Raphael Veiga tem participação direta em quase 40% dos gols do Palmeiras em 2022

Raphael Veiga durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Cérebro do time, Raphael Veiga contabiliza 13 gols e sete assistências no ano

O Palmeiras venceu o SCCP no último sábado, por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, e conquistou sua primeira vitória na competição. Apesar de não ter balançado as redes adversárias, Raphael Veiga foi um dos principais jogadores do time.

O meio-campista cobrou os escanteios que resultaram nos tentos de Gustavo Gómez, aos 14 minutos da etapa inicial, e Rony, aos 18. Além disso, teve um aproveitamento perfeito nos dribles e nos lançamentos; confira:

Com as duas assistências na partida, Veiga chegou a sete passes para gol em 2022. Somando com as 13 vezes em que foi às redes, o camisa 23 contabiliza 20 participações diretas em gols do Palmeiras. Esse número significa que ele participa diretamente de quase 40% dos tentos do clube no ano (20/51), além de ser o meia mais efetivo do Brasil.

Desde a chegada de Abel Ferreira, o jogador vem sendo um dos principais nomes do Palmeiras. Na temporada de 2020, foi o vice-artilheiro da equipe com 18 gols; na seguinte, marcou 20 gols e terminou na ponta da tabela. Em 2022, vem novamente na primeira colocação, com 11 tentos (os dois gols no Mundial contam para a temporada passada).

Raphael Veiga vem sendo o carrasco dos rivais paulistas

Ao contarmos apenas as partidas contra os rivais do estado em 2022, os números de Raphael Veiga ficam ainda mais impressionantes. Em seis jogos, são cinco gols anotados e duas assistências. Ele marcou em todos os clássicos: um gol diante do Santos, na primeira fase do Paulistão; três contra o SPFC, nos dois jogos da final do campeonato estadual; e um frente ao SCCP, também no Paulista.

Contra o rival de Itaquera, são quatro bolas na rede e duas assistências nos últimos cinco jogos, o que representa 80% de participação direta do camisa 23 no Derby.

O Palmeiras volta a campo para jogar pela Libertadores, contra o Emelec, na quarta-feira. Abel Ferreira já avisou que irá com um time alternativo em campo; contudo, como Veiga é um dos pilares da equipe, há chances do jogador iniciar entre os titulares, assim como ocorreu diante do Deportivo Táchira.