Weverton completará 200 jogos com a camisa do Palmeiras

Weverton durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Há quatro temporadas, Weverton acumula títulos e feitos no clube

A partida do próximo domingo entre Palmeiras e Santos será especial para o goleiro Weverton. Em sua quarta temporada pelo clube, o arqueiro completará 200 jogos com a camisa palmeirense diante do rival.

“Sou um cara extremamente feliz em estar onde estou, de vestir essa camisa do Palmeiras. Nunca tive a pretensão de ir à Europa. Estou onde eu sempre desejei, em um grande clube e ser reconhecido”, disse Weverton em entrevista ao site Nosso Palestra.

A expressiva marca faz com que o arqueiro seja o 9º colocado entre os goleiros que mais vezes defenderam a meta do Verdão. À sua frente estão: Fernando Prass (274), Gilmar (289), Sérgio (333), Oberdan Cattani (357), Velloso (458), Valdir de Morais (481), Marcos (533) e Émerson Leão (621).

Um dos líderes do elenco e também ídolo da torcida palmeirense, Weverton tem um grande fã dentro do clube: Abel Ferreira. Na coletiva após o duelo contra o Grêmio, o treinador enalteceu a qualidade do goleiro.

Weverton durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

“Temos feito um trabalho com ele [de aprimoramento do jogo com os pés]. O Rogério [Godoy, preparador de goleiros], faz um trabalho muito específico com o Weverton. Para mim ele é o número 1. É o goleiro que eu sonhava para quando treinasse uma grande equipe. Ele é extraordinário, tem o pacote todo, como homem, como um dos capitães e como o que mais queremos, como goleiro”, ressaltou Abel.

Contratado em janeiro de 2018 sob alguma desconfiança da torcida, Weverton começou como reserva de Jailson nas mãos de Roger Machado e atuou apenas uma vez no Campeonato Paulista daquele ano.

Sua situação no clube mudou de patamar após a parada para a Copa do Mundo e o recomeço do calendário brasileiro. Ainda sendo comandado por Roger, foi escalado de titular e tomou conta da posição, desde então.

Ao todo, além da quantidade de jogos, Weverton soma quatro títulos (Campeonato Brasileiro 2018, Campeonato Paulista 2020, Copa do Brasil 2020, Libertadores 2020) e diversas premiações individuais.

Confira outros números e feitos alcançados por Weverton no Palmeiras:

  • Jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 28;
  • 2º jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Libertadores: 40 (atrás de Marcos, que disputou 57);
  • 10º goleiro que mais venceu pelo Verdão em todos os tempos: 109;
  • 7º goleiro que mais jogou no Estádio Palestra Italia/Allianz Parque: 85;
  • 2º goleiro com maior sequência de jogos sem sofrer gol na História do Palmeiras: 9 em 2018;
  • 3º goleiro com menor média de gols sofridos na história do Palmeiras: 0,69 gol por partida (138 vezes em 199 jogos) – considerando goleiros com mais de 10 jogos;
  • Primeiro goleiro desde Velloso (entre 1995 e 1997) a completar três temporadas seguidas sem sofrer gols por 20 jogos ou mais: 21 em 2018, 26 em 2019 e 35 em 2020 – em 2021, está com 16 jogos sem ser vazado, em um total de 40.