Palmeiras abre na tabela e se aproxima de vantagens no mata-mata do Paulistão

Taça Paulistão 2017Os resultados da décima rodada da fase de classificação do Paulistão tornaram o panorama bastante favorável para o Verdão alcançar o primeiro título da temporada. A vitória sobre o Mirassol e os tropeços dos rivais projetam o Palmeiras tendo a vantagem de decidir em casa não apenas as quartas-de-finais (já garantido), como também eventuais semifinais e finais.

O regulamento do Paulistão determina que as fases de mata-mata sejam definidas em confrontos de ida e volta, com o time com a melhor campanha mandando o jogo da volta. Entende-se por melhor campanha os pontos acumulados em todas as fases da competição. Não será usado o critério do gol qualificado; avança quem vencer o chamado “jogo de 180 minutos”; se houver dois empates ou uma vitória de cada lado pela mesma diferença de gols, avança quem vencer na disputa por pênaltis.

A duas rodadas do fim da rodada de classificação, o Palmeiras espera pelo segundo colocado de seu grupo – neste momento, o time que tem a maior chance de ser nosso adversário nas quartas-de-finais é o Novorizontino, que mandaria o primeiro jogo no Jorge Ismael de Biasi e depois viria ao Allianz Parque.

Classificação Paulista - Rodada 10

Caso o Palmeiras confirme o favoritismo e passe pelo Tigre (ou por outro time que venha a ser o segundo de nosso grupo, São Bento ou Santo André), chegará também às semifinais provavelmente com a vantagem do mando no segundo jogo. O regulamento determina que os cruzamentos sejam entre o primeiro e o quarto colocados da classificação geral (veja o quadro acima) numa semifinal, e segundo contra o terceiro na outra. Como faltam duas rodadas para o fim e a distância é de largos oito pontos à frente do quarto colocado, o Verdão só perderia a vantagem do mando se o adversário tirasse essa diferença em quatro rodadas – algo bem pouco provável.

Seguindo em frente, o único time que ameaça de forma razoável tirar o mando do Palmeiras numa eventual final é o SCCP, que tem seis jogos para tirar a diferença atual de quatro pontos, mais o saldo de gols. Não é impossível, mas também parece algo com poucas chances de acontecer.

Este post trata de probabilidades. É claro que a vantagem do mando não garante nada e o Palmeiras pode, numa tarde ruim, ser eliminado pelo São Bento, quebrando todo o raciocínio. Mas a vantagem do mando no jogo de volta num regulamento que não prevê o critério do gol qualificado é muito grande. A pressão no Allianz Parque para que o Palmeiras busque os gols para reverter uma eventual derrota no jogo de ida é bem difícil de suportar. Nossa torcida, especialmente em nosso estádio, tem sido uma arma poderosíssima – isso sem mencionar o nível de jogo apresentado por nosso time em relação a todos os outros adversários. Tudo isso nos leva a crer que o primeiro título do ano está bem encaminhado.

Zica?

Tá, já sei o que vários de vocês estão pensando: “Aaaaain, esses posts do Verdazzo dão uma zica danada!

Vão pro inferno, zica é o cazzo! Ano passado, o Verdazzo cravou os pontos do Brasileirão até a penúltima rodada.

Pras cabeças! VAMOS PALMEIRAS!

  • Luan

    Isso aí! Foco e determinação pra ganhar o campeonato paulista! AVANTI PALESTRA

  • Giuliano Varela

    Estou confiante demais nesse título.

  • Vctr81

    muito vamos depender da libertadores…provavlemente os mata mata do paulista vao chocar com reta final da 1a fase da liberta, se estivermos garantidos ai acho que o paulistao está bem proximo. caso contrario, se tivermos que escolher ai que se lasque o paulistao…sim, temos elenco para jogar com time misto no paulistao tb, mas tem times que nao estao na liberta e vao dar a vida pelo paulistao

    • Grão de Pimenta

      não precisa largar o Paulistão de mão assim, contra os Bambi naquele jogo que ganhamos de 3×0 foi 3 dias antes do jogo contra o Jorge Wisterman na libertadores, e nem por isso o Palmeiras foi tdo reserva

  • Ralf Olbertz

    Não desprezo nenhum título, nem o Paulistão.. mas se precisarmos de resultados na libertadores, não me importo em jogar com time misto na reta final do Paulista.

    Prioridades.

    • Lucas MS

      Ainda mais o nosso “time misto” tendo jogadores melhores q o “time principal ” dos adversários.

  • MonacoParmerista

    tô com o Verdazzo, mas se o time perder, já tô antevendo cornetadas chamando o site de “zicazzo”…. kkk.

    Abrazzo e #AvantiPalmeiras

  • Boboris

    KKKKKKKKKKKKKKK, só o Conrado pra me fazer rir numa sexta-feira modorrenta….

  • Fernando Wenzel

    Zica é meu bago, quero mesmo é ver o Palmeiras ser campeão paulista com o time B!

    • Rodrigo Marques Carvalho

      kkkkkkk. Boa

  • Renan B. Baroni

    Com os titulares, só teriamos problemas contra o NPS< – que também tem um foco na libertadores. Contra o resto, manda o tiime B ou misto que o caneco pode sim ser nosso!

    Mais um ano como protagonistas! Estava com saudades de ser protagonista todo ano, é bom demais saber que disputamos todos os títulos com condições de ser campeão. As gerações mais novas não conheciam esse gostinho. Lembro muito dos primeiros títulos que vi, em 93. E a sequência na década de 90 foi boa demais!

  • Rogerio Rocha

    kkkkkkkkkk, zica o Cazzo Palmeiras vai ganhar tudo

  • Eduardo Kloppel

    Um assunto que está me preocupando nesse caso do fator casa, é o fato de ter show no Allianz Parque dia 6 de maio as 21:00h. Ou seja, na noite anterior ao segundo jogo da final. Que ao menos no que sugere o texto tem grandes possibilidades de ser em casa! E agora? O título tem que ser lá!

    • Ralf Olbertz

      A federação deve adiar o jogo, não porque querem nos ajudar.. mas pq com mais público é mais dinheiro pra federação.. Só isso..

      • Eduardo Kloppel

        Já na proxima semana estará rolando campeonato brasileiro. Acho eu, em um grande achismo mesmo, um problema complicado de se contornar. Infelizmente pra nós.

        • Vctr81

          se isso acontecer, a gente pode jogar na nossa 2a casa, o itaquerao kkk

      • Grão de Pimenta

        acho que se a federação se importasse com isso o Santos não mandaria seus jogos na Vila Belmiro que cabe menos gente e com isso tem menos renda, nesses últimos anos que o Santos chego na final o segundo jogo da final sempre foi na Vila

    • Fernando Castro

      Seria ótimo o título lá. Entretanto, mudar a data do jogo seria um bocado complicado. Pensando só no nosso lado, teria que convencê-los a adiar pra 10/05 a final. Isso se eles quiserem renda mesmo.

  • Marcelo Faria

    80% de aproveitamento…FATO!

  • Rodrigo Marques Carvalho

    Manter este aproveitamento aí no brasileiro é caneco.

  • Paulo Fontes

    Só para dar uma cornetada a mais no Conrado, pelo tópico “Zica”.
    Esse ano, as duas vezes que tu parpitou goleadas para o Palmeiras, contra SCCP e Jorge Wilstermann, perdemos a primeira e sofremos muito para vencer a segunda.
    Sai pra lá com essa zica hahaha

  • Gaúcho Palmeirense

    foda é que se chegar na final com a melhor campanha, não poderá decidir no Allianz pq haverá show dia 06/05

    • Rafael Capelini

      Só se for pelo estado do gramado, pois, pela ´remoção’ dos palcos etc… tem que ser feito um mutirão iniciando assim que o show acabar pra deixar o estadio pronto, não é nada impossível!

  • Luis Claudio Carrasco Garcia

    Nem tinha parado pra pensar nisso: temos a chance real de vencer esse paulistão, uma vergonha ter ganho apenas dois desde 96! Como faço questão de superar os gambas até no par ou ímpar, não admito ter 4, 5 paulistas a menos do que eles!

  • Grão de Pimenta

    Mas e os shows que vão ter no Allianz ? o Palmeiras teria que mandar os jogos no Pacaembu oq não é mesma coisa, na final do campeonato que vai ser dia 07/05 num domingo, no sabado dia 06/05 vai ter um show no Allianz

  • muñeco

    “Aaaainnn” é dose! HAHAHAHA

  • Fernando Castro

    Vi os colegas reclamando de haver a possibilidade de jogarmos o segundo jogo da final no Pacaembu.

    Perdemos com o caldeirão que estamos formando e perdemos com renda, mas pro jogo em si perderemos até pouco. Provavelmente, será contra algum rival; assim, terá torcida única a nosso favor. E se acontecer o improvável de enfrentarmos um time do interior, perderia alguns espaços, mas nada de mais. Fora isso, até onde vejo falar, não há restrições pra ocupar a praça do Pacaembu e não haveria restrições pra reunir torcedores nossos no entorno do Allianz. Resultado: mais festa nas ruas.

  • Podia mudar o regulamento pro ano que vem né:
    – Times com melhor pontuação geral com vantagem de 2 empates (ou saldos iguais nos dois jogos).