Com 7 gols marcados, Rafael Navarro é o artilheiro da competição
Na noite de quinta-feira, encerrou-se a quarta rodada da Fase de Grupos da Libertadores 2022. Depois de vencer o Independiente Petrolero, o Palmeiras tem o melhor ataque (20 gols) e é o único time com 100% de aproveitamento, após o River Plate e o Flamengo empatarem na rodada.
Além dos expressivos números coletivos da equipe na competição, chama a atenção também a quantidade de gols marcados de Rafael Navarro: são sete em quatro partidas (foram cinco contra o Independiente Petrolero e dois frente ao Deportivo Táchira). Assim, sozinho, o atacante tem mais bolas na rede que 27 dos 32 times que estão presentes no torneio. Com exceção do Palmeiras, apenas o Flamengo marcou mais que o jogador – 10 gols; enquanto Emelec-EQU, The Strongest-BOL e Estudiantes-ARG, estão empatados com o centroavante.
Navarro é o artilheiro da Libertadores, seguido de Raphael Veiga, que foi às redes seis vezes. Contratado no final do ano passado após ser o destaque do Botafogo, campeão da Série B, o camisa 29 teve um início complicado no Palmeiras – passou 12 partidas em branco e chegou a desperdiçar um pênalti em sua estreia.
“Nada supera o trabalho. Eu, como todos do grupo, trabalho duro diariamente para poder fazer o melhor. Estou muito feliz em poder ajudar o Palmeiras”, disse o jogador na última terça-feira.
Em março, quando o Palmeiras disputava o Campeonato Paulista, o técnico Abel Ferreira disse que Navarro é “um projeto a longo prazo do clube”, pediu calma com o jogador e afirmou por mais de uma vez que confia no atacante, que completou 22 anos recentemente e assinou um contrato com o Verdão até o final de 2026. Na temporada, ele é o terceiro maior goleador da equipe, atrás de Veiga (14) e Rony (8).
Confira a relação dos times que marcaram menos gols que Rafael Navarro na Libertadores:
- Grupo A:
- Deportivo Táchira: 4
- Independiente Petrolero: 3
- Grupo B:
- Libertad: 4
- Caracas: 3
- Athletico-PR: 1
- Grupo C:
- Red Bull Bragantino: 5
- Nacional: 2
- Vélez Sarsfield: 5
- Grupo D:
- Atlético-MG: 6
- Tolima: 6
- Independiente del Valle: 5
- América-MG: 4
- Grupo E:
- SCCP: 3
- Boca Juniors: 3
- Deportivo Cali: 4
- Always Ready: 4
- Grupo F:
- River Plate: 6
- Colo-Colo: 6
- Fortaleza: 4
- Alianza Lima: 3
- Grupo G:
- Cerro Porteño: 5
- Colón: 5
- Olímpia: 2
- Peñarol: 2
- Grupo H:
- Talleres: 5
- Universidad Católica: 5
- Sporting Cristal: 2