Murilo aproveita oportunidades após lesão de Luan e consolida números na defesa e no ataque

Murilo do Palmeiras em disputa com Cristaldo do Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Estádio Olímpico Pátria.
Cesar Greco

Na última terça-feira, Murilo marcou seu quarto gol com a camisa do Palmeiras

Contratado em janeiro deste ano, junto ao Lokomotiv Moscou, da Rússia, para ser o reserva imediato de Luan, no lado esquerdo da defesa, Murilo vem se destacando anto na defesa quanto no ataque.

Depois de boas performances em seus primeiros jogos no Verdão, o zagueiro de 25 anos aproveitou o espaço na equipe após a lesão de Luan e se consolidou na zaga ao lado de Gustavo Gómez. Desde que o camisa 13 se machucou, dias seguintes à final do Mundial de Clubes, Murilo foi a campo em 17 das 23 partidas que o Palmeiras disputou, sendo o titular em 16 oportunidades.

Os números do defensor na temporada, de acordo com o site de estatísticas SofaScore, apontam um alto aproveitamento nos duelos aéreos (70%), no acerto de passe (88%) e nas bolas recuperadas (61). Além disso, foram 22 desarmes e apenas três cartões amarelos.

“Contratamos um grande homem e um grande jogador. Parabéns ao nosso recrutamento e ao Anderson Barros (gerente de futebol)”, chegou a dizer o técnico Abel Ferreira em entrevista coletiva durante o Campeonato Paulista.

Sólido na defesa, Murilo também se destaca na frente

Murilo cabeceia para marcar seu gol pelo Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Estádio Olímpico Pátria.
Cesar Greco

Quando sobe ao ataque, principalmente nas jogadas de bola parada, Murilo é uma das armas do Palmeiras. O zagueiro já marcou quatro gols na temporada e é um dos artilheiros do elenco, atrás apenas de Raphael Veiga (14), Rony (8), Rafael Navarro (7) e Zé Rafael (5). Seu último tento foi contra o Independiente Petrolero, na terça-feira, após aproveitar cruzamento de Gustavo Scarpa.

Assim, o camisa 26 é o zagueiro com mais gols e mais participações diretas entre todos os defensores da Série A, com cinco ações – ele também contabiliza uma assistência.

Com contrato até o final de 2026, Murilo deve permanecer como titular do Palmeiras por mais algumas partidas, já que Luan ainda está se recuperando e não tem previsão para retornar.