Cuca comanda o time em 2016
César Greco / Ag.Palmeiras

Disputado entre maio e dezembro, o Brasileirão 2016 teve 20 times disputando o troféu em pontos corridos, turno e returno.

O campeonato começou com os atletas palmeirenses já bem adaptados ao esquema proposto por Cuca, que imortalizaria sua calça vinho na trajetória.

Após dez rodadas, depois de grandes vitórias (4 a 0 no Atlético-PR no Allianz Parque, 2 a 1 no Flamengo em Brasília e 4 a 3 no Grêmio, no Pacaembu), o Verdão liderava a tabela, mas sem se descolar do pelotão.

O time seguia jogando bem e quebrou um longo tabu sem vencer o Inter no Beira-Rio. Essa partida foi a última de Fernando Prass antes de se apresentar à Seleção que disputaria a Olimpíada no Rio de Janeiro. Mas Prass se lesionou gravemente (fratura no cotovelo) nos treinos e desfalcou o Verdão.

Vagner, aposta da diretoria para substituir Prass no longo prazo, ganhou a vaga de titular e foi um desastre. Após três jogos em que falhou em todos, custando oito pontos ao time, o reserva perdeu o posto, dando lugar à terceira opção: Jailson. Enquanto isso, o Flamengo despontava como grande perseguidor do Palmeiras e aproveitou a má sequência para reduzir a distância para apenas um ponto na rodada 24.

Mas Jailson fechou o gol a partir do momento em que assumiu a titularidade. No confronto direto contra o Flamengo, no Allianz Parque, um gol de Gabriel Jesus aos 36 do segundo tempo impediu que o clube carioca chegasse à ponta da tabela. Além deles, o time tinha outros grandes destaques, como Mina, Zé Roberto, Tchê Tchê, Moisés, Roger Guedes e Dudu.

Uma vitória com autoridade no Derby em Itaquera, na rodada 26, foi o combustível definitivo para a arrancada final. Nos dez jogos seguintes, foram sete vitórias e dois empates, já com uma postura bem menos exposta, vencendo os jogos com autoridade, jogando e não deixando jogar.

O título veio na penúltima rodada, numa vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, no Allianz Parque com um gol do lateral Fabiano. Após 22 anos, a torcida do Verdão comemorou a conquista de um Campeonato Brasileiro, o nono da História.

Palmeiras Campeão Brasileiro 2016
Campeão Brasileiro 2016

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores