interior, no geral, não permitia maiores aspirações e os ataques eram tranquilamente rechaçados por nossa defesa.
Na parte final do jogo, uma chuva impressionante foi despejada sobre a zona oeste da capital paulista, tornando o jogo mais rápido e perigoso – mas nada que nossa defesa não pudesse suportar. Abel fez suas quatro mudanças restantes, e para frustração de parte da torcida, Endrick e Giovani não entraram em campo – até porque, o estilo de jogo dos meninos não se encaixava com o cenário.
A vitória foi justíssima e o placar foi modesto diante do domínio massacrante. O Palmeiras chega a 15 jogos invicto na temporada e se aproxima de mais um troféu, aumentando as expressivas marcas que vem alcançando desde a chegada de Abel Ferreira e de sua comissão técnica ao clube. Vida longa! VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Ituano
Primeiro tempo
Entrou: Breno Lopes
Saiu: Bruno Tabata
Breno Lopes acionou Raphael Veiga, que cruzou de primeira no segundo pau; Gabriel Menino aproveitou de cabeça mas errou o alvo.
Piquerez lançou Breno Lopes por baixo; o camisa 19 enxergou a infiltração de Raphael Veiga e fez o passe. Veiga amorteceu e bateu por baixo, para defesa firme de Jefferson Paulino.
Dudu recebeu de Raphael Veiga e cruzou da direita na risca da pequena área; Breno Lopes fechou e escorou, para enorme defesa de Jefferson Paulino, que salvou o Ituano.
Após excelente passe de Piquerez, Raphael Veiga cruzou por baixo e Rony por muito pouco não escorou para o gol.
Marcos Rocha cruzou da direita e a bola chegou do outro lado a Piquerez, que cruzou na meia-lua para a chegada de Gabriel Menino, que emendou rasteiro – Jefferson Paulino saltou no canto direito para fazer a defesa.
Raphael Veiga recebeu na meia direita, girou em cima da marcação e disparou um míssil – Jefferson Paulino foi no canto superior esquerdo e espalmou.
Gabriel Menino bateu escanteio da direita, Gustavo Gómez cabeceou, a bola foi rebatida pala zaga e Murilo emendou de direita, em cima de Jefferson Paulino.
Mais um escanteio da direita batido por Gabriel Menino na cabeça de Gustavo Gómez, desta vez a bola foi testada no ângulo direito e Paulino foi buscar.
Raphael Veiga enfiou para a corrida de Dudu, que cruzou no segundo pau; Gabriel Menino tentou escorar de voleio mas não encaixou a finalização, que saiu mascada, e a bola saiu pela linha de fundo.
Raphael Veiga bateu escanteio da direita; Gustavo Gómez subiu para testar mas a bola foi desviada em escanteio pela esquerda. Menino bateu, Paulino socou para baixo e Veiga pegou de primeira, mas mandou por cima do gol. Um bombardeio.
Flavio Rodrigues de Souza encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.
Após escanteio da esquerda, a bola foi rebatida e ficou com Gabriel Menino, que amorteceu na entrada da área e disparou uma bomba – Jefferson Paulino defendeu com o joelho.
GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga bateu falta da direita; Gustavo Gómez testou firme; Paulino defendeu e a bola ficou viva na pequena área; depois de um toque da zaga Murilo aproveitou e empurrou para as redes do Ituano, abrindo o placar.
Breno Lopes recebeu passe em profundidade, entrou na área e bateu rasteiro – Jefferson Paulino pegou sem problemas.
Piquerez recebeu de Veiga na entrada da área e chutou rasteiro; Jefferson Paulino caiu no canto esquerdo e espalmou a escanteio.
Eduardo Person recebeu na meia-lua e chutou colocado, mas a bola subiu demais.
Entrou: Mayke
Saiu: Dudu
Entrou: Fabinho
Saiu: Gabriel Menino
Entrou: Rafael Navarro
Saiu: Rony
Entrou: Jailson
Saiu: Raphael Veiga
O juiz encerrou o jogo sob muita vibração da torcida do Palmeiras!