“Fora da caixa”, Danilo estabelece recorde de desarmes em uma única partida do Paulistão 2022

Danilo em ação pelo Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela quarta de final do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Danilo atuou por 85 minutos contra o Ituano e foi um dos destaques do Palmeiras no confronto

Jogador fundamental para o esquema do Palmeiras de Abel Ferreira, o volante Danilo foi novamente um dos principais nomes do Verdão na vitória por 2 a 0 sobre o Ituano, que garantiu o clube na semifinal do Campeonato Paulista.

Meia-atacante nas categorias de base, o jogador sempre mostrou muita desenvoltura com a bola no pé, seja no 1 contra 1 ou nos passes verticais achando os companheiros entre as linhas. Entretanto, Danilo vem evoluindo também na parte defensiva. Após uma marcação implacável em Renato Augusto no Derby do último dia 17, ele estabeleceu um novo recorde de desarmes no Paulistão de 2022 diante do Ituano.

Footstats, site voltado às estatísticas do futebol, divulgou em seu perfil oficial no Twitter que o camisa 28 palmeirense realizou sete roubadas de bola, número que nenhum outro jogador da competição alcançou em um único jogo.

Em todo o Paulistão, Danilo contabiliza 20 desarmes (líder do elenco no quesito), 92% de acerto nos passes e um aproveitamento de 60% nos lançamentos, além de ter balançado a rede uma vez – contra o SCCP.

Danilo é “fora da caixa”

Em janeiro de 2020, o Palmeiras mudou a metodologia para reforçar o elenco e decidiu apostar nos jogadores da base que vinham fazendo sucesso. Os primeiros meio-campistas que subiram e se destacaram foram Patrick de Paula e Gabriel Menino. Danilo só foi integrado ao profissional oito meses mais tarde; porém, ultrapassou os colegas e hoje é titular indiscutível.

Patrick, apesar de decisivo, teve dificuldades de manter a regularidade e foi vendido ao Botafogo; Menino busca um recomeço na equipe após recuperar-se de uma lesão no tornozelo.

A consolidação de Danilo aos 20 anos se dá pela sua “maturidade competitiva acima da média”, conforme disse Abel em entrevista coletiva concedida após a vitória contra o Ituano. “Às vezes, temos jogadores de 18, 19 anos, que parecem ter 30. O Danilo é esse tipo de jogador, assim como era o Neymar e outros atletas. Ele é um fora da caixa”.

Danilo contabiliza 95 jogos pelo Palmeiras e quatro títulos conquistados. No início do ano, o clube estendeu o contrato do jogador até o final de 2026 – o Palmeiras detém 80% de seus direitos econômicos.