3
X
0

17/05/2023 - 19:00

Palmeiras 3x0 FortalezaO Palmeiras venceu o Fortaleza por 3 a 0 no Allianz Parque e abriu boa vantagem no confronto que vale vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Na partida de volta, que será jogada dentro de duas semanas, o time de Abel Ferreira poderá ser derrotado por até dois gols de diferença.

O placar foi excelente e até reflete o desempenho dos dois times nos 90 minutos. Mas curiosamente a impressão que fica é que o time poderia, e até deveria ter forçado mais, já que abriu 2 a 0 com 17 minutos de jogo e só foi chegar ao terceiro gol aos 43 do segundo tempo – e o time jogou todo esse intervalo de tempo com uma autossuficiência que pode até ser confundida com fleugma.

O gol de abertura saiu de um pênalti marcado pela arbitragem sobre Rony. A falta existiu, mas se não marcasse, nossa reclamação não seria com aquela energia toda. Logo depois o Verdão já ampliava, num gol que a bola precisou entrar três vezes para o estádio comemorar, mas o primeiro toque para o gol, de Bruno Tabata, foi o que valeu.

Tabata, aliás, estava muito nervoso. Mesmo tendo feito o gol, não conseguiu se soltar. O estádio emitia um burburinho a cada vez que ele tocava na bola, o que só aumentou sua ansiedade. A bola queimou em seus pés em todo o jogo, até ser substituído.

Mesmo assim, o camisa 11 fez um bom jogo taticamente, recompondo muitas vezes para a linha de zaga, quando fez o quinto elemento, sobretudo nos momentos em que o Fortaleza tentou estabelecer superioridade numérica do lado esquerdo de seu ataque.

Piquerez fez a largura do lado esquerdo, mas quem deu show pelo setor, de novo, foi Dudu, que está esbanjando vitalidade. Aos 31 anos, parece um garoto.

No segundo tempo o Palmeiras voltou mais incisivo, disposto a ampliar. E as chances de gol se sucederam, ao mesmo tempo em que o Fortaleza passou a ousar mais em busca de um gol que definitivamente os recolocaria na disputa.

Weverton foi bem protegido pela volância e pela zaga; a entrada de Breno Lopes e de Luis Guilherme renovaram a vitalidade do Palmeiras no ataque e o time chegou finalmente ao terceiro gol com Richard Ríos, que humilhou Tinga dentro da área antes de tocar no canto esquerdo. A bola bateu na trave antes de entrar – a mesma trave que impedira, minutos antes, um golaço de cabeça de Raphael Veiga.

Enfim, o Verdão chegou ao terceiro gol que dá muita tranquilidade para o jogo da volta. Abel tinha um plano e apostou que o Palmeiras chegaria a mais gols o mantendo, sem forçar. É muita segurança e auto-confiança. Talvez até em excesso, já que, inexplicavelmente, o time aceitou uma pressão final do Fortaleza que poderia resultar num gol que complicaria bastante o moral do time para daqui a duas semanas.

Além do ótimo resultado, a noite marcou o recorde de invencibilidade no Allianz Parque – 29 jogos sem perder; o primeiro gol de Ríos com a camisa do Palmeiras e uma belíssima atuação de Luis Guilherme, que começa a desabrochar de forma muito natural. Ainda teremos muitas alegrias com esse menino. Pena que o horário não ajudou e apenas 32 mil pessoas estiveram presentes ao estádio.

Com mais uma página virada, o Verdão volta o foco para o Brasileirão, com um clássico pela frente – o time desce a serra para enfrentar o Santos no fim-de-semana. Com o Botafogo vendo sua carruagem virar abóbora, o caminho para a liderança parece bem convidativo. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Fortaleza

João Ricardo
Tinga
Brítez
Titi
Caio Alexandre
Hércules
Pochettino
Yago Pikachu
Calebe
Vinicius Zanocelo
Zé Welison
Lucas Crispim
Dudu
Lucero
Romarinho
Moisés
Juan Pablo Vojvoda
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
Palmeiras

Depois de jogada ensaiada de escanteio, Piquerez tentou o arremate da entrada da área mas foi travado; a bola sobrou para Veiga que entrou na área pela esquerda e disparou um míssil que saiu sobre o travessão.

10'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Bruno Tabata abriu na esquerda para Dudu, que fez a jogada individual, entrou na área e cruzou para Rony; a zaga rebateu, o camisa 10 brigou e acabou calçado por Caio Alexandre – Wagner Nascimento Magalhães marcou o pênalti. Raphael Veiga bateu forte no lado direito do gol e abriu o placar.

16'
Palmeiras

Mayke iniciou a jogada e acionou Raphael Veiga, que tocou rápido para Tabata na direita; o camisa 11 ajeitou o corpo rápido e disparou rasteiro – a bola sairia, mas João Ricardo caiu no canto esquerdo e desviou a escanteio.

17'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Veiga cobrou o escanteio, Gustavo Gómez tentou da risca da pequena área e João Ricardo fez a defesa; Bruno Tabata pegou o rebote e tocou para o gol; João Ricardo defendeu dentro da meta mas Gustavo Gómez, para garantir, dominou dentro da pequena área e tocou para o gol; a zaga tirou DE NOVO de dentro e Gustavo Gómez enfim mandou a bola para as redes – mas o gol foi dado para Tabata já no segundo lance..

O Palmeiras não fez toda a pressão que poderia fazer após a marcação do segundo gol; continuou presente no campo de ataque mas sem gente “pisando na área”.

51'

Wagner Nascimento Magalhães encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.

4'
Fortaleza

Romarinho fez a jogada pela esquerda e tocou atrás para Hércules, que da meia esquerda disparou por cima do gol.

8'
Fortaleza

Titi apoiou pela esquerda, tabelou com Romarinho e bateu rasteiro da entrada da área; Weverton pegou fácil, por baixo.

10'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou escanteio da esquerda; a zaga afastou e a sobra ficou com Gabriel Menino, que bateu de primeira da meia-lua, pelo alto.

17'
Fortaleza

Vinicius Zanocelo arriscou da intermediária; a bola chegou com veneno e Weverton desviou a escanteio.

18'
Palmeiras

Dudu iniciou a jogada com um chapéu no campo de defesa e fez um lindo lançamento para Rony na esquerda; o camisa 10 levantou na medida na marca do pênalti para Raphael Veiga, que testou no chão, como manda o manual – a bola foi no poste esquerdo e voltou nas mãos de João Ricardo.

19'
Fortaleza

Pochettino aproveitou espaço na direita e cruzou por baixo; Lucero emendou sem força e a bola chegou fraca no canto esquerdo; Weverton pegou sem problemas.

21'
Palmeiras

Veiga tentou um chute de longe mas João Ricardo pegou bem no meio do gol.

21'
Palmeiras

Luan se antecipou na reposição do goleiro adversário, roubou e acionou Tabata, que tentou devolver para Luan mas tocou mal e a zaga cortou; na sobra Dudu ainda teve uma ótima chance de finalizar mas chutou por cima.

27'

Entrou:  Luis Guilherme
Saiu: Bruno Tabata

28'
Palmeiras

Em sua primeira jogada, Luis Guilherme ganhou de Titi, imprimiu velocidade, entrou na área, cortou mais um zagueiro e bateu à esquerda do gol.

36'

Entraram: Breno Lopes e Richard Ríos
Saíram: Raphael Veiga e Dudu

37'
Palmeiras

Gabriel Menino bateu da meia esquerda com perigo, mas a bola saiu pelo alto.

41'
Fortaleza

Após escanteio da direita, Brítez testou com perigo, mas a bola saiu pelo alto.

43'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Breno Lopes cruzou da esquerda, Richard Ríos dominou dentro da área, deu um drible humilhante em Tinga e tocou no canto esquerdo – a bola bateu na trave e beijou a bochecha da rede, do outro lado.

46'
Fortaleza

Pochettino cruzou da direita; Weverton foi esquisito na bola e Moisés emendou para o gol vazio, mas a bola pegou altura e saiu.

47'

Entraram: Rafael Navarro e Fabinho
Saíram: Rony e Gabriel Menino

49'

O árbitro, ruim como sempre, encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Foi todo estranho para uma bola no fim do jogo que poderia ter resultado num gol que mudaria a cara do jogo da volta.
6
Mayke
Partida competente - sem brilho, mas correta.
6.5
Luan
A segurança de quem faz sua sexta temporada com a camisa do Palmeiras.
7.5
Gustavo Gómez
O respeiito que impõe aos atacantes adversários é um capítulo à parte.
7.5
Piquerez
Apenas correto, sem aparecer demais.
6.5
Zé Rafael
O meio-campo ganha outra dimensão com ele em campo. Ficou nítido o quanto sua ausência foi sentida contra o Bragantino.
7.5
Gabriel Menino
Sério, maduro, não quer dar chance para Richard. E que continue assim.
7.5
Fabinho
s/n
Bruno Tabata
Afobado, nervoso, foi muito mal com a bola nos pés, Mas taticamente foi bastante competente, formando a linha de 5 quando solicitado e fazendo boas movimentações ofensivas.
6
Luis Guilherme
Entrou endiabrado, uma pena que não teve mais tempo. Certamente acabaria marcando um gol.
8
Raphael Veiga
Caiu bastante para a direita para jogar em diagonal, abrindo a defesa do Fortaleza. Mais um gol que o faz seguir escalando a tabela de artilheiros - já é o 29° da História.
8
Breno Lopes
Teve boas intervenções do lado esquerdo e deu o passe para o terceiro gol.
6.5
Dudu
Acabou com o lado direito da defesa do Fortaleza; o tal do Tinga está em posição fetal.
8.5
Richard Ríos
Vai caçando espaço com muita competência, obrigando os titulares a se manterem a 110%. Meteu um golaço.
8
Rony
Apenas muita luta - o que já está ótimo.
7
Rafael Navarro
s/n
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Suas escolhas, nos momentos em que foram feitas, pareceram corretas. O time está cada vez mais autoral.
7.5




Deixe uma resposta