Lucas Lima tem seu contrato de empréstimo renovado com o Fortaleza para 2022

Lucas Lima em treino na Academia de Futebol do Palmeiras
Cesar Greco

Lucas Lima retorna ao time cearense após jogar na equipe em 2021; meia não jogará mais pelo Palmeiras

O meia Lucas Lima foi novamente emprestado ao Fortaleza. Na tarde de quinta-feira, a equipe cearense anunciou seu retorno nas redes sociais. O novo vínculo é válido até o final de 2022, data que se encerra o contrato dele com o Verdão. Sendo assim, o atleta não vestirá mais a camisa do Palmeiras.

O jogador já havia sido emprestado ao Fortaleza no segundo semestre do ano passado. Em sua primeira passagem, participou de 17 partidas, anotou um gol e ajudou a equipe a chegar à Libertadores pela primeira vez na história.

Assim como no primeiro empréstimo, o Fortaleza vai pagar uma parte do salário do jogador, enquanto o Verdão seguirá arcando com a maior parte.

Lucas Lima deixa Palmeiras com 171 jogos

Contratado em 2018 após ter sido destaque do Santos, Lucas Lima nunca foi unanimidade entre os torcedores palmeirenses. Em seu primeiro ano de clube, viveu seu melhor momento no Palmeiras, ajudando o time de Felipão a conquistar decacampeonato Brasileiro, sendo titular em grande parte do segundo turno.

O camisa 20 não conseguiu, contudo, repetir a performance nos anos seguintes e foi costumeiramente alvo dos torcedores nas redes sociais. Em 2021, a relação do jogador com o clube ficou estremecida após o jogador ter sido flagrado numa suposta festa clandestina durante a pandemia. Por conta do episódio, foi afastado e em seguida negociado.

Ao todo, Lucas Lima deixa o Palmeiras com 171 jogos, 13 gols e cinco títulos conquistados.

Palmeiras empresta Lucas Lima ao Fortaleza até o final do Brasileirão

Lucas Lima
Cesar Greco

Sem espaço na equipe, camisa 20 não disputa uma partida desde o dia 9 de junho

O Palmeiras acertou o empréstimo do meia Lucas Lima ao Fortaleza. O jogador ficará emprestado até o final do Campeonato Brasileiro de 2021 e foi anunciado nas redes sociais do clube cearense na tarde desta quarta-feira.

Mesmo tendo um baixo rendimento no Palmeiras, Lucas é visto como um atleta acima da média pelo Fortaleza.

No contrato, ficou acordado ainda que o Fortaleza assumirá o pagamento de 40% do salário do jogador. Aos 31 anos, Lucas Lima fez apenas oito jogos na temporada e marcou dois gols.

Lucas Lima não entra em campo há quase três meses

A saída por empréstimo do camisa 20 é vista com bons por ele e também pelo clube, já que o meia perdeu espaço com Abel Ferreira e não entra em campo desde o dia 9 de junho, no duelo do Verdão contra o CRB pela terceira fase da Copa do Brasil.

Dez dias depois deste jogo, Lucas quebrou o protocolo de saúde organizado pelo clube e foi flagrado por torcedores numa festa clandestina, sem máscara. Por conta deste episódio, foi multado e chegou a ficar afastado por alguns dias.

Contratado em janeiro de 2018, Lucas Lima tem 171 jogos pelo Verdão, 13 gols anotados e quatro títulos conquistados.

Sem espaço na equipe, Lucas Lima não entra em campo há quase três meses

Lucas Lima em treino na Academia de Futebol do Palmeiras
Cesar Greco

De acordo com o diretor de futebol, Anderson Barros, a ideia do clube é negociar Lucas Lima, que por sua vez já está ciente da situação

O meia Lucas Lima não é visto defendendo as cores do Palmeiras já há algum tempo. A última aparição do camisa 20 foi no dia 9 de junho, quando o Verdão sofreu um inesperado revés para o CRB, em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Na ocasião, o meia substituiu Raphael Veiga aos 34 minutos do segundo tempo e, na decisão por pênaltis, foi um dos quatro atletas do time que desperdiçou a cobrança.

À época, o camisa 20 ainda era uma opção de jogo comumente utilizada por Abel Ferreira. Dez dias depois, no entanto, o jogador quebrou o protocolo de saúde organizado pelo clube e foi flagrado por torcedores numa festa clandestina, sem máscara. Por conta deste episódio, foi multado e chegou a ficar afastado por alguns dias.

Mesmo reintegrado ao elenco, Lucas Lima não entrou mais em campo – diferentemente de Patrick de Paula, que cometeu o mesmo ato de indisciplina, mas voltou a ser opção e foi um dos grandes nomes do elenco na classificação às semifinais da Libertadores. Desde então, o Palmeiras fez 19 jogos.

Na temporada, Lucas Lima já participou de 20 partidas (nenhuma pelo Campeonato Brasileiro) e anotou dois gols.

De acordo com Anderson Barros, Palmeiras já busca negociar Lucas Lima

Lucas segue treinando normalmente e esteve presente no banco de reservas na maioria destes 19 jogos. Entretanto, o clube entende que, no momento, o melhor caminho para todas as partes é a negociação.

“É um profissional dedicado e trabalhador, que perdeu o seu espaço. Nós discutimos uma possibilidade inicial com o Santos, mas não houve avanço. A gente sempre discute a situação do Lucas e ele é ciente do que o clube pensa, já que a gente é transparente”, disse Anderson Barros à Rádio Bandeirantes.

“Ele precisa aumentar a minutagem. Se o caminho para ele encontrar isso for empréstimo ou venda, é assim que nós procederemos. Hoje, a gente entende que esse é o melhor caminho a ser seguido. Mas não quer dizer que ele não possa reconquistar o espaço”, completou.

Contratado em 2018, o vínculo de Lucas Lima com o Palmeiras vai até o final de 2022.

Lucas Lima: o ex-inimigo terá o maior desafio de sua carreira

Lucas Lima e Matheus Sales
César Greco/Ag.Palmeiras

O meia Lucas Lima acaba de ser anunciado como reforço do Palmeiras para 2018. Com exceção aos valores de praxe referentes a luvas, o jogador vem sem custos para o clube, já que seu contrato com o Santos chegou ao fim.

O atleta tem 27 anos e firmou vínculo com o Verdão até o fim de 2022. Antes de um 2017 fraco, viveu seu auge técnico (até agora) entre 2015 e 2016, quando foi o maior responsável por levar um modesto time do Santos a disputar títulos – dois deles vencidos pelo Palmeiras.

Agora do lado certo da disputa, o meia teve como primeiro destaque na carreira a campanha na Série B pelo Sport, em 2013 – o Palmeiras chegou a fazer investidas pelo jogador ao final do ano, mas as tratativas não avançaram.

Durante o tempo em que defendeu o pequeno time praiano, Lucas Lima mostrou seu humor nas redes sociais, abraçando a ocasional rivalidade entre Santos e Palmeiras. As tiradas, é claro, não foram bem recebidas por nossa torcida, o que tende a ser um obstáculo a mais para o atleta em seus primeiros meses envergando nossas cores – certamente o maior desafio de sua carreira.

Ex-inimigo

Viola
Paulo Pinto/AE

A História é pródiga em casos de jogadores odiados por torcidas que acabaram tendo que acolhê-los em seus próprios clubes – alguns funcionaram bem, outros nem tanto. Em todos os casos em que o movimento deu certo, o fator determinante foi o desempenho do atleta em campo.

No Palmeiras, os casos mais emblemáticos foram Müller e Viola. Ambos tiveram passagens rápidas pelo Verdão mas conseguiram superar a resistência da torcida jogando muito bem. Viola hoje pode passar pela torcida do Palmeiras em volta do estádio sem problemas. Já Müller, como preferiu sair do clube pela porta dos fundos, reconquistou o chamado “carinho da torcida”.

O sucesso de Lucas Lima no Verdão está em seus pés. Se jogar bola, a torcida rapidamente esquecerá suas gracinhas nas redes sociais. Será mais fácil, sem dúvidas, se houver um pequeno esforço das arquibancadas nos primeiros jogos, onde ele vai se adaptar ao novo time e tende a render menos.

O Palmeiras é maior que tudo e, mais do que emoção, devemos mostrar maturidade nesses momentos. A birra pessoal que cada um de nós pode ter com Lucas Lima deve ser colocada em segundo plano enquanto ele estiver a nosso serviço. Enquanto estiver vestindo nossa camisa e derramando suor, será merecedor de todo o apoio.

Elenco quase pronto

Maurício Galiotte e Roger MachadoMeia clássico, Lucas Lima vem para preencher uma lacuna no elenco que jamais foi completamente ocupada por Guerra ou Moisés, devido às características físicas e técnicas dos dois palmeirenses. Roger Machado agora terá que pensar bastante na forma que vai armar o time básico do Palmeiras com as peças que tem – e ainda terá – à disposição.

O novo contratado servirá também como modelo para Raphael Veiga e Hyoran, que seguem se desenvolvendo para serem melhor aproveitados no decorrer das próximas temporadas.

Lucas Lima junta-se a Diogo Barbosa como reforços em posições que o bom elenco do Verdão se ressentiu em 2017. Com mais um lateral-direito e possivelmente um zagueiro e um atacante pelas beiradas, poderemos considerar o grupo fechado – ao menos até a janela do meio do ano.

SEJA BEM-VINDO, LUCAS LIMA!