Lutar até o final! Na temporada, Palmeiras venceu 4 partidas no ‘apagar das luzes’

O meio-campista Danilo comemora seu gol no apagar das luzes da partida do Palmeiras contra o Internacional, em Porto Alegre
Cesar Greco

Na temporada 2021, foram três vitórias no Brasileirão e uma na Libertadores com gols no chamado “apagar das luzes” – depois dos 40 do segundo tempo

“O time não desistiu e lutou até o final”

Esta é uma frase que está institucionalizada na fala dos jogadores brasileiros ao final de uma partida vitoriosa. Às vezes dita apenas como retórica, para exaltar a própria equipe e não necessariamente sobre que aconteceu de fato na partida. Porém, nesta temporada do Palmeiras, ela vem se justificando.

Só nestas primeiras oito rodadas de Campeonato Brasileiro, o Verdão conquistou nove, dos 16 que possui, através de gols feitos no “apagar das luzes”. Contra o América-MG, no Allianz Parque, após passar o segundo tempo inteiro pressionando o adversário, Willian anotou o tento que deu a vitória ao Palmeiras aos 51 minutos.

Duas rodadas depois, diante do Bahia, novamente em casa, a equipe de Abel Ferreira precisou outra vez de um gol no finalzinho para chegar à vitória. O gol salvador saiu aos 46 minutos dos pés de Breno Lopes, o mesmo que pintou a América do Sul de verde em janeiro com um gol aos 53 do segundo tempo.

Ainda pelo Brasileirão, na última quarta-feira foi a vez do Internacional sofrer um tento alviverde no crepúsculo do jogo. Atuando fora de casa, com um jogador a menos, o Palmeiras bateu os gaúchos graças a um chute ‘esquisito’ de Danilo aos 43 minutos da etapa final.

“É algo que realmente a gente está cada vez melhor. Acredito que seja por tudo que já aconteceu com a gente. Criamos uma casca muito grande e estamos realmente acreditando até o final, que iremos buscar a vitória e ganhar os jogos. Independentemente de contra quem seja ou onde for a partida, vamos lutar. Até porque eu acho que isso é o mínimo que nós, com a camisa, do Palmeiras devemos fazer dentro de campo”, disse Raphael Veiga após o jogo contra o Colorado.

Antes do Brasileirão, feito aconteceu na Libertadores

Antes destes triunfos ocorrerem no Brasileirão, o Palmeiras já havia conseguido uma importante vitória nestes moldes na estreia da Libertadores, frente ao Universitario, no Peru.

Depois de abrir 2 a 0 no placar, a equipe perdeu Alan Empereur expulso e viu os donos da casa empatarem o duelo rapidamente. Contudo, passada a pressão adversária, o Verdão retomou o controle do jogo e, no último lance, Gustavo Scarpa cobrou escanteio para Renan, na pequena área, mandar a bola para o fundo das redes.

Estes gols podem parecer coincidência, mas para Abel Ferreira, isto é fruto da intensidade pedida por ele aos jogadores. Em diversas oportunidades o treinador afirmou que pede empenho até os últimos instantes e, sempre que possível, enaltece todos os esforços feito por eles em entrevistas coletivas.

“Esta equipe não desiste, tem uma alma muito grande. O Palmeiras não tem os melhores jogadores do mundo nem o melhor treinador, mas tem o que eu exijo: entrega total e absoluta ao jogo. Isso é orgulho para todos nós”, revelou na entrevista coletiva de quarta-feira à noite.

Levando em consideração as 35 partidas realizadas pelo Palmeiras na temporada, em nove oportunidades a equipe marcou um gol no “apagar das luzes”, após os 40 minutos do segundo tempo: