Vitinho, de 18 anos, celebra estreia no profissional do Palmeiras

Vitor Hugo (Vitinho) fez sua estréia pelo profissional do Palmeiras durante partida contra o Athletico-PR, válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2021, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR.
Fabio Menotti

Além de Vitinho, Naves foi outro garoto a fazer o primeiro jogo no time principal do Palmeiras; até o momento, 26 Crias da Academia foram utilizados em 2021

Após vencer o Flamengo em Montevidéu no dia 27 do mês passado e conquistar o tricampeonato da Libertadores, a diretoria do Palmeiras decidiu por antecipar as férias dos principais jogadores e da comissão técnica.

Com isso, o time que está indo a campo nesta reta final de Campeonato Brasileiro é composto por sua maioria de jogadores vindos do Sub-20. Depois das estreias de Kevin e Lucas Freitas diante do Cuiabá, foi a vez do atacante Vitinho e do defensor Naves fazerem seus primeiros jogos no time profissional do Verdão na partida desta segunda-feira, frente ao Athletico-PR.

“Muito feliz. Batalhei tanto para conseguir isso. Fiquei contente pelo time ter conseguido se manter bem contra uma equipe forte que é o Athletico-PR. Era um jogo importante para eles e soubemos jogar, conseguimos colocar em prática tudo que fizemos”, disse Vitinho na saída do gramado.

Polivalente, o jogador chegou ao clube no ano passado, vindo do Grêmio Novorizontino, para atuar tanto no Sub-17 quanto no Sub-20. Ponta de origem, Vitinho já desempenhou outras funções na base palmeirense, como a de centroavante e lateral-esquerdo, e foi elogiado pelo técnico Paulo Victor por essa versatilidade.

“Ele está jogando de centroavante no Paulista Sub-20, mas pode jogar como ponta e terminou como lateral-esquerdo hoje [contra o Athletico-PR]. Ele é um atleta que possui essa polivalência e foi muito bem”, disse.

Em dois anos de Verdão, Vitinho contabiliza 52 partidas pelas categorias de base, com nove gols anotados.

Vitinho e Naves fazem Palmeiras registrar novo recorde

As estreias de Vitinho e Naves contra o Furacão fizeram com que 2021 seja o ano em que o Palmeiras mais utilizou pratas-da-casa na equipe principal em toda sua História; são 26 jogadores utilizados até o momento.

Por causa do planejamento para esta reta final de temporada, esse número pode aumentar no jogo contra o Ceará, que acontecerá nesta quinta-feira. Jogadores como Lucas Sena, Jhonatan e Yago Santos, que ficaram no banco de reservas em Curitiba, podem receber chances no jogo seguinte.

Confira a lista de todas as Crias da Academia que atuaram pelo profissional em 2021:

  1. Danilo;
  2. Fabinho;
  3. Fabrício;
  4. Gabriel Menino;
  5. Gabriel Silva;
  6. Gabriel Veron;
  7. Garcia;
  8. Giovani;
  9. Henri;
  10. Kevin;
  11. Lucas Esteves;
  12. Lucas Freitas;
  13. Marcelinho;
  14. Michel;
  15. Naves;
  16. Newton;
  17. Patrick de Paula;
  18. Pedro Acácio;
  19. Pedro Bicalho;
  20. Rafael Elias (Papagaio);
  21. Renan;
  22. Vanderlan;
  23. Victor Luis;
  24. Vinicius Silvestre;
  25. Vitinho;
  26. Wesley.