Ufa! Depois de seis jogos, o Palmeiras voltou a vencer! Jogando no Couto Pereira, o Verdão aproveitou a enorme fragilidade do Coritiba, aplicou 2 a 0 e voltou ao G4 do Brasileirão. Melhor que isso foi um início de retomada da confiança e um ensaio de uma nova formação.
Desde que Dudu saiu do time, a maionese desandou totalmente. Rony parece só ter encaixado na função de homem de referência quando tinha Dudu e/ou Gustavo Scarpa o alimentando. Sem nenhum dos dois, seu futebol voltou a ser o de 2020 e o poder ofensivo desmoronou.
Nesta partida, pela primeira vez, o camisa 10 foi sacado; uma dupla de ataque foi ensaiada com Lopes e López – Endrick, suspenso, é presença certa para a sequência e seu futebol, com essa formação, tende a ser bem mais aproveitado.
Mas o 3-5-2 desta noite poderia ter tido muito mais dificuldades se o VAR não tivesse anulado, corretamente, o gol do Coritiba com sete minutos de jogo. A confiança do time, destroçada, dificilmente seria suficiente para virar o jogo, mesmo diante de um adversário tão fraco. Felizmente a arbitragem acertou e o Palmeiras conseguiu se desvencilhar da pressão inicial do Coxa.
A partir dos 15 minutos, o domínio foi total, com as alas sendo bem municiadas por Raphael Veiga, que tinha incrível liberdade entre as linhas do Coritiba. Fazendo uso do apoio dos volantes, a superioridade numérica, tão ausente no jogo contra o Atlético, foi vista e os cruzamentos buscando Flaco López saíam com facilidade.
Os gols, no entanto, saíram de jogadas de escanteio: no primeiro, Veiga acertou a testa de Gustavo Gómez, que colocou no cantinho do bom goleiro Gabriel; no segundo, já nos acréscimos, Piquerez pegou um sem-pulo espetacular na cabeça da meia-lua e aumentou a vantagem do Verdão.
O uruguaio, aliás, foi o maior destaque do Palmeiras, vivendo uma fase técnica exuberante e com um vigor físico impressionante. Junto com Veiga e Luan, foram os destaques da vitória.
O segundo tempo foi protocolar. O Coritiba não encontrava forças para articular qualquer jogada de ataque; o Palmeiras, ainda com a confiança abalada, parecia muito mais preocupado em fazer o relógio andar do que em fazer o terceiro.
E de fato, a confiança ainda precisa ser reconstruída: mesmo com 2 a 0 no placar, contra um adversário inerte, a impressão era de que o time não estava livre de tomar um gol a qualquer momento, e que se isso acontecesse, tomaria o empate na sequência. Algo que voltamos a sentir depois de oito ou nove anos de protagonismo, de imposição. Uma sensação angustiante de ser um time comum.
Este foi apenas o primeiro passo. A confiança pode crescer, e seguir vencendo é fundamental – um mau resultado no clássico de quarta-feira jogará esta vitória no limbo. O Coritiba, de fato, está rebaixado e não pode ser considerado parâmetro para nada.
A nuvem negra estava na Colômbia, e talvez isso tenha ajudado. Vamos torcer demais para que, mesmo com sua volta, o time mantenha o foco na recuperação e faça um grande jogo diante do inimigo. Se isso acontecer, aí sim, poderemos criar boas expectativas para a conclusão da temporada. VAMOS PALMEIRAS!
Robson teve espaço pela meia direita e chutou de fora; Weverton pegou firme, sem problemas.
6'
Coritiba
Robson chutou da entrada da área, cruzado; Weverton foi batido mas Luan salvou em cima da risca.
7'
Coritiba
Matheus Bianqui aproveitou enorme bate-rebate na área, girou na frente de Zé Rafael e colocou no canto esquerdo de Weverton. O gol foi anulado pelo VAR, por impedimento no início da jogada.
12'
Palmeiras
Após roubada de bola de Richard Ríos, Raphael Veiga recebeu de Mayke na entrada da área e girou – a bola saiu à direita do gol de Gabriel.
25'
Palmeiras
Breno Lopes recebeu na meia esquerda, ajeitou e disparou – Gabriel encaixou sem dificuldades.
32'
Palmeiras
Flaco López aproveitou uma bola esticada, entrou na área e tocou para Breno Lopes, que dominou, puxou para o lado e chutou – Thalisson travou e a bola saiu a escanteio.
33'
Palmeiras
GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou o escanteio da esquerda e Gustavo Gómez testou no cantinho esquerdo de Gabriel, abrindo o placar.
36'
Palmeiras
Richard Ríos fez boa jogada pela direita e cruzou; Flaco López ajeitou no segundo pau e Breno Lopes chegou inteiro para testar forte, no ângulo esquerdo, mas Gabriel voou espetacularmente e espalmou.
41'
Coritiba
Victor Luis cobrou falta da lateral da área, direto – a bola saiu com algum perigo pelo alto.
48'
Palmeiras
GOLAÇO DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou escanteio da direita; a zaga afastou e, da meia-lua, Piquerez aproveitou o rebote de sem-pulo, colocando no canto direito de Gabriel.
50'
Coritiba
Slimani tentou enfiar para a passagem de Robson; a bola resvalou em Murilo e se ofereceu para o próprio Slimani, que bateu de primeira – a bola saiu à direita de Weverton.
51'
Rafael Klein, discreto, encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários.
1'
Palmeiras
Raphael Veiga cobrou fata da direita; Zé Rafael raspou de cabeça e a bola saiu pela linha de fundo. A jogada foi IDÊNTICA ao gol do Betinho em 2012.
11'
Entrou: Rony
Saiu: Flaco López
17'
Palmeiras
Mayke tabelou com Raphael Veiga e cruzou por baixo; Rony finalizou de letra e a bola saiu à esquerda de Gabriel.
20'
Palmeiras
Zé Rafael roubou a bola e acionou Rony, que tocou rápido para Breno Lopes dentro da área – Gabriel saiu, cresceu na frente do camisa 19 e evitou o gol.
27'
Palmeiras
Breno Lopes partiu com a bola dominada; Rony se manteve em impedimento o tempo todo – Breno Lopes segurou até onde deu mas teve que soltar para Rony, que chegou de frente com Gabriel e chutou em cima do goleiro. Estava impedido, claro.
29'
Entram: Kevin e Fabinho
Saem: Breno Lopes e Zé Rafael
37'
Entraram: Artur e Marcos Rocha
Saíram: Raphael Veiga e Mayke
41'
Palmeiras
Rony recebeu na direita e chutou firme; Gabriel pegou sem problemas.
45'
Palmeiras
Kevin interceptou passe de Henrique, entrou em velocidade na área e chutou forte, pelo alto.
49'
Rafael Klein, que não atrapalhou o jogo, encerrou a parada.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Parece estar sem confiança. É a primeira vez desde que assumiu a titularidade, em 2018.
6
Gustavo Gómez
O capitão, por sua vez, parece ter voltado ao normal - inclusive metendo mais um gol. Já era tempo.
7.5
Luan
Salvou um gol em cima da risca no início do jogo, fundamental. Muita qualidade na saída da bola.
8
Murilo
Complementou bem a trinca de zaga, sem falhas.
7
Mayke
Com liberdade, compôs bem a ala, mantendo a largura do campo.
7
Marcos Rocha
s/n
Zé Rafael
Com liberdade para pensar o jogo e apoiar pelo lado esquerdo, fez todas as funções de um meiocampista completo.
7.5
Fabinho
s/n
Richard Ríos
Movimentou-se bem, mas errou passes importantes.
6
Raphael Veiga
Com muita liberdade, sobretudo no primeiro tempo, voltou a ser o maestro, a cabeça pensante. No segundo tempo, esteve mais marcado.
8
Artur
s/n
Piquerez
Está voando. Se metade do elenco estivesse na mesma fase, estaríamos nas cabeças.
8.5
Breno Lopes
Foi o melhorzinho do ataque - e isso não quer dizer muita coisa.
7
Kevin
Entrou e só fez fumaça.
6
Flaco López
Ele tenta, é raçudo e inteligente... mas não passa de um Navarro que habla.
6
Rony
Precisa tomar uma decisão na vida. Ninguém pode jogar só com o nome.
5
João Martins
Tirou o Rony e colocou o Luan - aumentou a qualidade e mudou o esquema. Resta saber se isso é uma tendência ou se foi pontual. O fato é que o time aproveitou um adversário fraquíssimo e fez o que tinha que fazer.
7.5
Um comentário em “22-10-2023 – Coritiba 0x2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023”
O importante ontem era a vitória !!!! Como no próprio comentário do Conrado , se o VAR não anula aquele gol do Coxa ( anulado de forma correta ) a coisa poderia se complicar. Foi feito o que tinha que fazer diante de um time muuuito fraco, Espero que a confiança tenha voltado .
Diante dos trikas esse esquema com 3 zagueiros não acredito que seja o melhor a ser utilizado , já deu errado na copa do Brasil , com a volta do Endrick o melhor é voltar ao tradicional ou até colocar mais um no meio e dar mais liberdade ao Veiga , na minha opinião.
Dois jogos seguidos em casa que é necessário os 6 pontos para dar maior tranquilidade para o fim da temporada .
Avanti Palestra !!!
O importante ontem era a vitória !!!! Como no próprio comentário do Conrado , se o VAR não anula aquele gol do Coxa ( anulado de forma correta ) a coisa poderia se complicar. Foi feito o que tinha que fazer diante de um time muuuito fraco, Espero que a confiança tenha voltado .
Diante dos trikas esse esquema com 3 zagueiros não acredito que seja o melhor a ser utilizado , já deu errado na copa do Brasil , com a volta do Endrick o melhor é voltar ao tradicional ou até colocar mais um no meio e dar mais liberdade ao Veiga , na minha opinião.
Dois jogos seguidos em casa que é necessário os 6 pontos para dar maior tranquilidade para o fim da temporada .
Avanti Palestra !!!