Sem transparência, reforma estatutária será votada no dia 31

Maurício Galiotte
César Greco / Ag.Palmeiras

O Conselho Deliberativo do Palmeiras vai votar, no próximo dia 31, propostas para mais uma reforma estatutária no clube. O edital de convocação foi publicado no último domingo e pegou de surpresa boa parte dos conselheiros progressistas do clube.

Os itens da nova proposta foram reescritos em meio a um histórico conturbado. Em 2013, Paulo Nobre formou uma comissão com 30 conselheiros, contemplando todas as alas políticas do clube.

Através de um processo cuidadoso, o novo estatuto seria refeito por completo e a meta inicial era que fosse enviado para votação até agosto de 2014, por ocasião do centenário do clube. O texto final demorou demais para sair, diante da complexidade do projeto, mas enfim passou pela consultoria de um renomado escritório de advocacia. Por “defeitos técnicos” o texto final foi misteriosamente rejeitado e a comissão, dissolvida. O trabalho foi totalmente descartado; tempo e dinheiro foram jogados no lixo. A demora no processo e a incapacidade em concluí-lo pode ser considerada o maior fracasso da gestão Paulo Nobre.

Vitalícios: uma praga eterna

Mustafá Contursi
Keiny Andrade/Folhapress

Uma segunda comissão foi formada em meados deste ano com apenas oito conselheiros, em sua maioria leais a Mustafá Contursi. O novo texto, entre várias mudanças, suprimiu um item fundamental da proposta anterior: a redução do número de conselheiros vitalícios, dos 148 atuais para “apenas” 100.

A figura do conselheiro vitalício é uma instituição que visa manter no Conselho personalidades importantes no clube, com conhecimento profundo da História e valores palmeirenses; pessoas que devem ser consultadas sempre que assuntos sensíveis venham à tona. Qualquer clube necessita ter essas referências. Mas em qualquer análise, 148 cadeiras vitalícias é claramente um exagero que torna o Conselho um órgão enviesado.

A proposta anterior, que reduzia o número de vitalícios para 100, ainda não chegava a um número razoável, mas é o que fazia com que a proposta fosse considerada politicamente viável. Só que a eleição de vitalícios, que substituem os que vêm a falecer, é um dos maiores instrumentos políticos de Mustafá Contursi, que melhor consegue manter sua enorme influência no Conselho e consolidar seu poder quanto maior for esse número.

Transparência zero

A proposta anterior, que foi inutilizada, na prática diminuía a influência de Mustafá no clube, limitando o poder do COF, onde ele reina soberano, e reesquematizando a estrutura organizacional, tornando-a muito mais enxuta com a redução do número de diretorias. O número de diretores é outra moeda de troca importante no jogo de poder de Mustafá, e enxugar a estrutura seria um golpe duro em seu modus operandi.

A nova proposta é considerada um golpe pela ala progressista do clube. O processo anterior foi lento e cauteloso para que as novas propostas fossem exaustivamente debatidas entre os conselheiros, que se reuniam com a comissão do estatuto em grupos de 50 para debater todos os pontos – as chamadas “reuniões setoriais”.

A nova proposta foi redigida a toque de caixa, sem que nenhuma setorial fosse feita, o que caracteriza o que popularmente se chama de “empurrar goela abaixo”. O processo, ao contrário do anterior, foi conduzido a portas fechadas, sem nenhuma transparência.

Emendas, para tentar reverter a situação

Um grupo de conselheiros, descontentes com a situação, deve apresentar uma proposta de emendas, na inglória tarefa de tentar reverter a manobra.

Para que aconteça uma alteração no estatuto, um novo texto deve ser aprovado ou reprovado por inteiro, os conselheiros votam “sim” ou “não”. A estratégia que resta é tentar mudar o texto que será votado, e para isso uma comissão paralela deve se reunir em regime de urgência para tentar reescrever a proposta.

As emendas então serão avaliadas; os itens que entram em conflito com a proposta atual serão votados sob o comando do presidente da casa, Seraphim Del Grande, o que deve fazer da sessão do dia 31 uma das mais tumultuadas dos últimos tempos. Del Grande, que em outros tempos foi um feroz opositor de Mustafá, hoje lhe é absolutamente leal e deve conduzir a sessão de forma a garantir os desejos de seu comandante.

Grande derrotado: Maurício Galiotte

Parte da base de apoio a Maurício Galiotte está nessa ala progressista que não concorda com a manobra de Mustafá e deve acontecer uma pressão para que o presidente se mantenha firme em favor das mudanças propostas originalmente, que devem voltar nas propostas de emendas. Se atender aos insatisfeitos, pode perder o apoio de Mustafá, pelo qual comprou tantas brigas em nome da governabilidade. Se pender para o lado de Mustafá, pode assistir parte de seus apoiadores migrarem de vez para uma  coalizão política que já desponta como nova oposição, e que tende a apoiar a volta de Paulo Nobre.

Além do Palmeiras, o grande derrotado desse novo episódio político do Palmeiras é Maurício Galiotte, que ficou vendido em mais uma manobra daquele que faz do Palmeiras seu grande playground político.

  • Renato Brito

    Nosso maior rival é a nossa própria politica, lamentável.

  • Boboris

    A solução é continuar rezando para Nossa Senhora da Boa Morte, ansiando por uma veia entupida de um batráquio maldito!

    • Danilo Juliato

      Vejo que você comenta aqui a muito tempo, já é padrinho do projeto? Caos não seja verifique a possibilidade de se tornar, precisamos apoiar a mídia palestrina para que não ficamos a depender da mídia esportiva que está um lixo.

      • Boboris

        Sou um dos primeiros 10 padrinhos, se não for top 5, rs. Certo Conrado?

        • Danilo Juliato

          Rsrs bacana. Achei que fosse mesmo. Mas pelo seu nome aqui no site não lembrei de ter visto no grupo de Padrinhos por isso fiz abordagem convidando. Rsrs

          • Boboris

            Não estou no grupo de whats, tenho pavor desse troço…

          • Danilo Juliato

            Hehehe hehehe hehehe. É por isso que não vi por lá.

            Em 18 de out de 2017 13:05, “Disqus” escreveu:

  • klebão

    Querem viabilizar a candidatura da Leila antes do prazo estabelecido pelo atual estatuto?

    • Giuliano Varela

      Pode ser!!

  • Renan B. Baroni

    Não desejo o mal de quase ninguém. Das pessoas que fogem a regra, Mustafá está no top 3 que eu não entendo como não morreu ainda.

    • Giuliano Varela

      Idem!!

    • Didi

      Nem adianta ele morrer. Já deve ter criado seus pupilos que vão levar seu ideal à frente.

      • Renan B. Baroni

        Qual a tendência de herdeiros? Brigar pelo que foi herdado. A esperança é que sem ele, os afilhados políticos dele percam o norte e se ataquem politicamente deixando brechas para as alas progressistas e interessadas de verdade no Palmeiras. Torço pra que aconteça assim!

    • Wagner Cesar

      Mustafá é um sapo gordo mas se morrer é bem capaz de deixar uma dúzia de girinos famintos no seu lugar.

      • DU PALESTRA PALMEIRAS

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Danilo Diniz

      Esse Mustafá é a definição de politico. Se tivesse partido, seria no mínimo deputado federal.

  • Wilson Saulino

    Quando eu ouço o nome do Musgambá e leio sobre suas artimanhas politiqueiras a ojeriza,a repulsa e a raiva são maiores que inesgotável força dele para fuder o Palmeiras!!!!

  • Marton Kiss

    Lamentável que ocorra isso, vamos rezar que estas emendas sejam aceitas, e que MG compre a briga, coisa que eu não acredito!
    Belo post.

  • Giuliano Varela

    Mais um episódio lamentável da nossa política! A cabeça do Galiotte deve estar a mil.

    Aguardando ansiosamente o desenrolar de maos essa tragédia grega.

  • Luan

    Muito chato ter que ler sobre manobras mustafentas ainda em 2017. Maurício Galiotte tem uma chance de mostrar que não é 100% subordinado ao mustafa e peite essa mudança e coloque em pratica as mudanças verdadeiramente boas para o Palmeiras

  • Allan Leite

    Obrigado mais uma vez ao Verdazzo pelas informações que jamais saberíamos pela mídia tradicional. Esse trabalho é sensacional pois simplesmente defende primeiramente a SEP. Tivemos anos árduos, devido tudo que ha de pior na política, representada muito bem pelo Mustafá Contursi, das senhor que deveria ter sido exterminado de nossa política. Vamos torcer para que os conselheiros que querem renovação consigam derrotar essas mudanças e que o presidente Galiotte não aceite as pressões desse senhor imoral

  • MonacoParmerista

    Estive num churrasco há algumas semanas e o churrasqueiro — muito gente boa — relatou que, há alguns anos, tinha tido uma oportunidade única de acabar com esses males todos pela raiz….

    Claro que fico feliz por ele não ter sucumbido à tentação já que não se desejam tais coisas nem pra as recebe e nem pra quem as faz.

    Mas, que fica uma pontinha de frustração, ah, isso fica.

    Fora #BatráquioZumbi!

  • Danilo Juliato

    Até quando essas múmias vão ditar ordens em nosso Palmeiras?! Uma pena o MG ser omisso a tudo isso, fico muito triste quando vejo essas coisas pois o futuro estará comprometido.

  • Czar_SP

    Dá um puta desânimo pensar nestes 148 pervertendo e boicotando as votações de mudanças progressistas sempre de acordo com uma liderança que não tem qualquer compromisso com a grandeza do Palmeiras e nenhum respeito pela torcida.

  • Marco Oliveira

    Cada vez que sai texto sobre a situação política do Palmeiras, mais desanimado fico. Fico sempre pensando, o que seria do Palmeiras, se não tivéssemos essa retrocedência política ? Seríamos o maior clube da América.

    Agora fica a pergunta, o que nós, torcedores comuns, podemos fazer? Há uma forma de “fazer barulho” pra que as múmias não aprovem isso ?

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      Creio que sim… mas o que?

  • Claudio Tanaka

    Galiotte foi outro erro de PN. Fraco, sem pulso, sem personalidade … um bund…

  • Didi

    Como desanima pensar no futuro do Palmeiras, meu Deus.

  • O maior Campeão Brasileiro

    Como diria o Marinho, mas M… hein??!!!

  • Ralf Olbertz

    Esse é meu maior medo no Palmeiras, que essa merda de política nos leve aos anos 2000 de novo!

    Tudo pode ser destruído, por um que não quer que o Palmeiras seja Gigante, só para manter seu cercadinho de poder.

  • Ralf Olbertz

    MG morreu quando deu as costas pra seu criador.. Ali ele afundou, fez tudo para conseguir a bênção do maldito e lhe conferiu uma força absurda, agora oficialmente será o B-3.

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      Concordo plenamente.. quando eu soube que ele deu as costas para o PN já perdeu toda moral comigo.

    • Rafael Capelini

      Olha, eu boto um pouco dessa culpa no próprio Nobre, que por inabilidade política jogou ele numa sinuca de bico antes mesmo dele assumir, com a história da Leiloca. Foi muio mal administrada essa situação pelo Nobre que largou a bomba no colo dele e se mandou.

      • Ralf Olbertz

        PN fez o que devia fazer, a candidatura da patrocinadora era irregular e devia ser impugnada. Ou vc acha que ela é filiada desde 1998 por ato do então presidente?

        Se nesse momento ele tivesse procurado o PN, poderia conseguir seu aval e seu poder político (e econômico), assim não haveria maiores problemas, Leila não poderia fzr muita coisa além de aceitar que precisa de mais 3 anos pra se candidatar..

        A Leila poderia cancelar a renovação do patrocínio, sim poderia, não acho que faria isso pela sua retórica, mas se fizesse isso nos deixaria com o potencial econômico muito menor, verdade! Mas não nos deixaria falidos.. E a longo prazo os ganhos seriam maiores, pois poderia dar força a oposição, unindo-se a eles e criar uma nova política, quem sabe como seria o novo estatuto.

        Mas ele achou melhor dar poder a velha guarda, deu aval pra uma candidatura irregular que deu ainda mais poder para Mustafá e agora não tem ninguém para defendê-lo das garras da velha política, está sozinho levando porrada de todos os lados e corre o risco de ficar conhecido como o Presidente do retrocesso, que pegou um clube milionário e devolveu a merda de 2012/2013.

        Abçs

        • Rafael Capelini

          Veja bem, eu não questiono o que o Paulo Nobre fez, e sim COMO ele fez!!

          Por obvio que a história da candidatura toda foi ridícula e absurda!! Só que ele jogou uma pressão infernal nas mãos do Galiotte e basicamente falou “Te vira aí filhão, ou eles ou EU!!” sendo que qualquer que fosse a escolha do Galiotte, traria problemas pro seu mandato, ainda mais que ele nem tinha esquentado o assento ainda… As vezes na politica, mesmo sabendo que está certo e o que deve ser feito, tem que se procurar uma alternativa que consiga seu objetivo sem transformar os desagradados em inimigos. É o que teria acontecido se o Galiotte optasse pelo Nobre.

          Poha, CLARO que não concordo com a opção dele; só que se você se colocar no lugar dele, dá pra entender o cara pensar “Pow, como vou Assumir amanhã perdendo o melhor patrocínio do continente e transformando mais de metade do conselho em oposição, eu não tenho o mesmo cacife do Nobre…”

          Cara, agente conhece à anos o tipo de pressão que Mumu e seus asseclas podem exercer, se saisse ofendido da história, ele não ia deixar o Galiote fazer NADA. Inclusive o próprio Nobre, com todo seu ‘cacife’, foi obrigado a pagar várias bençãos à ele em seu 1o mandato, senão não teria governabilidade!!! E no 2o ainda volta e meia tinha que jogar um osso na direção do velho cão pra mante-lo na linha!!! E o Nobre, mesmo em atrito, também não abriu mão do patrocinador problema durante seu mandato. É muito mais fácil ter ‘postura’ quando o que tá na reta não é o teu né…

          Pra mim ele vacilou SIM em deixar o Mauricinho na encruzilhada, no meio de uma escolha ‘quase’ impossível. Confusão que acabou gerando também o afastamento de outros pilares de sua gestão do Galiotte.

          Entenda, a atitude está certíssima, é inquestionável, só que a forma como ele a tomou deixou o Galiotte ferrado, no mato sem cachorro. E acabou enfraquecendo ainda mais os progressistas e dando mais força e moral pras forças do atraso… Portanto foi um gesto muito mal calculado e extremamente mal executado!!! Um tiro que acabou saindo pela culatra, pois não cumpriu objetivo nenhum, (a Leila acabou virando conselheira na mesma) e enfraqueceu ele próprio…

          abços

          • Ralf Olbertz

            Cara, essa política que trouxe o Palmeiras até aqui, que trouxe o Brasil onde está.. Então não vou concordar com isso nunca.

            Aproveitando que poucos vão voltar aqui te digo uma coisa, o dinheiro da Crefisa é muito bom sim, mas a Crefisa como patrocinadora não é.

            Explico, ela quer comprar o Palmeiras e não nos patrocinar, abraçou o capeta pra entrar na política Palmeirense, durante a gestão do PN ela mais de uma vez, por questões ridículas, atrasava os repasses só para ter suas demandas atendidas, como o PN tinha “bala na agulha”, ele bancava.

            A saída da Crefisa no início desse ano por óbvio que não seria uma boa coisa a curto prazo, mas como o time estava com fama de organizado e profissional, teríamos grandes chances de conseguir um bom patrocinador, não aliado a política, com um valor aí de 40 mi por ano, que não daria força pra velha guarda, como a Senhora Crefisa tem feito, mas ainda assim teríamos um excelente time, muito organizado.

            Hoje, se a patrocinadora sair, já não temos mais a mesma imagem, a política está nos engolindo, de novo, e isso não se deve ao ato do PN, mas sim a fraqueza do MG e seus “aliados”.

            Abçs.

          • Rafael Capelini

            Então, como falei, CONCORDO plenamente com você, só que tomar atitude de fora é fácil…

            O Paulo Nobre, com toda sua “bala na agulha” em 4 anos de mandato NÃO bateu de frente com o Sapão UMA VEZINHA sequer. NUNCA PEITOU o Múmia, e sequer cogitou a hipótese de ROMPER com ele. Sempre que o contrariava, era bem de leve e com algumas contrapartidas que o deixavam mansinho.

            Ele Nobre, com toda sua “bala na agulha” teve a chance de botar a Crefisa pra correr no início do ano passado e não o fez… e os conflitos já existiam….

            Então se ele, muito mais FIRME, não conseguiu tomar essa atitude de romper com os nefastos em QUATRO anos, é uma tremenda Falta de Sacanagem, exigir que o PRIMEIRO ATO do Mauricinho, muito mais fraco do que ele fosse ter que optar entre romper com os outros ou com ele.

            Não quero acreditar que ele fez isso com o Galiotte por ‘sacanagem’, mas sim por ingenuidade mesmo.

            Foi uma atitude intempestiva, num TIMING horrível, que só serviu pra enfraquecer à ele próprio, ao Galinhote, e à toda a ala progressista do conselho…

  • Wagner Cesar

    Mais do que o inerte Galiote, quem mais perde, perdeu e continuará perdendo é o Palmeiras.

  • Marcelo Dos Santos Baptista

    É inacreditável , mas passa ano entra ano e Sapo Gordo continua mandando e desmandando lá nas alamedas verdes…Não é possível que ninguém consiga mandar esse homem pra PQP !!!! Quem perde pra variar somos nós torcedores e o Verdão porque queremos um time forte e competitivo , coisa que o Sapo Gordo nunca quis…

  • Fedato Palmerista

    O cara é movido à pasta e vinho de boa qualidade, além de ser sangue ruim, isto aí nunca morre !!!!
    Nas últimas décadas somente o Nobre conseguiu trabalhar fazendo o Palmeiras retornar ao seu lugar .
    Precisamos de mais 2 mandatos do Nobre ( de 2019 a 2022 ), quem sabe até lá o sapo boi se ” aposente ” .

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      Quantos anos ele tem?
      Lembro quando ele foi eleito presidente de nosso SEP eu tinha por volta de uns 13 anos, pensei:
      “Que nome é esse? Quem é esse cara?”

  • Zé de Oliveira

    Numa só palavra: NOJENTO…

    • Verdazzo

      TCHAM!

  • – SEP 1914 –

    Creio que um dia não muito distante (assim espero), o sapo boi terá seu nome estampado na camiseta da série “eu sobrevivi.”

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Augusto Anteghini Oazi

    Quando será que Mustafá vai abandonar o Palmeiras?

    • Carlos

      Quando for para o inferno tentar derrubar o diabo.

    • Danilo Diniz

      Quando morrer

  • Fr3dpa

    Só discordo aqui “o grande derrotado desse novo episódio político do Palmeiras é Maurício Galiotte”

    NÃO, Não o derrotado não é o Galiotte! O grande derrotado é o Palmeiras e sua torcida que sofre com esses incompetentes(pra não dizer outra coisa…) e que se não é o Paulo Nobre onde estaríamos agora??????

    Será que não tem nem 10 torcedores em SP pra pressionar o COF e o conselho????? Galera, nós precisamos se juntar, eu não sou de SP, mas quem for precisa se reunir com outros torcedores pra cobrar que votem o estatuto proposto anteriormente, se não for como foi proposto, então que não votem nada e piore as coisas!!! Torcida organizada vendida não fará nada, é torcedor dito “comum” que precisa se juntar, marquem na internet pra ir lá no clube cobrar!!! Eu sei que todo mundo trabalha ou estuda, mas vamos tirar 1 dia pra fazer isso!!!

    • Carlos

      Sempre é assim. Esses sanguessugas vencem e o Palmeiras perde.

    • Verdazzo

      tente ler o parágrafo desde o início

  • Fr3dpa

    Será que podemos ir a justiça pra fazer valer o estatuto que foi feito anteriormente???? Inaceitável aceitarmos esse estatuto de agora feito sem nenhum transparência

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      Acredito que sim.

  • MonacoParmerista

    Ha risco do novo texto incluir cláusula q impeça o PN ser candidato em 2018?

  • Carlos

    “personalidades importantes no clube, com conhecimento profundo da História e valores palmeirenses; pessoas que devem ser consultadas sempre que assuntos sensíveis venham à tona”….Oi…… blá blá blá de sanguessugas, que visam primeiro, segundo e terceiro o próprio orgulho. E vcs ainda acham que um 100 conselheiros seria um número aceitável? Porra, é o novo conselho de segurança da ONU????
    Eu até acredito que deva ter o conselho, inclusive remunerado, porque o cara “teria” que trabalhar, como qualquer conselheiro de a empresa, nas 100???? Que é isso? 20 caras tá bom de mais. É olha que 20 é um exagero. Nem o Itaú tem tantos conselheiros.

    • Rafael Capelini

      “personalidades importantes no clube, com conhecimento profundo da História e valores palmeirenses; pessoas que devem ser consultadas sempre que assuntos sensíveis venham à tona”

      Não descreve umzinho sequer dos atuais ‘vitalícios’

      Talvez se fizer um conselho com Marcos, Evair, Zinho Velloso, Edmundo, Ademir, Dudu, Sampaio….

  • Carlos

    Vira e mexe e esses caras nos mostram que o Novo Palmeiras ainda tende a ser o velho Palmeiras.

  • Emerson Borsarin

    Volta, Nobrão!!

  • Verdazzo

    As regras para comentários foram atualizadas. Sugiro a todos que renovem a leitura.
    Obrigado
    https://www.verdazzo.com.br/regras-de-comentarios/

  • Ramon Voznak

    Uma coisa é certa, não podemos esperar nada de bom com esse sapo boi vivo e influenciando a política interna do clube. espero que não atrapalhe o futebol dentro de campo pq ano que vem todos nós torcedores queremos títulos.

  • Saulo Tuchê 9X

    O tamanho do orgulho que sinto de vestir minha camisa verde e branca para (quase) todo lugar que vou é proporcional ao gigante desgosto que essa política podre encabeçada por esta criatura imunda que habita as alamedas do meu amado Palestra. Eu queria ser um ignorante e não saber de nada disso que acontece, mas preciso ter ciência. Verdazzo, obrigado por trazer essas informações, mesmo que sejam tão doloridas.

    Tomara Deus que o bananotte o apóie e o Paulo Nobre volte logo, pq a saudade tá grande!

  • Gustavo Arthuzo

    Enquanto os clubes forem meras associações, serão sugados por conselheiros mal intencionados. É a realidade do futebol brasileiro.

  • Rafael Contiero

    O jabba ta demorando demais pra morrer… coisa ruim nao vaai! eterno carrapato na bola esquerda do palmeiras! kkkkk