Brasileirão 2022: planejamento de pontos – fim do terceiro quartil

Calculadora - planejamento de pontos

Chegamos ao fim do terceiro quartil do Campeonato Brasileiro e o Palmeiras cumpriu, com muitas sobras, o planejamento de pontos proposto – tanto no início do campeonato, quanto na previsão ajustada.

A nove rodadas do fim, o Palmeiras tem confortáveis dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado. A projeção inicial apontava para 61 pontos ao final da rodada 29. A previsão ajustada ao final do segundo quartil projetava 57 pontos. Removido das copas pelas arbitragens, o Verdão focou no Brasileirão e chegou a 63 pontos.

Com uma combinação extremamente otimista de resultados, a equipe de Abel Ferreira pode conquistar o #11 com até seis rodadas de antecedência; uma projeção razoável permite crer na conquista na rodada 33, e um exercício realista aponta para a conquista em Curitiba, na rodada 34.

Mas quando entramos nesta fase do campeonato, com poucas rodadas pela frente, os pontos perdidos são menos recuperáveis. Os adversários podem entrar numa fase em que tudo encaixa. Qualquer resultado fora da expectativa mexe bastante com as projeções.

Obviamente nossa torcida tem todo o direito de fazer contagem regressiva e simular a data da conquista. Faz parte da curtição da conquista de um campeonato. Mas nada chega na véspera. Cautela nunca é demais.

Os dois adversários mais próximos são o Internacional, a dez pontos de distância (pode atingir 80), e o Fluminense, a doze (chegará no máximo a 78). O SCCP também está 12 pontos atrás, mas tem um jogo a mais – em pontos possíveis está junto do Flamengo, ambos podendo chegar, no máximo, a 75.

Para não depender de nada, inclusive podendo perder do Inter na rodada final no Beira-Rio, a conta segue sendo 81 pontos. Para isso, ainda são necessárias seis vitórias, perfazendo 66,6% dos pontos, menos que os 72,4% que o Palmeiras tem em toda a disputa.

O Internacional, nos 9 jogos que tem pela frente, pode pensar de maneira otimista numa arrancada de 7 vitórias e 2 empates – incluindo uma vitória sobre o Palmeiras. Essa supercampanha de 85% o alçaria a 76 pontos. Para o Fluminense chegar aos 76, a arrancada precisaria de uma campanha quase perfeita de 8 vitórias e 1 empate, quase irreal – mas possível.

Assim, para conquistar o título com alta segurança, mesmo com os adversários subindo o sarrafo de maneira absurda, o Palmeiras precisa pensar em 77 pontos antes da rodada 38. Com 63 pontos ganhos atualmente, o Palmeiras precisa então fazer mais 14 pontos nas próximas 8 rodadas. Esta meta significa pouco mais de 58% de aproveitamento, bastante inferior ao índice do time no campeonato

Tais pontos podem ser conquistados com 4 vitórias e 2 empates, em oito jogos. Ainda há margem para duas derrotas. Considerando que o Palmeiras perdeu apenas duas vezes em todo o campeonato, essa projeção nos dá muito conforto. Não é à toa que os principais sites matemáticos que calculam as chances de conquista no futebol estão dando cerca de 98% de chances ao Palmeiras.

O Palmeiras tem a seguinte tabela pela frente antes da rodada 38:

  • Coritiba (C)
  • Atlético-GO (F)
  • SPFC (C)
  • Avaí (C)
  • Athletico-PR (F)
  • Fortaleza (C)
  • Cuiabá (F)
  • América (C)

Não é uma tarefa das mais difíceis chegar a 4 vitórias e 2 empates com essa tabela. Ainda mais considerando que o jogo contra o Athletico, em Curitiba, acontecerá às vésperas da final da Libertadores e o time de Felipão deve poupar até os reservas imediatos.

No mundo real, é bastante razoável imaginar que na rodada 34 o #11 venha. Com um pouco de sorte, pode chegar no Allianz Parque, na rodada 33. Desde que nosso time não caia no justificável oba-oba da torcida, é perfeitamente possível.

O Verdazzo seguirá em contagem regressiva com todas as probabilidades atualizadas ao fim de cada rodada. Fique atento!


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui: https://www.patreon.com/verdazzo.

Um comentário em “Brasileirão 2022: planejamento de pontos – fim do terceiro quartil

  1. Eu mesmo estou tentando curtir mais este momento de liderança com excelente vantagem e contagem regressiva, mas a cautela é mais forte. Seremos!

Deixe uma resposta