Nos pênaltis, Sub-17 do Palmeiras fica com o vice do Campeonato Paulista

Nos pênaltis, Sub-17 do Palmeiras fica com o vice do Campeonato Paulista.
Fabio Menotti

Após vencer o jogo de ida fora de casa por 3 a 1, contra o SCCP, o Sub-17 do Verdão sofreu dois gols no tempo normal e foi derrotado por 4 a 3 nos pênaltis

Na manhã desta segunda-feira, no Allianz Parque, o Palmeiras encarou o SCCP no segundo jogo da final do Campeonato Paulista Sub-17 e foi derrotado pelo rival nos pênaltis, terminando o torneio como vice-campeão.

Após vencer o jogo de ida por 3 a 1, fora de casa, o Verdão perdeu por 2 a 0 no tempo normal e caiu nas penalidades máximas por 4 a 3.

O técnico Orlando Ribeiro escalou a equipe do Verdão com: Zé Henrique; Gilberto (Carlinhos), Mina (Gabriel Vareta), Serafim Gustavo Lopes; Belluco (Allan), Léo (Marquinhos) e Gustavo Sciencia; Wendell (Thalys), Kauan Santos Daniel (Jota).

O Palmeiras esteve pela quarta vez consecutiva na final do estadual. Na História, o clube já conquistou a competição 13 vezes (1926, 1927, 1936, 1941, 1944, 1952, 1955, 1960, 1961, 1966, 1972, 2011 e 2018).

O jogo

O atacante Allan terminou a temporada com 24 gols marcados, pelo Sub-17 do Palmeiras.
Fabio Menotti

Com boa vantagem construída no primeiro jogo, o Palmeiras entrou em campo esperando o SCCP em seu campo para conseguir sair em transição. Entretanto, nos primeiros minutos, o rival neutralizou as saídas e pressionou o Verdão até fazer seu primeiro gol, marcado por Kayke, aos 10 minutos.

Após o tento sofrido, o Palmeiras subiu de produção e começou a criar perigo contra o gol adversário. O atacante Daniel por duas vezes arrematou com perigo, porém, não conseguiu chegar às redes e o primeiro tempo acabou em 1 a 0 para o SCCP. Esse resultado ainda dava o título ao Verdão.

Para o segundo tempo, o SCCP, precisando de mais um gol para levar o duelo para os pênaltis, voltou em cima do Palmeiras e controlou todas as ações nos primeiros 15 minutos, chegando a marcar um gol que foi anulado por impedimento.

Para tentar mudar a situação, Orlando promoveu quatro alterações: saíram Belluco, Mina, Gilberto e Daniel; entraram Allan, Gabriel Vareta, Carlinhos e Jota.

As mudanças funcionaram e o Verdão teve boas oportunidades de igualar o placar. Mas, aos 38 minutos, o SCCP chegou ao 2 a 0 após uma falha na saída de bola palmeirense e o jogo foi para os pênaltis.

Nas cobranças das penalidades máximas, o rival não desperdiçou nenhuma batida; já o Palmeiras parou duas vezes no goleiro adversário, com Thalys e Kauan Santos.

A campanha do Palmeiras no Campeonato Paulista Sub-17 até a final

O Palmeiras esteve no Grupo 6 da primeira fase, ao lado de Flamengo-SP, ECUS, Guarulhos, São José e Nacional e se classificou na liderança da chave, com 26 pontos. Já na segunda fase, contra Ferroviária, ECUS e Ibrachina, o Verdão obteve 100% de aproveitamento: seis vitórias, 18 gols marcados e três sofridos.

No mata-mata, a equipe eliminou o Flamengo-SP com duas vitórias (2×0, fora de casa, e 3×0 como mandante). Na semifinal, novamente contra a Ferroviária, empate por 1 a 1 em Araraquara-SP e vitória por 1 a 0 em casa, com gol marcado por Endrick.

Ao todo, a campanha do Palmeiras na competição foi de 18 vitórias, três empates e uma derrota, com 75 gols marcados e 19 sofridos.