2
X
1

26/02/2023 - 18:30

O Palmeiras venceu a Ferroviária no Allianz Parque, chegou a 12 jogos sem derrota, lidera o o estadual mas ainda assim não conseguiu assegurar o primeiro lugar do grupo, já que o São Bernardo segue vencendo seus jogos e continua a apenas um ponto de distância. A rodada final vai decidir a vantagem do mando no jogo das quartas-de-final.

O Verdão controlou o jogo por completo e o resultado deveria ter sido bem mais folgado. Mas como futebol é futebol, chegamos por um momento a ter o placar ameaçado, após sofrer um gol já nos acréscimos.

O Palmeiras começou com uma formação mais tradicional, com Zé Rafael e Gabriel Menino protegendo a zaga, Piquerez liberado para os avanços. Mas aos poucos Gabriel Menino foi ganhando liberdade e acabou se convertendo num meia, jogando mais pela esquerda, com Veiga ocupando o lado direito. Com isso, Zé Rafael, mais uma vez, ficou sobrecarregado.

Mas o movimento ofensivo funcionou e, após lateral cobrado por Marcos Rocha, Veiga cruzou na cabeça de Menino, no segundo pau, e o camisa 25 foi novamente às redes, abrindo o placar.

A movimentação ofensiva era intensa e a bola girava pelo campo da Ferroviária com bastante fluidez, mas os ataques eram interrompidos quando a bola chegava em Piquerez e Endrick. O uruguaio viveu uma noite tecnicamente terrível e errou praticamente todos os lances; já nossa Cria acusou a pressão e se mostrou extremamente ansioso e sem confiança. A torcida tentava apoiar, mas Endrick tomava decisões precipitadas, nitidamente afobado e, assim, se tornando presa fácil para os zagueiros de Araraquara.

O Verdão voltou do vestiário de maneira muito agressiva e forçou bastante para que o segundo gol saísse o mais rápido possível no segundo tempo, e ele veio aos 15 minutos, num chute colocado de Raphael Veiga após passe preciso de Marcos Rocha – Saulo foi meio lerdão na bola e colaborou.

Logo após o gol, Giovani entrou no lugar de Endrick e Rony foi deslocado para o meio. Os laterais já não subiam e o time jogava num 4-3-3- tradicional.

Com mais mexidas, a intensidade do time caiu claramente. Primeiro entraram Flaco e Breno Lopes, depois Mayke e Jailson – este último, jogando claramente como meia-esquerda, avançado.

Com o placar já definido, o jogo perdeu intensidade. A Ferroviária já estava mais preocupada em não ser goleada – o saldo de gols pode ser importante na luta contra o rebaixamento. O Palmeiras perdeu o interesse em aumentar o placar. Mas o ritmo dos reservas que entraram também não ajudava.

No final, após falta na meia esquerda, Matheus Lucas aproveitou o sono de Jailson e testou no canto direito de Weverton, diminuindo o placar. E ainda deu tempo de mais uma jogada aérea – Thomaz teve a chance de finalizar, livre, mas errou o alvo – foi a vez de Piquerez tirar um cochilo dentro da área. Seria um castigo terrível.

No final, a vitória veio, mas o placar foi ameaçado de forma desnecessária e orelhas devem ser puxadas. Mas o principal a se tirar desta partida  é a condição mental de Endrick; algumas decisões precisam ser tomadas, inclusive sobre sua manutenção entre os titulares.

Quanto ao buraco na frente de nossa zaga, o mais provável é que Abel esteja ensaiando um modo de ataque onde se precise correr mais riscos, para uma situação onde se esteja atrás no placar. Só isso justifica uma formação tão exposta – algo inédito com a atual comissão técnica, que segue com todo nosso apoio, bem como o elenco.

Mas que podíamos estar com um banco mais pesado, isso podíamos. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Ferroviária

Saulo
Heitor
Léo Santos
Alisson Cassiano
Kelvyn
Pablo Gabriel
Rafael Costa
Xavier
Antonio
Thomaz
Thonny Anderson
Tito
Douglas Coutinho
John Kennedy
Matheus Lucas
Elano Blumer
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
Palmeiras

Endrick recebeu de Gabriel Menino no bico da área, ganhou de dois marcadores e bateu rasteiro; Saulo defendeu com rebote e a defesa tirou para lateral.

3'
Ferroviária

Thonny Anderson recebeu na entrada da área e chutou rasteiro; a bola passou raspando a trave esquerda de Weverton.

9'
Palmeiras

Gabriel Menino bateu escanteio da direita; a bola foi desviada no primeiro pau e Raphael Veiga emendou da marca do pênalti, obrigando Saulo a se esticar para fazer a defesa no canto direito.

15'
Ferroviária

Thonny Anderson ficou com a bola na entrada da área, foi apenas cercado por Gabriel Menino e tentou bater colocado – a bola saiu perto do ângulo esquerdo de Weverton.

20'
Palmeiras

Gabriel Menino recebeu por dentro, ajeitou o corpo e disparou – a bola passou lambendo o ângulo esquerdo de Saulo. Veiga infiltrava livre e talvez fosse melhor opção.

35'

Abel avançou Gabriel Menino e trocou o lado com Raphael Veiga.

41'
Palmeiras

Gabriel Menino lançou Dudu em velocidade; o Baixola entrou a área e bateu cruzado; Saulo espalmou.

41'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Após cobrança de lateral pela direita, Raphael Veiga recebeu e cruzou no segundo pau, na medida para a testada de Gabriel Menino, que abriu o placar.

47'

Vinicius Gonçalves Dias Araújo, com muitos erros pequenos e irritantes, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários.

5'
Palmeiras

Marcos Rocha inverteu para Dudu, que enfiou linda bola para Raphael Veiga, que cruzou por baixo – Endrick passou da linha da bola e não aproveitou.

7'
Palmeiras

O Palmeiras cobrou lateral rápido e Rony foi ao fundo pela esquerda para cruzar rasteiro; Endrick tentou pegar de primeira, de canhota, e mandou por cima do gol.

9'
Palmeiras

Após falta ensaiada, a bola desviou na zaga da Ferroviária e sobrou para Gustavo Gómez, que dominou e concluiu por cima.

10'
Palmeiras

Raphael Veiga recebeu de Dudu e cruzou de canhota; Gabriel Menino testou por cima.

15'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga recebeu passe por dentro de Marcos Rocha, ajeitou o corpo e bateu colocado, certeiro, no canto direito de Saulo.

Entrou: Giovani
Saiu: Endrick

27'
Ferroviária

Heitor bateu falta da meia direita e obrigou Weverton a saltar para espalmar a escanteio.

27'

Entrou: Breno Lopes
Saiu: Dudu

Entrou: Flaco López
Saiu: Rony

33'
Palmeiras

Zé Rafael bateu forte da meia direita; Saulo se abaixou para defender sem dar rebote.

37'

Entrou: Jailson
Saiu: Raphael Veiga

Entrou: Mayke
Saiu: Marcos Rocha

45'
Ferroviária

Gol da Ferroviária – Matheus Lucas aproveitou bola aérea e testou para o fundo do gol.

51'

Após 6 minutos de acréscimo, a arbitragem encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Trabalhou pouco, mas bem.
6.5
Marcos Rocha
Muita categoria nos toques de primeira e no tempo de bola. Belíssimo passe, na medida, para o gol de Raphael Veiga.
7.5
Mayke
s/n
Gustavo Gómez
Boa presença ofensiva - atrás, trabalhou pouco.
7
Murilo
No pouco que trabalhou, fez tudo certo.
6.5
Piquerez
Partida para esquecer. Errou praticamente tudo o que tentou.
4
Zé Rafael
Sobrecarregado, segue carregando o piano.
7
Gabriel Menino
Com muita liberdade, participou de quase todas as construções ofensivas - seja armando, seja concluindo. E guardou mais um.
9
Rony
Desta vez não pintou notificação. Mas continua o mesmo.
6.5
Flaco López
Tentou aproveitar a chance para mostrar serviço e só buscou os lances mais difíceis. Errou, claro.
5.5
Raphael Veiga
Inspiradíssimo, está voando. As lesões ficaram totalmente para trás.
8.5
Jailson
s/n
Dudu
Foi pouco acionado, fez mais o papel tático de manter a defesa adversária aberta.
6.5
Breno Lopes
Entrou só para bater cartão.
6
Endrick
Fez seu primeiro jogo ruim. A cabeça não está ajudando. Precisa urgentemente de orientação.
5
Giovani
Nenhum lateral esquerdo deve gostar de ver o Giovani na beira do campo.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
O buraco entre a zaga e os meias segue. Abel vai desenvolvendo mais uma variação ofensiva, mas às custas de uma inédita fragilidade na defesa.
6




7 comentários em “26-02-2023 – Palmeiras 2×1 Ferroviária – Campeonato Paulista 2023

  1. Fico preocupado com o restante da temporada. Quando começar ,libertadores ,brasileiro e copa do brasil , com esses reservas ( fora Giovanni ) vai ser um sufoco só !!!! Se mexe Diretoria !!!!

  2. Mais uma vitória, que bom estar vivendo isso tudo. Claro que temos ajustes, como tínhamos em 2021 e 2022, mas na minha opinião circunstanciais. O mantra para este ano manter, porém fazendo melhor, éle é claro que não é da noite para o dia, mesmo que cheguem os reforços requeridos.

  3. Nosso time titular é o melhor do Brasil. Sem duvida, o mais bem treinado. Mas não precisa ser um grde entendido em futebol para perceber q quando os reservas do meio e da frente entram (exceção é o Giovanni), o futebol desaparece. A temporada brasileira é longa e estafante, nosso elenco é curto, se não vamos contratar para repor as saídas do Danilo e do Scrapa, tem q testar os mlks q subiram do sub 20! O Paulistão é pré-temporada, tinha q ter posto Garcia, Naves, Vanderlan, Fabinho e Jhon Jhon pra jogar. Volto a insistir, se Fabinho e Jhon Jhun, q vão fazer 21 anos, não estao prontos, então tem q emprestar ou vender. No jogo passado, um mlk de 19 anos do Braga desmontou nossa defesa. tem q parar com esse negócio de Disney e botar os mlks prajogar!

    1. Tenho certeza que o Abel escalaria os jovens se o São Bernardo não estivesse fazendo uma campanha surpreendente.

      1. O sucesso do SB só confirma q os estaduais, hj em dia, não são parâmetro pra nada. O SB é um time de Série C. O Paulistão é pré-temporada, serve pra ganhar ritmo, testar variaçoes táticas (o q a nossa CT faz muito bem) e lançar os mlks (o q, na minha opinião, a nossa CT vacila). No futebol atual, com 20 anos o garoto ou tá pronto pra jogar, ou pronto pra ser vendido, não dá pra demorar muito na decisão.

Deixe uma resposta