Conselho deve escrever amanhã mais uma página vergonhosa na História do Palmeiras

Lamacchia, Mustafá e Leila PereiraO Conselho Deliberativo escreverá na noite desta segunda-feira mais uma página que tem tudo para ser vergonhosa na História do clube.  Se as projeções se confirmarem, a candidatura de Leila Pereira, autorizada após uma canetada que se baseou numa memória obscura do ex-presidente Mustafá Contursi, não será impugnada e a dona da Crefisa, patrocinadora do futebol profissional, poderá seguir sua caminhada rumo à presidência do clube.

Como é sabido, Leila Pereira admitiu em entrevista ao jornal Diário de São Paulo, em 2015, que havia ficado sócia há poucos anos e negou ter planos políticos no clube. Repentinamente, lançou sua candidatura, na chapa de Mustafá. Investiu bastante na campanha, com montagem de comitê na rua Palestra e jantares com Uber pago para quem quisesse. Diante de tanta popularidade, recebeu uma votação expressiva, a maior da História, e carregou consigo mais oito ou dez conselheiros que não se elegeriam não fosse o quociente eleitoral que a chapa conseguiu graças ao peso de sua eleição. O chamado efeito Tiririca.

Para que sua candidatura obedecesse ao que determina o estatuto do clube, o tempo de associação de Leila ao clube foi acrescido de quase 20 anos – segundo uma lembrança de Mustafá, ele havia concedido o título de sócia benemérita a Leila em 1996, quando era presidente, embora não haja nenhum documento atestando o fato.

Com o patrocínio sem a certeza de renovação e precisando do apoio de Mustafá para conseguir governabilidade, o presidente Maurício Galiotte ficou com a faca no pescoço e autorizou a candidatura mesmo sem a documentação apropriada. Dias depois da homologação, a Crefisa anunciou a permanência do patrocínio.

Vários associados, entretanto, entraram com o pedido de impugnação da candidatura, o que será julgado na noite desta segunda-feira. A principal batalha deve ser pela forma de votação: voto aberto no microfone, ou na urna. Por transparência, a comunidade palmeirense exige voto aberto. Se os conselheiros tiverem mesmo a coragem de compactuar com essa mácula a nosso estatuto, que tenham também a hombridade de terem seus nomes expostos pela eternidade.

Presidência do Conselho

Na sequência acontecerá uma nova reunião, já com os novos conselheiros eleitos exercendo seus direitos de voto pela primeira vez, com a missão de eleger o presidente do Conselho Deliberativo. O favorito é Seraphim Del Grande, fundador da UVB, aliada de Mustafá.

Vice-presidente do clube na década de 90, Seraphim foi traído por Mustafá, que não permitiu que ele fosse o candidato a presidente após seus dois primeiros mandatos, permanecendo no cargo após uma sequência de manobras políticas e de alterações no estatuto. Seraphim então fundou a UVB, cuja bandeira principal sempre foi fazer oposição a Mustafá. Hoje, o grupo se curva ao velho cardeal.

Concorrem com Seraphim dois candidatos: José Apparecido, da Confraria Palestrina, e Sylvio Mukai, da UVB. Mukai é inexpressivo e sua candidatura serve apenas para escamotear a subserviência da UVB a Mustafá. Como Seraphim não precisará dos votos da legenda para se eleger, Mukai foi lançado. Já Apparecido, do grupo Confraria Palestrina, representa os anseios de renovação no Conselho, que precisa de alguém livre de amarras para comandar os ritos das reuniões.

Também será escolhido o vice-presidente: Concorrem o mustafista Carlos Faedo, o UVBista Tarso Gouveia e Guilherme Pereira, da Chapa Palestra. Este último, pelos mesmos motivos que o Verdazzo declara apoio a José Apparecido à presidência, é merecedor de toda nossa torcida – e ao contrário da eleição principal, as cartas para o vice-presidente não estão tão marcadas e pode haver surpresa.

Acordões

Acordos feitos entre as principais lideranças políticas do clube indicam que o mandato de Leila Pereira não corre perigo algum e que a chapa de Mustafá manterá todos os seus recém-eleitos. Seraphim Del Grande deve ser facilmente eleito. A noite desta segunda-feira tem tudo para ser uma das mais vergonhosas da História do clube.

Resta a esperança de que os votos sejam abertos, e que quem optar por subscrever a vergonhosa candidatura, forjada por uma conveniente lembrança, tenha seu nome exposto a toda a comunidade palmeirense.

  • Fernando Wenzel

    O dinheiro compra até 20 anos de atraso. Vergonhoso.
    Para Nobre, por mais mimado que por vezes parecesse, nunca lhe faltou caráter e coragem.

    • dtiezzi

      Acho foda que ele não tenha enxergado o óbvio e percebido que o Galliote, com a fama de “conciliador, era na verdade um tremendo de um banana.

      • Wendel Lucas

        Talvez enxergou, mas nada poderia fazer

  • Czar_SP

    Tenho muito medo das consequências que o Palmeiras irá sofrer quando este Império histriônico e nababesco começar a ruir.

    Sim, vai ruir, é só questão de tempo.

    Não há nada edificante nesta associação de MC e LP. Tudo não passa da mais sórdida obsessão pelo poder.

    E quanto ao clube… ninguém escapa impune quando vende a alma.

  • Marco

    Vergonha é não aceitar a derrota nas urnas tivemos que assistir calados o Palmeiras ser vilipendiado por inúmeros gatunos que nos representaram por anos a fio agora que aparecem investidores idôneos podemos e devemos sim mudar as regras onde a brechas para isso , respeito muito Paulo Nobre (magnífico)mas é hora de se aglutinar e não dividir viva o PALMEIRAS e sua família torcedora fantástica (MV) a união faz a nossa força ontem hoje e sempre abraços

  • AlexTala

    É incrível como os chamados “novos” na política do clube são facilmente aliciados com a oferta de algumas migalhas. O Sr. Tarso Gouveia exemplifica isso, outrora opositor hoje candidato e apoiado pelos aliciadores, uma vergonha, uma pena. Este senhor foi um dos que esvaziou o quorum da votação do processo administrativo contra o Tironi.

  • Alexandre Ferreira

    1° gol dos bambis estava 2 m 13 cm impedido.
    3° gol dos bambis o Luiz Araújo fez com o braço.
    Vão excluir o bandeira e o Sr° Luiz Flávio De Oliveira do campeonato?
    Essa semana gambás e bambis beneficiados pela arbitragem.

    • Paulo Fontes

      Cara, o que esse comentário tem a ver com o post?
      Esquece os bambis.

  • Sandro Sgobi

    Foi só Paulo Nobre sair de cena que as ratazanas apareceram para o banquete. A cada novo ato nessa peça de cartas marcadas, fica mais evidente o quanto Nobre foi fundamental para – pelo menos temporariamente – estancar a sangria e governar para o bem do Palmeiras (mesmo com seus erros, diga-se). Hoje dá medo pensar no futuro do Palmeiras.

  • Antonio Frederico

    Paulo Nobre não deixou o Galiotte entrar em cena sem saber disso tudo. Talvez até permita que esses senhores achem que estão no controle. Mas quando ele voltar a ser presidente – e vai voltar, será o golpe de misericórdia para essa corja. Deixa a tia Leila encher os cofres do Palmeiras mais um pouco. Quando ela fazer mimimi e levantar acampamento já teremos outra patrocinadora pra por no lugar.

    • AlexTala

      Mas para isso acontecer precisamos continuar ganhando títulos. O que não é fácil nem comum quando a administração é incompetente e fisiológica.

      • Marcos Ferreira Fuzo

        perfeito Alex, é continuar ganhando títulos, caso não ocorra , o tiro pode sair pela culatra , mesmo com muito dinheiro investido pela dona leila

    • Verdazzo

      isto é o seu desejo. a realidade neste momento aponta para uma direção bem diferente.

      • Antonio Frederico

        Mas você não acha que o Paulo Nobre está quieto demais? Tá certo que ele não está ocupando nenhum cargo no Palmeiras (ou esta?), mas ele corre o risco de ver todo trabalho que fez ir por água abaixo. É o perfil dele não ficar esperneando na imprensa, porém ele está agindo nos bastidores ou ele simplesmente abandonou tudo?

      • Marcos Ferreira Fuzo

        ótima visão Conrado…acredito que dona leila terá todo o poder e certamente vai minar as chances de Paulo nobre voltar a presidência ..é ver para crer

    • Ralf Olbertz

      Cara, tomara que isso seja verdade!!!

  • Depois disso, saberemos se haverão mudanças na diretoria. Espero que não. Vejo o José Apparecido no Twitter, falo as vezes com ele, e vejo, pelo contato que tive, que não haveria opção melhor no momento. Vamos torcer pra ele ganhar.

  • Jean Caires

    Amigos, não consigo entender o tanto que essa escoria fudeu o Palmeiras, esses infelizes ainda tem tanto poder em mãos, demoramos tanto tempo para sair do buraco e voltar ao nosso devido lugar, agora parece que temos o futuro obscuro pela frente novamente.
    Só por Deus!

  • Ralf Olbertz

    O que aconteceu é que infelizmente MG não tem poder para se impor, nem financeiro (como tinha o PN) nem político.

    Essa Senhora, com o único intuito de se auto promover faz a aliança mais espúria que poderia..

    Se ela realmente quisesse o bem do Palmeiras, poderia ter esperado a próxima eleição, buscado aliança com um grupo com menos expressão, mas que realmente quisesse o bem do Palmeiras! Sua votação expressiva levaria pessoas de bem ao CD e ela, assim como aconteceu com o PN, viraria ídolo de todo Palmeirense de bem!

    Mas infelizmente fica comprovado que a intenção dessa Senhora é tão somente aparecer e ter poder, deixando o que realmente importa de lado!

    • Paulo Fontes

      Que fique claro, Paulo Nobre não chega nem perto de ser considerado ídolo para mim. Fale por você.

      • Ralf Olbertz

        Ok, anotei aqui, o Paulo Fontes não é fã do Paulo Nobre! hehe

        Relaxa amigo, só uma força de expressão!

        Muita gente gosta do que ele fez pelo clube, mas sei que tem gente que acha os erros dele maiores do que os acertos.. Normal!

        Abçs

        • Paulo Fontes

          Também não foi isso que eu quis dizer, você que está tirando suas próprias conclusões, mas enfim, não quero dar pano pra manga.
          Quanto ao meu nome, apenas uma triste coincidência.

  • Wagner Cesar

    Deus! Náusea descreve meu sentimento enquanto lia esse texto

  • Marco

    É hora de união de todas as correntes pelo Palmeiras, mimimi politico nesse momento histórico não é bem visto por ninguém além dos ants que esfregam as mãos pelos resultados com certeza maléficos de Tais disputas . A União é a glória de nossa imensurável família PALMEIREMSE

  • Palmeiras 4 ever

    O conselho deliberativo da SEP é uma vergonha. Os três candidatos à presidência do conselho são totalmente inaptos ao exercício desta importante missão, assim como os três candidatos à vice presidência.
    A esperança de mudança deste cenário era a tão desejada reforma estatutária mas os digníssimos conselheiros da comissão sentaram sobre a mesma…
    O conselho deliberativo da SEP é um verdadeiro circo de horrores.

  • Henrique

    O interesse me parece muito mais em se promover do que realmente fazer uma boa gestão. Nós mais que ninguém sabemos que grandes injeções de dinheiro sem gestão adequada não funciona a longo prazo.

    Mustafá é pequeno e faz a anos do Palmeiras seu casino, Situação preocupante!

    • Marco

      Hora de união por novas glórias e menos mimimis e chororos se suas idéias e ideais não foram vitoriosos agora trabalhe muito pois o futuro está logo ali somos família temos nossos dramas mas continuamos família

      Em 7 de mar de 2017 09:07, “Disqus” escreveu:

      • Henrique

        Sem duvidas Marco, torço para que caso Leila seja presidente seja a melhor gestão que já tivemos, que o time seja vencedor, e o mais importante, que as próximas gestões continuem de forma vencedora assim como Paulo Nobre e Galiotte.