1
X
0

Palmeiras 1x0 Goiás

Após doze dias de pausa, o Verdão voltou a campo nesta sexta-feira e venceu o Goiás por 1 a 0, com gol de Breno Lopes aos 50 minutos do segundo tempo. A vitória quebra a vantagem do Botafogo, que já foi de 15 pontos, para “apenas” 7 – o time carioca ainda joga na rodada, contra o Atlético, na Arena MRV.

A vitória, que era indispensável, só veio nos minutos finais do jogo porque o Palmeiras, apesar do domínio completo da partida, teve muitos problemas para furar as linhas de defesa do time goiano. No primeiro tempo, sentiu demais a falta de Raphael Veiga e abusou dos cruzamentos, esbarrando na execução – os centros vieram, em sua maioria, fracos, na direção dos zagueiros goianos. Já no segundo tempo, mesmo com boas substituições, o problema passou a ser a retranca adversária: o Goiás compactou as duas linhas e “estacionou o ônibus”, criando muitas dificuldades.

A torcida, que mais uma vez compareceu em grande número, foi uma das protagonistas da noite, empurrando o time o tempo todo, mesmo com a evidente falta de inspiração de nossos atletas. Breno Lopes, que entrou aos 43, estragou uma jogada de ataque aos 47, perdeu outro gol aos 48 e, quando era xingado por boa parte do estádio, fez o gol da vitória e saiu desafiando a torcida – rapidamente acabou deixando escapar um dedo do meio, captado pelas câmeras e que pode lhe causar problemas no clube. A assessoria de imprensa precisa trabalhar a situação rapidamente.

No início, o Palmeiras  com Flaco López de “falso 10”, procurou abrir a defesa do adversário com Piquerez e Mayke bem próximos às linhas laterais; os dois, mais Marcos Rocha e Artur foram constantemente acionados para buscar os cruzamentos. Flaco López e Rony dividiam a atenção dos zagueiros e as jogadas poderiam ter dado certo.

O Palmeiras, no entanto, esbarrou nos péssimos cruzamentos, que facilitavam a vida dos zagueiros do Goiás. Jogar por dentro não foi uma opção; Menino e Zé Rafael tentaram ocupar o espaço deixado por Flaco, que sente uma atração irresistível pela área, mas não foram bem sucedidos. Assim, o Verdão, apesar do enorme domínio, teve poucas chances reais de abrir o placar. Por outro lado, defensivamente, o time se portou como uma rocha.

Para o segundo tempo, de saída, o panorama piorou, com a defesa do Goiás muito melhor postada e impedindo que o desenho proposto por Abel tivesse sucesso. Foi quando as mexidas deram nova vida ao time, primeiro com as entradas de Veiga e Kevin; depois com Endrick e Richard Ríos.

O camisa 23, que voltou gripado da seleção da CBF, entrou bem no jogo e a qualidade do toque de bola do time deu um salto – Endrick também ajudou bastante nisso. A intensidade aumentou, o jogo por dentro ficou mais forte e aos 30 minutos o Goiás ficou com um jogador a menos – Raphael Guzzo tinha acabado de receber o cartão amarelo quando fez uma falta dura em seu xará Veiga e foi expulso.

Jamais saberemos se foi só por causa da expulsão, mas Abel fez algo que não costuma fazer: abriu a proteção, sacando Zé Rafael para a entrada de Breno Lopes. Esse jogador a mais na área fez toda a diferença, e finalmente, depois de tanto insistir, o Verdão chegou à vitória.

São oito jogos seguidos com “baliza a zero” e é a segunda vitória, em cinco rodadas, arrancada no último lance do jogo – contra o Cruzeiro, Flaco López tinha ido às redes. O campeonato está dando sinais interessantes!

Breno Lopes, descontrolado após marcar o gol decisivo, já deve estar com a adrenalina de volta ao normal e agora o staff do Palmeiras precisa pensar na melhor atitude para aliviar a barra do camisa 19 com a organizada. Pode estar longe de ser um craque, mas tem uma estrela fora do comum e ainda pode ser bastante útil.

A Libertadores ainda está longe no horizonte e podemos nos dedicar a torcer pelo Atlético neste sábado e pensar muito sério em como vencer o Grêmio em Porto Alegre, para, quem sabe, começar a pegar o vácuo do Botafogo. Continua muito difícil, mas ainda tem muito jogo pela frente. VAMOS PALMEIRAS!

 

Ficha Técnica

Escalação

Goiás

Tadeu
Bruno Santos
Edu
Sidimar
Bruno Melo
Hugo
Willian Oliveira
Morelli
Raphael Guzzo
Anderson
Palacios
João Magno
Alesson
Allano
Vinishow
Armando Evangelista
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
Palmeiras

Gabriel Menino recebeu pelo meio, fintou e tocou para Mayke, na direita do ataque; o lateral cruzou na área para Rony, que tentou o chute de bicicleta, mas a bola saiu mascada e Tadeu encaixou facilmente.

14'
Palmeiras

Após cruzamento de Marcos Rocha, a bola sobrou para Zé Rafael, que tentou uma batida rasteira de fora da área, mas Tadeu caiu e defendeu sem dificuldade.

25'
Palmeiras

Flaco Lopez tocou de cabeça para Rony, do lado direito do ataque; o camisa 10 chutou cruzado, com força e deu trabalho para o goleiro Tadeu, que espalmou.

26'
Goiás

Allano recebeu pelo lado direito do ataque, entrou na área e bateu cruzado, com perigo; Weverton saltou e fez grande defesa.

35'
Palmeiras

Piquerez recebeu pelo lado esquerdo e, de muito longe, cruzou para Flaco López; de dentro da área, López saltou alto, mas cabeceou para fora.

47'

Sávio Pereira Sampaio encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem alterações.

7'
Palmeiras

Pelo lado direito do ataque, Mayke cruzou em direção a Rony, que tentou uma bicicleta, mas a bola passou direto e sobrou para Artur, no lado esquerdo; o camisa 14 tentou a finta, mas foi desarmado.

14'

Saíram: Flaco López e Marcos Rocha
Entraram: Raphael Veiga e Kevin

17'
Palmeiras

Raphael Veiga cruzou na área, a bola passou por todo mundo e sobrou do lado direito com Artur; ele dominou e bateu de voleio, para grande defesa de Tadeu.

19'
Palmeiras

Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo, em direção a Gustavo Gómez, na entrada da pequena área; o paraguaio cabeceou por cima do gol.

22'

Saíram: Gabriel Menino e Artur
Entraram: Richard Ríos e Endrick

38'
Goiás

Em contra-ataque com velocidade, Alesson saiu cara a cara com Weverton, mas perdeu o domínio da bola e o Paredão retomou a posse para o Alviverde.

42'
Goiás

Hugo cobrou falta pelo lado direito, Sidimar desviou e Weverton fez grande defesa; no rebote, o Goiás marca, mas o juiz assinala impedimento.

43'

Saiu: Zé Rafael
Entrou: Breno Lopes

44'
Palmeiras

Mayke jogou chuveirinho na área, a bola passou por todos e quase chegou em Luan, no lado esquerdo do ataque; o zagueiro se esticou mas não alcançou.

48'
Palmeiras

Endrick tentou drible na entrada da área, foi desarmado e a bola sobrou para Breno Lopes, pelo lado direito do ataque; sem ângulo, Breno bateu muito longe do gol

52'
Palmeiras

GOOOOOOLLL DO PALMEIRAS! Piquerez tentou cruzamento na área, a defesa esmeraldina afastou e a bola sobrou para Ríos; o colombiano bateu prensado e, no rebote, Breno Lopes chutou rasteiro, de perna direita para cravar a vitória do Verdão no apagar das luzes.

54'

O péssimo Sávio Pereira Sampaio terminou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Uma bela defesa e uma saída nos pés de Alesson. Mas sua melhor intervenção foi segurar o Breno Lopes para ele não fazer coisa pior. Muito líder.
8
Marcos Rocha
Fraco, errando passes, cruzamentos e sendo batido na marcação.
5
Kevin
Entrou para fazer um salseiro do lado esquerdo, e fez.
7
Gustavo Gómez
Pouco exigido, apareceu pouco.
6.5
Luan
Ótimo nos lançamentos e passes longos; botes precisos.
7
Piquerez
Longe de suas melhores atuações, com muitos erros nos cruzamentos.
5.5
Zé Rafael
Comandou o posicionamento do meio-campo; aparentemente cansou no segundo tempo.
6.5
Breno Lopes
Depois de errar tudo o que tentou em cinco minutos em campo, fez o gol da vitória. Depois, errou tudo de novo, principalmente no "desabafo". Mas... quem nunca?
8
Gabriel Menino
Discreto e correto.
6
Endrick
Sua entrada deu um toque de qualidade nas trocas de bola e o time ficou mais envolvente.
7
Mayke
Fraco nos cruzamentos, foi "rebaixado" a lateral durante o jogo.
6
Flaco López
Começou bem, todo imbuído, buscando jogo na meia; passou a entrar mais na área durante o jogo e foi sumindo, já que os cruzamentos eram ruins.
6
Raphael Veiga
A diferença do time com ele em campo é BRUTAL. Não pode machucar de jeito nenhum.
7.5
Artur
Entre acertos e erros, o saldo foi ligeiramente positivo. Mas pode render mais.
6.5
Richard Ríos
Valeu só pela participação (não exatamente certa) no lance do gol.
6.5
Rony
Só brigou e tentou duas belas bikes. De concreto, um chute cruzado defendido por Tadeu.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Mesmo tardiamente, decidiu correr riscos e abriu o time em busca da vitória. Foi recompensado. Terá sido mais uma lição aprendida?
8




Um comentário em “15-09-2023 – Palmeiras 1×0 Goiás – Campeonato Brasileiro 2023

  1. Estas vitorias no finalzinho arrancadas na raça me empolga mais do aquelas jogos que o time deita e da um show, não sei pq, vitorias copeiras e feliponicas arrancadas na unha são uma injeção de dopamina no cérebro , seremos !

Deixe uma resposta