Base do Palmeiras faz mais uma temporada brilhante; abarrota a sala de troféus e abastece as seleções brasileiras

Departamento de futebol de base do Palmeiras, capitaneado por João Paulo Sampaio, rende frutos esportivos e financeiros ao clube

Base do Palmeiras - Luis Guilherme e Estêvão foram os artilheiros do Palmeiras no Brasileiro Sub-17.
Fabio Menotti

Não é novidade para ninguém que nosso departamento de futebol de base faz um trabalho de excelência. A Academia de Futebol II, em Guarulhos, é hoje o grande celeiro de craques do futebol nacional.

Nosso time principal atual tem a maior concentração de Crias da Base de qualquer período de nossa História, com contribuições concretas para a conquista de vários títulos.

Além disso, os cofres do clube seguem equilibrados graças aos recursos que entram com a venda de nossas revelações.

Isso só é possível porque o desenvolvimento dos meninos está focado em criar campeões. Desde as categorias mais miudinhas, o Verdão vem empilhando títulos nos últimos anos. A temporada de 2023 repete a tendência dos últimos anos, quando o Palmeiras passou o trator em todas as esferas.

Sub-20

Palmeiras vence Novorizontino e avança para a final do Paulista Sub-20.
Luiz Guilherme Martins/Palmeiras/by Canon

Atual bicampeão da Copinha, perdeu a chance de ser também bicampeão brasileiro ao ser derrotado nos pênaltis pelo Flamengo na final deste ano. Ao lado dos cariocas, é o maior vencedor da competição, com dois troféus.

O time está na final do Campeonato Paulista e enfrentará o SPFC – classificou-se para a final ao passar pelo Novorizontino com um duplo 1-0. A equipe sub-20 tenta recuperar a hegemonia perdida no ano passado – o Palmeiras foi pentacampeão entre 2017 e 2021, mas acabou precocemente eliminado em 2022, o que o alijou também da disputa da Copa do Brasil da categoria – o Palmeiras venceu duas das últimas cinco edições da competição.

Os destaques do time são o zagueiro Michel, o meia Kauan Santos e o atacante Thalys. Pedro Lima, que está emprestado ao Norwich da Inglaterra, é o maior talento dessa geração.

Sub-17

Estêvão dá show e comanda o título do Palmeiras no Brasileiro Sub-17.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Talvez a geração mais talentosa da nossa base em 2023. Venceu o Brasileirão da categoria pela segunda vez consecutiva e é também o maior vencedor da competição ao lado do Flamengo. É também bicampeão da Copa do Brasil, competição que já venceu quatro vezes e é, adivinhem, o maior vencedor da História.

No Campeonato Paulista, o time foi eliminado também nos pênaltis na semifinal pelo SPFC e perdeu a chance de levantar o bicampeonato.

Os maiores destaques desse time são o meia-atacante Estevão, o zagueiro Vítor Reis, o ponta Riquelme Fillipe, o centroavante Luighi (todos na seleção brasileira que está disputando o Mundial), Erick Belé e o volante Figueiredo, que recentemente sofreu uma grave lesão no joelho, a segunda na curta carreira.

Sub-15

Atletas do Palmeiras comemoram conquista do tetracampeonato sobre o SCCP, após segunda partida válida pela final do Paulista Sub-15, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras foi campeão paulista pela sexta vez nas últimas sete edições. Este ano, conquistou o caneco em cima do SCCP com um 3-2 no placar agregado nas finais.

Sub-14

Esta categoria foi criada este ano pela FPF e o Palmeiras está forte na briga. A competição está na fase semifinal e o Palmeiras conseguiu uma boa vitória por 2 a 0 em cima do SPFC. A partida de volta será no sábado, em Cotia. Na outra semi, o Bragantino está em vantagem contra a Ferroviária.

Sub-13

Atual campeão, o Sub-13 do Palmeiras arrancou um bom empate em Cotia no primeiro jogo das finais contra o SPFC. O jogo de volta será na próxima segunda-feira, feriado, em Barueri.

Sub-12

Outra categoria criada este ano pela FPF, o Sub-12 também está na fase semifinal. O Palmeiras venceu o SPFC por 2 a 1 e precisa apenas de um empate em Cotia para chegar à final no sábado, na preliminar do Sub-14. Na outra semifinal, o Santos tem uma pequena vantagem sobreo Desportivo Brasil.

Sub-11

O Palmeiras foi a Bragança e goleou o Red Bull Bragantino por 4 a 2 no jogo de ida, ficando com uma vantagem confortável para a finalíssima, que será disputada na segunda-feira em Barueri, na preliminar do Sub-13. Nosso Sub-11 ganhou três das últimas seis disputas da categoria.

Base do Palmeiras é uma potência indiscutível

Brasil goleia no Mundial Sub-17 com três gols palmeirenses; confira!
Leto Ribas/CBF

Em entrevista ao portal ge, o coordenador da base João Paulo Sampaio foi taxativo em junho do ano passado:

– Se não fizer no mínimo 200 milhões de euros nestes canhotos da categoria sub-17, pode mandar embora, porque somos incompetentes!

Sampaio se referia a Endrick, Luis Guilherme, Fellipe Jack, Figueiredo e Estevão, pilares do time que estava às portas da conquista da Copa do Brasil.

Hoje é desnecessário fazer qualquer menção ao que Endrick significa para o futebol do Palmeiras, do Brasil e do mundo. Luis Guilherme já está perfeitamente integrado ao profissional e parece ter um caminho muito sólido pela frente. Estevão está brilhando na seleção brasileira sub-17 que disputa o Mundial na Indonésia e já foi objeto de matérias deslumbradas de jornais espanhóis.

Que o clube siga com o modelo, implementado em 2013 com a vinda de Erasmo Damiani ao clube, e que foi aperfeiçoado com a chegada de Sampaio em 2015. Que a política não estrague um dos grandes pilares do protagonismo atual do Palmeiras no cenário continental. Que os investimentos sigam sendo feitos e que a estrutura seja objeto de melhorias contínuas.

Os craques seguem brotando e isso não é a água de Guarulhos. É Trabalho, com “T” maiúsculo. Como diria o Giuliano do Grupo 1, “parabéns aos envolvidos!”


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui.

Deixe uma resposta