Perto de completar 100 jogos, Patrick de Paula celebra 2 anos no profissional do Palmeiras

Patrick de Paula durante jogo-treino do Palmeiras contra a Portuguesa, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Considerado um dos melhores jogadores que já passaram por Guarulhos, Patrick de Paula conviveu com altos e baixos nestes dois anos entre os profissionais do Palmeiras

No último sábado, dia 15, Patrick de Paula completou dois anos no profissional do Palmeiras. Em suas redes sociais, o meio-campista celebrou a data:

Integrado ao elenco principal ao lado de Gabriel Menino, Wesley, Alan e Lucas Esteves, o meio-campista surgiu como uma das maiores promessas na base palmeirense, sendo campeão Brasileiro Sub-20 (2018), da Copa do Brasil (2019) e Paulista (2017, 2018 e 2019).

Desde sua estreia no profissional, contra o Atlético Nacional na Florida Cup, Patrick disputou 99 partidas, marcou oito gols – foi às redes contra os rivais SCCP, Santos e SPFC – e levantou quatro troféus (Libertadores de 2020 e 2021, Copa do Brasil 2020 e Campeonato Paulista 2020).

Os altos e baixos de Patrick de Paula

Gustavo Gómez e Patrick de Paula durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Patrick brilhou logo em sua primeira competição como profissional, o estadual de 2020. Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o camisa 5 foi o responsável por converter o último pênalti na final diante do SCCP. O gol sobre o rival fez Patrick ter seu nome cantando por milhares de torcedores na rua Palestra Itália em vídeo que viralizou nas redes sociais.

Entretanto, a sequência pós-título não foi positiva para o atleta, que passou frequentar o banco de reserva e, às vezes, sequer era relacionado. No final da temporada 2020, voltou à boa forma: foi titular na semifinal da Libertadores contra o River Plate, na Argentina, e terminou o ano com 52 jogos disputados e cinco gols marcados.

Nos primeiros jogos válidos pela temporada 2021, principalmente na primeira fase da Libertadores, foi titular e importante, chegando a distribuir sete passes decisivos em cinco jogos. Outros dois problemas em sequência, contudo, fizeram o jogador retornar algumas casas em sua trajetória.

Em um jogo do Palmeiras no domingo pela manhã, entrou em campo com um piercing na orelha e desfalcou a equipe por sete minutos até conseguir tirar a peça. À noite, quebrou o protocolo de saúde imposto pelo clube e foi flagrado por torcedores na saída de uma balada em São Paulo, sem máscara. O desdobramento dos dois episódios foi uma multa e o afastamento do elenco.

Dias depois, reintegrado à equipe, Patrick foi decisivo nos confrontos diante do SPFC nas quartas da Libertadores e finalizou 2021 em alta. Com a concorrência de outros cinco jogadores no meio de campo (Danilo, Jailson, Gabriel Menino, Atuesta e Zé Rafael), o atleta inicia 2022 em busca de espaço na equipe titular do Palmeiras.

Deixe uma resposta